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14 de maio de 2021

A sua empresa está preparada para uma relação ganha x ganha com uma agência de performance de marketing digital?

Tempo de leitura: 10 minutos

A sua empresa está preparada para uma relação ganha x ganha com uma agência de performance de marketing digital?

Você já ouviu falar em Agência de Marketing de Performance? Esse modelo de trabalho vem ganhando cada vez mais adeptos e se destacando no mundo do marketing digital. O Marketing de Performance tem como meta o fim de funil, que pode ser um lead ou uma venda, depende de cada marca. Esse método é muito mais focado no resultado, em ir direto ao ponto.

Uma Agência de Marketing de Performance tem como base a cobrança de taxa de acordo com o desempenho final em relação à meta que foi estabelecida no início. Ou seja, é uma relação “ganha-ganha”. O princípio do Marketing de Performance é se basear em dados para avaliar o resultado e tomar decisões, criando relatórios e analisando números. Devido a esse método, é possível traçar metas claras e focar em resultados concretos. 

Quer saber como funciona uma Agência de Marketing de Performance? Confira o texto e fique por dentro do método e das duas vantagens.

 

Se preferir, clique direto no tópico:
O que é Marketing de Performance?
Como escolher uma Agência de Marketing de Performance?
Quais as vantagens do Marketing de Performance?
Como os resultados são mensurados?

 

O que é Marketing de Performance?

O Marketing de Performance tem como princípio criar estratégias focadas em resultados mensuráveis, o que pode significar: geração de vendas, Leads qualificados, tráfego, entre outros.

O Marketing de Performance é uma ramificação do Marketing Digital. As ações desenvolvidas pela Agência são pagas de acordo com o desempenho da estratégia ou mediante o resultado desejado. A meta é específica e estabelecida antes de iniciar as ações.

As metas variam de acordo com a marca, o modelo de negócio, entre outros. Mas as estratégias só valem para mídias em que se pode mensurar os resultados da ação. Assim, é possível acompanhar minuciosamente o retorno sobre o investimento de cada ação feita.

O Marketing Digital é o principal meio de se fazer o marketing de performance, isso porque estratégias online são muito mais fáceis de mensurar, sendo possível observar seu sucesso e é exatamente isso que diferencia o marketing de performance de outras metodologias.

Quem contrata esse serviço garante maior segurança, já que paga pelas ações bem sucedidas da Agência. Desse jeito, não dá para a marca sair com prejuízo! 

Com esse modelo, as marcas acompanham em tempo real o ROI de cada campanha. Enquanto a Agência de Resultados responsável, pode determinar exatamente o valor de um novo cliente e seu ticket médio. Ou seja, são dados claros para os dois lados, uma vez que as agências podem trabalhar melhor baseadas em números, e as marcas sabem exatamente pelo que estão pagando.

 

Como escolher uma Agência de Marketing de Performance?

É primordial que a Agência escolhida esteja comprometida com os resultados, de forma que a taxa cobrada seja de acordo com os resultados obtidos. Esse método fortalece o comprometimento da Agência com a sua marca. Afinal, ela só ganha se você ganhar também. Esse é o princípio da Agência de Marketing de Performance, também conhecida como Agência de Resultados e Agência Digital de Performance. Só pelas nomeações, você já consegue perceber que os resultados e uma estratégia bem-sucedida é o propulsor desse tipo de agência.

Para quem contrata, esse é um formato muito vantajoso, uma vez que você só renova o contrato e/ou faz o pagamento de acordo com os resultados que a Agência entregar. Ou seja, você não corre risco de pagar caro por um resultado que não recebeu. 

Por exemplo, se a meta eram 10 leads por semana a partir de anúncios no Google, mas a Agência só entregou 8, você paga apenas por esses 8. 

 

Quais as vantagens do Marketing de Performance?

