Você já sabe qual é a importância de olhar os dados e aplicá-los no negócio? Provavelmente, sua empresa toma decisões baseadas em informações, então, por que com o Marketing Digital seria diferente? O modelo de Marketing de Performance veio para valorizar ainda mais a importância dos dados na tomada de decisões e na avaliação de resultados. É assim que uma marca profissional sabe onde investir seu dinheiro e qual retorno tem a partir disso.
Mas hoje em dia ouvimos falar sobre dados em todo lugar. Mas o que isso realmente quer dizer? Quando criamos estratégias e campanhas de Marketing Digital, seja em tráfego pago ou orgânico, é necessário mensurar determinados indicadores. É assim que respondemos aquela pergunta clássica “como eu sei que o marketing digital está dando certo?”.
Por isso, o texto de hoje é para mostrar quais são esses “indicadores-chave de desempenho”, mais conhecidos como KPIs. A Agência responsável pela estratégia de Marketing Digital da sua marca deve avaliar esses indicadores. Mas já pensou você mesmo ter a opção de analisar e acompanhar os resultados do seu investimento? Como uma Agência de Marketing de Performance, a WMorais entende a importância dos dados e da transparência dos seus resultados. Por isso, nossos clientes têm acesso livre a essa mensuração. Então, nada mais justo do que explicar como você deve fazer isso de uma forma totalmente prática, fugindo da teoria.
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O que são KPIs?
Quais KPIs olhar para saber se uma estratégia de Marketing de Performance está dando certo?
1 – Meta
2 – Público
3 – Custo por Clique, Clique e Taxa de conversão
4 – Custo por Conversão
5 – Funil de Vendas
6 – ROI
O que são KPIs?
Se você já deu uma olhada sobre dados e como mensurar os resultados de campanhas de Marketing Digital, com certeza já se deparou com a sigla KPI. Em português, ela significa Indicador-chave de Desempenho. Na prática, são ferramentas para medir o desempenho e o sucesso de uma campanha ou de qualquer estratégia ou processo. Nesse caso, o foco é como esse processo teve esse resultado? Com essa resposta, é possível repetir a receita e obter cada vez melhores resultados.
Mas não se engane. “Receita” não significa que uma estratégia serve para todas as marcas. É necessário entender o contexto de cada empresa e seu público, fazer testes, mensurar os resultados por, pelo menos, 90 dias e aí sim entender qual “receita” é ideal para essa empresa especificamente.
Quais KPIs olhar para saber se uma estratégia de Marketing de Performance está dando certo?
Agora que você entendeu o que são KPIs e por que deve dar atenção a eles, vamos entender quais ferramentas a WMorais usa para mensurar o sucesso de uma campanha.
1 – Meta
Antes de mais nada, tenha em mente qual o seu objetivo da campanha de Marketing Digital que será desenvolvida. É a meta que norteia a seleção e a análise dos indicadores mais interessantes para cada caso.
Aí você pode responder “o objetivo é vender”. De fato, mas “vender” pode passar por diversas etapas ou mesmo ter diferentes significados. O que significa que esse objetivo precisa ser destrinchado em pequenas metas.
Por exemplo, dá para objetivar acessos em um site para movimentá-lo e vender anúncios ou mesmo objetivar contatos por WhatsApp, ligações ou formulários, visitas ao estabelecimento, entre outros.
Além disso, o objetivo da campanha nem sempre é o objetivo da sua marca. Você tem um objetivo claro: faturar mais! Mas uma campanha de Marketing Digital vai até onde dá no mundo virtual. Ou seja, se você tem um e-commerce com tags instaladas, conseguimos seguir o usuário desde o primeiro contato com a marca até a compra, mas se a compra é feita fora do ambiente virtual, a conversão é levar esse usuário até a loja, até um formulário de contato, até uma ligação… A ferramenta não conseguirá rastrear além disso.
2 – Público
É possível segmentar o público da marca configurando as ferramentas para um determinado público. Como também é possível deixar as ferramentas testarem os anúncios com diferentes públicos para, então, definirem qual é o público que mais dá resultado de acordo com a meta estabelecida. As metas podem ser: conversões, visitas em uma loja, mensagens, tráfego em um site, entre outras.
Observar a faixa etária, local onde mora, faixa de renda, gênero e com esses dados comparar os resultados de diferentes públicos ajuda a entender dois pontos importantes. O primeiro é avaliar se a persona que o cliente imaginava é de fato seu público. Em segundo lugar, pode mostrar que há mais de um modelo de persona. Isso também norteia a comunicação da marca e, claro, a criação de ações comerciais.
Diante de tantas possibilidades (pense quantas combinações de público são possíveis com essas características!) é necessário contar com especialistas que entendam tanto de Marketing quanto das ferramentas digitais que estão usando. Por isso, a WMorais conta com um time de especialistas para extrair o máximo desses dados e do algoritmo.
3 – Custo por Clique, Clique e Taxa de conversão
Algo importante que você precisa saber é que independentemente de atingir ou não os objetivos da campanha, as ferramentas cobram por cliques no anúncio.
Então, você precisa saber quantos cliques a campanha recebeu, quanto pagou por cada clique e a cada quantos cliques, em média, acontece uma conversão. Consequentemente, você também saberá o custo por conversão.
Esse é um ponto muito importante e que você precisa ter claro. É uma dúvida muito comum entre nossos clientes, que pensam que a ferramenta é comprometida com a conversão dele. Mas não é! Ela é comprometida com os cliques, a conversão é uma consequência.
Viu como é importante contar com uma Agência de Performance? Esse formato acaba tornando empresa e cliente parceiros nessa jornada. Afinal, ambos ganharão de acordo com o resultado.
