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14 de agosto de 2020

Sua marca na primeira página do Google! Saiba como

Tempo de leitura: 10 minutos

Sua marca na primeira página do Google! Saiba como

Toda marca tem potencial para estar na primeira página do Google com termos relacionados ao seu segmento, produtos ou serviços. Se o site da sua marca não está lá é porque existem pontos fracos que ninguém está trabalhando para melhorar. A auditoria SEO é utilizada como uma ferramenta para diagnosticar as falhas que impedem sua marca de estar na primeira página do Google. A partir dessa auditoria, é possível traçar um plano de ação que trará as melhorias necessárias, sempre se adaptando às novas regras do algoritmo.

Para quem já tem seu site, a auditoria SEO é indispensável. Com ela é fácil diagnosticar os problemas que existem no site da sua empresa e as atualizações que precisam ser feitas. Hoje em dia, a auditoria SEO deve ir além de fatores técnicos. É necessário também avaliar a experiência do usuário, analisando a navegação do site, o engajamento de conteúdo, suas lacunas e os fatores que o convertem. No entanto, ainda há muitas empresas que fazem apenas a auditoria técnica — eficiente, mas incompleta. É necessário que a auditoria SEO entenda o consumidor, sua jornada de compra e os fatores que o atrapalharam no caminho.

Inclusive, a experiência do usuário é um dos principais fatores de ranqueamento. O ÚLTIMO UPDATE é o Google Page Experience: um conjunto e sinais que medem como os usuários percebem a experiência do usuário ao interagir com uma página da web, indo além do valor puro das informações e qualidade do conteúdo.

O algoritmo do Google muda o tempo todo, faz mudanças diárias e anuais, algumas menos e outras mais drásticas, sendo o “Google Page Experience a mudança mais recente”. Por isso, é importante estar antenado para acompanhar essas mudanças e, principalmente, colocá-las em prática! Aparecer na primeira página do Google não é tarefa fácil, exige conhecimento, experiência e trabalho constante. Apenas uma auditoria SEO é possível checar se seu site está acompanhando as mudanças do algoritmo Google e,então, implementá-las para que o site conquiste o posicionamento SEO.

No texto de hoje, explicamos por que seu site precisa de uma auditoria SEO. Separamos cinco razões que vão além da auditoria técnica, mostrando a necessidade de uma otimização para buscadores que entenda também as necessidades do usuário do seu site, que são seus possíveis clientes, e falaremos sobre atualização mais recente do Google: a Page Experience que tem tudo a ver com entender as necessidade do usuário. Confira!

Índice:

1 – Atualizações constantes do algoritmo do Google
2 – Identificação de novas oportunidades de conversão no projeto
3 – Estudo de concorrência online
4 – Análise de código fonte
5 – Identificação de parcerias digitais (links parceiros).

1 – Atualizações constantes do algoritmo do Google

O algoritmo é o responsável por entender o que o usuário pesquisa dentro do buscador Google e trazer os resultados mais relevantes para resolver o que pode ser uma dúvida ou uma necessidade. Ele faz essa seleção baseado nos termos que o usuário escolheu para pesquisar e na qualidade do projeto, ou seja, aspectos técnicos que facilitem a usabilidade dos visitantes.

Para sempre melhorar os resultados que entrega na primeira página, o Google atualiza seu algoritmo com frequência, às vezes, fazendo mudanças drásticas que levam sites a perderem sua classificação e receberem penalidades, e outros, a aumentarem seu tráfego orgânico. Essa política de mudanças mostra o comprometimento que o buscador tem com o usuário.

Todos os dias o algoritmo do Google passa por pequenas mudanças para melhorar sua função de entregar os melhores resultados para os usuários. Além dessas, também existem as mudanças realizadas a cada ano no algoritmo principal, que acabam sendo mais drásticas e podem exigir uma nova estratégia de otimização para buscadores para alcançar o posicionamento SEO na primeira página do Google.

Por isso, é importante estar sempre por dentro dessas alterações no algoritmo Google. Essa prática torna possível atualizar seu site de acordo com tais alterações, evitando penalidades e quedas no posicionamento.

As mudanças são frequentes, às vezes, menores, focando em trazer resultados mais relevantes. Outras, mudam os requisitos de rankeamento. Confira algumas das mudanças mais importantes nos últimos anos:

  • SPAM de Termos;
  • Sem anúncios;
  • Penalização para black hat;
  • Valorização do Contexto;
  • HTTPS SSL;
  • Mobile Friendly + interpretação por completo;
  • Conteúdos exclusivos e densos;
  • Medical Update;
  • Resultados Diversificados;
  • Novos formatos de resultados;
  • Google Page Experience (a partir de 2021)

1.1 Nova atualização Google Page Experience

A mudança mais recente no core do algoritmo Google começará a valer a partir de 2021, mas as adaptações nas estratégias e aplicações considerando essas mudanças devem ser iniciadas desde já.

A nova mudança ganhou o nome de Google Page Experience e começará a levar ainda mais em consideração a experiencia do usuário, avaliando tempo de carregamento e segurança da página, por exemplo. Essa mudança exige estratégias para aparecer na primeira página do Google que vão além das já conhecidas palavras-chave da otimização para motores de busca. É necessário trabalhar em conjunto com a parte técnica desde a criação de site.

Os principais aspectos a serem considerados são:

  • Tempo de carregamento da página abaixo de 2,5 segundos. Isso significa que pelo menos o maior conteúdo da página deve ser carregado nesse tempo, podendo ser uma imagem ou texto.
  • Tempo de resposta da página. Quando tempo a página leva para responder uma ação do usuário? O tempo deve ser abaixo de 100 milissegundos.
  • Não possuir itens que saltem na página ou mudem de posição.
  • Uso de protocolos HTTPS, que já é uma determinação antiga do algoritmo Google, mas que passará a ter ainda mais relevância.
  • Não ter anúncios intrusivos na página.