Que o Marketing Digital é indispensável para empresas atualmente, todo mundo já sabe. Mesmo assim, é importante saber que não existe receita pronta para aderir às estratégias de Marketing Digital. Como dissemos anteriormente, O Marketing de Performance é uma das opções e, agora que você entendeu como esse método funciona, fique por dentro das vantagens. 

Podemos colocar como principal vantagem o foco do Marketing de Performance, que é justamente simplificar o modo de obter resultados. Com técnicas que priorizam resultados reais e mensuráveis, o método se diferencia de outros que buscam outras metas, como a presença digital, associada ao marketing de conteúdo, ou branding, omnichannel, entre outros. 

Ou seja, uma Agência Digital de Performance consegue focar em uma única meta: vender/converter leads qualificados.

Além disso, o fato de os resultados serem totalmente mensuráveis é uma garantia para você, que contrata o serviço. Isso é graças à tecnologia e às plataformas que perceberam a necessidade e a importância de registrar todos os dados. Assim, a Agência também tem muito mais facilidade na hora de apresentar os resultados, apontam erros e acertos e traçar novas estratégias. 

Mas, claro, o marketing de performance não inibe a utilização de outras estratégias, como o próprio marketing de conteúdo que citamos, otimização de sites, mídias sociais, e-mail marketing, entre outras. 

Além disso, outros pontos merecem ser destacados como vantagem:

  • Criação de relatórios para acompanhamento de resultados em tempo real, podendo sempre melhorar pontos fracos;
  • A marca determina a meta e o custo de cada ação realizada em favor dela, seja clique no anúncio, visita no site, contato, preenchimento de formulário, entre outras;
  • Mensurar resultados, além de melhorar as estratégias, também é uma forma de otimizar o investimento, o que significa a opção mais econômica do orçamento de marketing.

 

Como os resultados são mensurados?

Nesse ponto, você já sabe como funciona e por que escolher pelo Marketing de Performance. Agora, entenda como é possível mensurar tão detalhadamente o desenvolvimento das estratégias. Dessa forma, você entende de uma vez por todas como é fácil saber pelo que você está pagando.

No entanto, as métricas, indicadores e precificação relacionados à performance vão variar de acordo com a meta estabelecida e a estratégia escolhida pela Agência de Resultados e pela marca. A seguir, vamos listar os principais modelos de mensuração:

 

  • CPL –  Custo por Lead

Nesse método, o custo é contado a cada vez que um usuário acessa o site ou preenche o formulário por meio de determinada estratégia, como um anúncio. Nesse caso, o mais importante para a marca é adquirir os dados desse usuário.

 

  • CPC – Custo por clique

Aqui, o custo é medido cada vez que houver um clique em determinado anúncio. É bastante comum nas mídias sociais, em que é possível segmentar o público de forma bastante específica, atingindo diretamente o público-alvo. Nesse caso, não importa qual ação o usuário tome depois do clique, seja preencher algum formulário, realizar uma compra ou simplesmente sair do site.

 

  • CPM – Custo por Milhar

O menos conhecido dos três, o custo por milhar foca na exposição da marca ou de algum produto específico. Um ponto positivo é que custa menos, pois exige pouco do público-alvo. Por outro lado, a qualidade do público impactado é inferior, já que a única coisa que aconteceu foi ele ver a marca ou produto. É como passar por um outdoor, mas com a vantagem de ser possível mensurar quantas pessoas de fato viram. Nesse caso, o público não interagiu de nenhuma forma. 

 

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Já parou para pensar que uma agência que está “amarrada”, ou seja, comprometida com a meta da sua marca é o ideal? Por isso, a agência de resultados é uma opção tão vantajosa.

Considerando o contrato firmado entre agência e marca, essa é uma opção muito interessante, que deve ser avaliada. Isso porque você pode ou não renovar o contrato, pagar mais ou menos, tudo de acordo à performance da agência e aos resultados entregues.

Quer entender como o Marketing de Performance pode funcionar para você? Entre em contato:

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