A WMorais se preocupa em explicar para todos os clientes como funcionam os “bastidores”. Isso vai além de entregar o serviço contratado, pois mostramos como esse universo funciona. O time WMorais inclui o cliente de todas as ações, educando-o durante o processo e dando maior segurança em suas ações.
E isso nos leva para o próximo tópico: o famoso custo por conversão.
4 – Custo por Conversão
Primeiro, você precisa saber que “conversão” é aquilo que a ferramenta determina como conversão. Por exemplo, se temos uma campanha para vendas no e-commerce, a conversão pode ser uma compra. Se temos uma campanha para o preenchimento de um formulário de contato, ou contato via WhatsApp, por exemplo, a conversão é o contato. Dependendo de cada caso, podemos criar até mais uma etapa no funil de vendas, o que veremos no próximo tópico.
Por isso, entenda que cada caso tem que ser analisado individualmente. Não existe custo por conversão ideal. O ideal é sempre pagar o mínimo possível, mas quanto é o mínimo possível depende do segmento, do público, dos seus concorrentes, da qualidade dos anúncios, da página de destino e da qualidade do site da marca.
E aí chegamos a outro ponto delicado: a importância de ter um projeto bem estruturado, com estratégias de web design e práticas UX. Por isso, a WMorais analisa o projeto de cada cliente para identificar possíveis melhorias.
Confira exemplos práticos:
- E-commerce com ticket médio de R$50, mas o custo do produto é R$20 e o custo de conversão é R$30. É simples: a conta não vai fechar! Mas se o ticket médio fosse R$5.000, faria total sentido e fecharia bem. Então, tão bom quanto ter um número de referência, é entender se esses números fazem sentido para o seu negócio.
- Outro exemplo, uma campanha que rendeu 500 contatos no WhatsApp ao custo de R$1 por contato, mas a conversão da equipe de vendas é 1%. Ou seja, a conversão real foi de apenas 5 pessoas e o custo por conversão foi R$100 reais, não R$1.
5 – Funil de Vendas
Algo que toda marca deveria ter clara é por quais etapas seu cliente passa até fechar uma compra. Então, entender qual é a performance em cada uma dessas etapas.
Por exemplo, uma campanha que leva muitos usuários para um e-commerce, mas ao chegar poucas pessoas compram. As perguntas que ficam são: onde está o problema? Onde precisamos atuar? Aumentar o crédito, por exemplo, não irá resolver o problema, só aumentará o prejuízo, pois o problema não está na campanha em si, mas sim no e-commerce. E nesse caso, há diversas possibilidades.
Ou seja, sem conhecer as etapas de venda e avaliar cada uma delas, é impossível identificar qual etapa do processo está travando as conversões. Então, também não dá para investir tempo e recursos no lugar certo.
Nesse ponto, a WMorais se destaca. Nossos especialistas possuem know-how em diversos segmentos e podem facilmente orientar o cliente nos pontos de melhoria, sejam eles digitais ou até mesmo estruturais, dentro da empresa e da sua equipe.
6 – ROI
O ROI também é uma sigla bastante conhecida quando o assunto é resultado. ROI significa Retorno por Investimento. Ou seja, assim como comprar ações, títulos, imóveis, o marketing também é um investimento. Então, nada mais justo do que esperar um retorno desse investimento! Afinal, todo mundo investe para ganhar dinheiro, não para perder, né?
Por isso, sem saber qual é o retorno do investimento, como saber se vale a pena colocar esse dinheiro lá? Como decidir quanto investir para otimizar os resultados ou mesmo para atingir o resultado desejado? E se você ainda tinha dúvidas sobre a importância de medir esses resultados, o indicado ROI deixa essa importância inquestionável.
Em um e-commerce é mais fácil fazer essa mensuração, pois o processo todo está dentro dos domínios das ferramentas graças às tags instaladas no site. Mas se sairmos desse ambiente e vamos para contatos no WhatsApp, visitas em lojas, ligações, entre outros?
Existem ferramentas (o omnichannel, por exemplo) que ajudam a centralizar esses atendimentos em um único local e rastrear de onde eles estão vindo. Não é uma tarefa fácil, em muitos casos não existem alternativas além de perguntar para o cliente de onde ele veio, anotar essa informação em uma planilha e ter esses dados documentados, mesmo que por meio manual e não automatizado. Mas não tem como ignorar a necessidade de ter essas informações. Sem elas, ficamos cegos em relação a quanto está valendo a pena. É como caminhar num local desconhecido sem uma bússola.
Conheça a Metodologia WMorais para mensurar resultados
A WMorais é uma Agência de Performance, ou seja, com a gente você sabe exatamente o resultado do seu investimento e paga de acordo com isso.
Para que tudo fique ainda mais claro e acessível, disponibilizamos aqui no site a “Área do Cliente”, onde nossos clientes têm acesso a todos esses dados importantes direto na palma da mão ou com alguns cliques no computador. Você pode acompanhar o desenvolvimento das campanhas quando quiser, conferir resultados anteriores e ainda ter acesso a vídeos explicativos sobre o que significa cada métrica.
Além disso, temos reuniões mensais para avaliar com cada um dos nossos clientes os resultados da campanha. Isso é, entender os acertos e os aspectos que ainda podem ser melhorados. É mensurando e entendendo os dados que nossa equipe cria as estratégias seguintes.
Para saber como o Marketing de Performance pode funcionar na sua empresa, ligue para (13) 98132-5919, mande uma mensagem no WhatsApp ou, se preferir, aqui mesmo no site.
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