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30 de outubro de 2020

Vamos às compras? Agora é só dar um clique

Tempo de leitura: 10 minutos

Vamos às compras? Agora é só dar um clique

É aquele discurso já conhecido: a pandemia da Covid-19, que começou a mudar a vida dos brasileiros em março de 2020, trouxe novos hábitos até então inimagináveis para muitas pessoas. Entre tantas novidades que chegaram à rotina, uma delas é o aumento expressivo da compra pela internet e outras transações financeiras online, como pagamento de boletos e transferências bancárias. “Tá. Mas e daí?”. E daí que, se você tem uma empresa que oferece serviços e/ou produtos, a otimização para buscadores e até anunciar no Google ficou ainda mais importante… Indispensável, na verdade.

Segundo informações do próprio Google, a migração do consumo brasileiro para o meio digital aumentou em semanas o que, sem a pandemia, teria levado décadas. E como está o SEO (otimização de sites) do site da sua empresa? Seus clientes conseguem achar sua marca no Google, seja buscando pelo nome ou pelo serviço/produto que você oferece? Não apenas o posicionamento SEO importa. Para conquistar resultados a curto prazo, anunciar no Google é uma excelente opção para ser visto e clicado.

Acompanhe o texto e vem entender mais sobre todas essas mudanças e quais passos sua empresa precisa dar para não ficar para trás.

 

Clique e vá direto ao tópico:

Mais gente buscando, mais compras online
E como o e-commerce ficou no meio dessas mudanças?
Como as empresas reagiram ao fechamento do espaço físico
1 – A vez do marketplace
2 – No mundo offline, mas no online também
3 – O buscador Google intermediando novas compras online
Como você pode melhorar as estratégias digitais da sua marca?

 

Mais gente buscando, mais compras online

A busca no Google aumentou em diversos assuntos, entre eles, muitas pessoas descobrindo como substituir atividades cotidianas presenciais pelo meio digital. “Aniversário na internet”, “terapia online” e “missa pela internet” foram as três pesquisas mais realizadas dentro desse tema. É através do online que as pessoas encontram um caminho para diminuir os efeitos do distanciamento físico necessário.

Além dessas buscas, a compra em diversos setores se tornou digital em apenas 6 meses. Entre os principais interesses na pesquisa, produtos e serviços relacionados à casa ganharam destaque.

E não apenas as compras, mas outras diferentes transações financeiras por meios digitais também cresceram durante a pandemia.

 

E como o e-commerce ficou no meio dessas mudanças?

A “descoberta” da carteira digital, ou seja, da conta digital e suas transações, impulsionou o consumo digital também. No Brasil, o e-commerce teve o dobro de faturamento e, ainda, um crescimento no número de novos consumidores digitais.

Aparentemente, a pandemia deu a oportunidade de as pessoas descobrirem que é possível comprar tudo, ou quase tudo, pela internet. E aí, de novo, isso também aumentou as buscas no Google referente a produtos e serviços. “Perfumaria online”, Lojas de bebê online” e Renault delivery” foram os três termos com maior destaque nesse aumento.

Que o e-commerce saiu ganhando no meio de tanta mudança, é fato. A pergunta é: sua empresa estava prepara para as vendas online? E, se não estava, você já correu atrás desse prejuízo e começou a investir na criação de e-commerce, otimização para buscadores e anúncios no Google? Essas são algumas das opções para as empresas que querem ganhar seu espaço no mundo digital.

Confira quais foram as medidas mais tomadas por gestores durante a pandemia para permanecerem presentes e disponíveis para seus clientes.

 

Como as empresas reagiram ao fechamento do espaço físico

Os varejistas, principalmente os de pequenos negócios, perderam muito com a pandemia. Muitas lojas e até franquias fecharam por não conseguirem aguentar os meses no deserto.