Esses itens corroboram para valorizar sites amigáveis com um sistema inteligente e intuitivo para o usuário. Se antes isso já era levado em conta, com essa nova mudança esses pontos terão muito mais peso.

São diversos sinais que o Google captará para avaliar a experiência que o usuário está tendo ao visitar determinada página. Esses sinais mostrarão, por exemplo, se o usuário teve dificuldade de encontrar alguma informação dentro da página, ou se algum ponto do layout atrapalhou.

Quanto dessas exigências o site da sua empresa atende? A seguir, entenda melhor como funciona as novas métricas do algoritmo Google e veja se consegue identificá-las no site da sua marca.

 

1.2 – Quais as métricas de avaliação do novo algoritmo Google?

São três métricas que compões a mais recente mudança no algoritmo do Google:

  • CLS (Cumulative Layout Shift).
  • LCP (Largest Contentful Paint);
  • FID (First Input Delay);

 

1.2.1 – O que é Cumulative Layout Shift (CLS)?

O CLS analisa a qualidade do layout, considerando sua estabilidade. Ter botões ou informações que se movem na página de maneira desnecessária seria considerado um layout instável e afetaria negativamente a navegação e a avalição da página.

Confira um exemplo compartilhado pelo Google:

 

1.2.2– O que é o Large Contentful Paint (LCP)

O LCP é responsável por avaliar o tempo de carregamento do maior conteúdo da página. Como já comentamos, o tempo deve ser abaixo de 2.5.

 

1.2.3 – O que é First Input Delay (FID)

O FID mede o tempo de resposta da página diante de uma ação do usuário, podendo ser o clique ou a abertura do menu, uma aba etc. O tempo deve ser inferior a 100 milissegundos.

 

2 – Identificação de novas oportunidades de conversão no projeto

Além de acompanhar as atualizações do Google, um especialista SEO também faz sua auditoria  focada no usuário. Isso significa que o profissional analisará o site que a sua empresa possui e identificar oportunidades de aumentar as conversões. O projeto sempre pode ir além do desempenho atual.

São mudanças simples, mas que fazem total diferença a partir do momento que você a faz pensando no usuário. Por exemplo:

  • Explorar novas técnicas de escrita persuasiva
  • Testar o posicionamento de botões de ação
  • Analisar a hierarquia de informações

Nesse ponto a auditoria SEO também avaliará se o site corresponde às novas exigências do Google Page Experience. Aqui, as mudanças no projeto seriam estruturais e não apenas de conteúdo, sempre priorizando a boa experiência do usuário, como determina o algoritmo, mas também como uma forma de aumentar as conversões, levando um usuário a se tornar cliente.

Você conseguiria avaliar essas questões no site da sua empresa? Acesse sua página agora e tente descobrir se ele receberia uma boa avaliação do Google.

 

3 – Estudo de concorrência online

Chegar à primeira página do Google é uma corrida. Isso significa que você possui adversários: os concorrentes da sua empresa. Uma consultoria SEO vai identificar as falhas e os acertos dos seus concorrentes em relação à otimização para buscadores e sempre traçar estratégias melhores que as deles.

Não se engane achando que o seu concorrente não está atualizado e praticando as novas técnicas de otimização SEO, para conquistar a primeira página do Google e obter mais orçamentos.

 

4 – Análise de código fonte

Existem diversos motivos que fazem necessária a análise do código fonte, isso faz parte de uma auditoria SEO. Com código fonte limpo e otimizado, a manutenção do site se torna mais fácil, melhorando também a navegação do usuário e, claro, fazendo a otimização para mecanismos de busca, uma vez que o algoritmo conseguirá identificar o site com mais facilidade.

Nesse ponto, são analisados:

  • Se o código está uniforme e compreensível
  • Se existem práticas ruins de programação
  • Se o projeto está vulnerável

 

5 – Identificação de parcerias digitais (links parceiros).

A estratégia de “links parceiros” (backlinks) é quando outros sites possuem links que encaminham para o seu site. Links parceiros são um tópico de destaque quando o assunto é otimização para mecanismos de busca. Mas sua empresa precisa ter cuidado, pois quando os links parceiros são negativos, vindo de sites com má reputação, acabam prejudicando o site diante do Google, podendo gerar penalidades para o domínio.

Em uma auditoria SEO, os links parceiros são analisados, principalmente se a empresa tem o hábito de comprar links para a sua página.

Além disso, a consultoria SEO fará a identificação de marcas que possuem sites bem avaliados e que podem fazer links parceiros para o seu site.

Como contratar uma auditoria SEO para o seu site?

Não importa o projeto — pode ser uma loja virtual, um hotsite de venda, um portal de notícias, um site institucional —, nós atendemos de forma personalizada não somente fazendo a auditoria, mas sim educando o cliente e ilustrando tudo o que será feito para que ele consiga um melhor posicionamento, aparecendo na primeira página do Google e, consequentemente, conseguindo mais vendas através do posicionamento SEO.

O que você sabe sobre as mudanças do algoritmo Google? Converse com um especialista em SEO e dê o upgrade que seu site precisa e sua marca merece!

Entre em contato com a nossa equipe através  criado telefone (13) 3321-5308, WhatsApp ou se preferir mande uma mensagem.

A WMorais é especialista em SEO, além da otimização SEO para sites, e-commerces e hotsites. Além da criação de sites em Santos e todo o Estado de São Paulo, sempre com a estrutura ideal para seu público-alvo, também redigimos conteúdos para o bom posicionamento do seu site. Não deixe de ver nossos cases de sucesso!


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