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16 de outubro de 2020

Pela primeira vez, mais da metade das buscas no Google resulta em zero cliques

Tempo de leitura: 10 minutos

Pela primeira vez, mais da metade das buscas no Google resulta em zero cliques

 

Você já deve ter percebido ao fazer alguma pesquisa no Google: teve sua resposta sem nem precisar clicar em nada. Pode ter sido a previsão do tempo, a idade de alguém famoso, significado de uma palavra, tradução ou qualquer outra explicação. Esse comportamento é chamado de “zero cliques” e não é novidade, no entanto, vem se tornando cada vez mais comum.

Em 2019 foi notado o primeiro número significativo, quando a Jumpshot revelou que 50,3% das buscas no Google resultavam em zero cliques. Para quem ainda não entendeu a problemática, esse comportamento influencia diretamente o posicionamento SEO do site da sua marca.

Sabendo dessa tendência crescente, o que você deve fazer a respeito da otimização para buscadores para sua marca não sair prejudicada nos resultados do Google? Confira o texto, é exatamente sobre isso que vamos falar!

 

Vá direto ao ponto:

1 – O Google está contra as empresas?
2 – Como é o resultado “zero cliques”?
3 – A otimização para buscadores ainda é importante?
4 – Como potencializar a otimização de sites e superar o zero clique?

 

1 – O Google está contra as empresas?

Antes de saber o que fazer, vamos entender por que o Google tem dificultado cada vez mais os cliques nos resultados. Mas respondendo à pergunta: não, o Google não está contra as empresas.

Veja por outra perspectiva, quando você está no lugar de usuário do Google não é ótimo obter sua resposta de forma rápida, logo na página de resultados? A resposta, obviamente, é sim. Até porque essa facilidade não impede os usuários de clicarem em algum site e se aprofundarem mais no assunto.

E o motivo é justamente esse, o Google “trabalha” para os usuários, eles são o público-alvo do buscador, e não as empresas. Por isso que a as atualizações do algoritmo do Google sempre vão favorecê-los, mesmo que você pense que a tentativa seja prejudicar as empresas e seus sites.

 

2 – Como é o resultado “zero cliques”?

 

Posicionamento Zero

As buscas resultadas em zero cliques já começaram com o que chamamos de “posição zero” — aquele quadrado de informação que aprece no canto esquerdo da tela quando você usa o desktop, ou depois dos anúncios pagos no topo da página quando você usa o mobile. As informações apresentadas ali já podem ser suficientes para o usuário, que vai ignorar completamente os links dos sites.

 

Outra forma de posicionamento zero é o resultado que aparece para esclarecer alguma pergunta. Mas, diferentemente do quadrado que surge no canto da página normalmente com fonte do Wikipédia, esse formato pode vir de qualquer site que o próprio Google julgue relevante.

Os critérios para essa escolha não são claros, mas todos possuem um trecho que respondem exatamente à pergunta pesquisada.

As pessoas também perguntam

A caixa com várias sugestões de perguntas também mostra respostas complementares ao termo pesquisado logo na página de resultados, Apesar de ser necessário um clique para ver a resposta, ele não te tira da página para nenhum outro site.

Respostas sem terminar a busca

Outra forma que o Google encontrou de facilitar — e muito! — as respostas para os usuários é mostrar o resultado nas previsões de pesquisa, enquanto ainda se está digitando. Seja a idade de uma personalidade, uma conta matemática e até a previsão do tempo com base no seu local preciso, se baseando pelo localizador do aparelho.

Também dá para saber a definição das palavras direto nas previsões de busca, sem nem carregar a página de resultados:

3 – A otimização para buscadores ainda é importante?

Depois de entender esse comportamento que não levam os usuários a lugar nenhum, você pode se perguntar se a otimização para motores de busca ainda é importante. E a resposta é que sim, ainda é. Porque, apesar de esse comportamento assustar e diminuir o tráfego nos sites, o objetivo real do SEO para empresas não mudou. São eles: autoridade da marca e leads qualificados.

Ou seja, estar no Google, ter um site otimizado e aparecer nos resultados ainda é importante, mesmo que não seja clicado. Principalmente se o seu concorrente também estiver ranqueado.

Além disso, sabemos que tráfego não é sinônimo de conversão. O comportamento zero cliques acaba qualificando os cliques nos resultados em que seu site ranqueia. Assim como dissemos no início do texto, facilitar as respostas não impede os usuários de clicarem em algum resultado e se aprofundarem no assunto, principalmente quando estamos falando de usuários que realmente estão procurando por algum produto ou serviço e não apenas tirando uma dúvida.

Mais importante que o clique, é a qualidade dele. Que venha, então, de um usuário qualificado, interessado e que valorize o conteúdo entregue.

 

4 – Como potencializar a otimização de sites e superar o zero clique?

A recomendação para se sobressair é o de sempre: um trabalho bem feito. Entregar para os usuários do seu site um conteúdo de qualidade, pensado na otimização para buscadores, assim como um site sob medida, que contemple todas as premissas de conversão. Sendo as principais delas:

  • Hierarquia de informações;
  • Estratégias de marketing;
  • Teste de usabilidade nos dispositivos móveis;
  • Conteúdos que convencem;
  • Carregamento de informações;
  • Site seguro;
  • Estratégia de web design UX;
  • Otimização para buscadores.

Além disso, é importante estar de olho nas atualizações do algoritmo do Google para não ficar para trás, vivendo de estratégias do passado. Se a sua empresa não consegue obter resultados através do seu site, o mais indicado é começar encontrando o problema. Para isso, uma auditoria SEO pode te ajudar a encontrar os pontos falhos dentro da estrutura do seu site, seja técnica ou de usabilidade, e analisar como andam as estratégias de otimização para buscadores.

 

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