Por outro lado, muitos varejistas tiveram jogo de cintura e conseguiram equilibrar as finanças com as lojas virtuais da marca. Com o fechamento total e, posteriormente, com o funcionamento em horário reduzido, as compras digitais deram um ponta pé na maioria das indústrias, apenas aplicativos de transporte, como Uber e 99 POP, setor de automóveis e viagens ficaram para trás.

Olha só os dados levantados pela Similar Web em junho de 2020 que mostra quais as categorias mais cresceram no mundo digital:

  • E-commerce marketplace online/offline;
  • E-commerce casa e jardim;
  • E-commerce indústria de eletrodomésticos;
  • Varejo alimentar / supermercadistas;
  • E-commerce marketplace online;
  • Aplicativos de delivery;
  • E-commerce de beleza;
  • E-commerce de moda;
  • E-commerce indústria de tecnologia;
  • Educação;
  • E-commerce de esportes.

 

1 – A vez do marketplace

Um meio já bastante utilizado é o marketplace, a novidade — além do crescimento expressivo —, foram que novos segmentos que aderiram ao modelo: lojas de roupas e calçados, restaurantes e lojas de bebidas começaram a oferecer seus produtos. Em março, o primeiro mês de isolamento físico, quando tudo foi fechado, a Abcomm (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico) registrou 107 mil novos estabelecimentos no ambiente online.

Além disso, grandes lojas abriram espaço para pequenos e médios varejistas. Esse é o caso da Americanas, Mercado livre, Dafiti e Magazine Luíza. Inclusive, essa última adiantou o lançamento que estava previsto para o futuro: o Parceiro Magalu. Após a estreia do projeto, em duas semanas 20 mil novos parceiros estavam utilizando a plataforma.

 

2 – No mundo offline, mas no online também

Muitas marcas que tinham foco nas lojas físicas aproveitaram o momento para investir nas vendas digitais e se saíram bem nessa. Esse tipo de varejo teve o crescimento de 63%. Já o e-commerce de marcas exclusivamente digitais tiveram crescimento de 39%.

No entanto, conseguimos ver a importância de acompanhar as tendências observando a Riachuelo. A aposta nas vendas digitais teve início ainda em 2019 através do aplicativo e outros canais online, ou seja, já estava preparada quando a necessidade chutou a porta de todo mundo. Outra boa sacada da marca foi investir em anúncios com objetos de alta procura no momento: pijamas, pantufas e itens de decoração.

No buscador do Google, a Riachuelo foi a mais pesquisada em abril no setor de moda. Com isso, seu e-commerce teve um tráfego aumentado em 247%, vendas 124% maior — e a previsão de vendas para 2020 foi quintuplicada.

Uma das mudanças feitas pela Riachuelo que é importante mencionar também foi a implementação da estratégia Omnichannel, que incluiu pontos de retirada dos produtos em todas suas lojas e drive-thru em 156 pontos.

 

3 – O buscador Google intermediando novas compras online

Aqueles que estavam resistentes a ceder às compras online tiveram que ceder durante a pandemia — ou viram uma oportunidade de experimentar o formato.

Para quem nunca comprou, é comum buscar o produto + “como comprar online”. Com isso, foi observado a busca por diversos bens de consumo. No “Parceiro Magalu”, que citamos anteriormente, a categoria “mercado” teve grande adesão entre parceiros e clientes.

 

Como você pode melhorar as estratégias digitais da sua marca?

A pesquisa do Google é uma poderosa ferramenta tanto para usuários quanto para empresas. Por isso, investir na otimização para buscadores e até em anúncios pagos no Google é uma ótima forma de expor sua marca para pessoas já interessadas no seu produto ou serviço.

É possível agregar valor à sua marca oferecendo conteúdos interessantes para os usuários do seu site, seja através de vídeos no YouTube ou de textos no blog como este.

Esses investimentos têm valor não apenas devido à pandemia atual, mas é um trabalho que permanece relevante e rentável em qualquer época, a marca tende a crescer cada vez mais no meio digital e sua relevância chega ao mundo offline também.

Para saber qual a melhor estratégia para sua empresa, conte com uma consultoria digital.

 

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