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28 de agosto de 2020

Se você não possui um site, é muito simples: você não existe na internet!

Tempo de leitura: 20 minutos

Se você não possui um site, é muito simples: você não existe na internet!

Você já realizou todas as técnicas de marketing digital, mesmo assim ainda não consegue obter os resultados que precisa? As estratégias de prospecção online, de fato, podem trazer grandes resultados para sua marca, são diversos caminhos disponíveis: inbound marketing, WhatsApp marketing, impulsionamento nas mídias sociais, anúncios no Google, entre outros. Mas não basta atrair usuários se a página de destino decepciona. Ou seja, o usuário chega no seu site, e-commerce, página de venda ou blog, mas não encontra as informações que esperava e aí você perde uma oportunidade de venda.

É tão difícil conquistar um lead, você não quer perdê-lo por bobeira, certo? Preste atenção nas métricas de qualidade da sua página de destino.

Ou, ainda pior: você investe toda sua estratégia de marketing em mídias sociais e sequer tem um site para chamar de seu! Um site para onde atrair seus clientes, público-alvo e os usuários com quem você se comunica através das redes sociais.

No marketing digital atrair leads por diversas portas é uma estratégia, é verdade, mas ter um site que reúna todos esses leads é indispensável. É preciso, sim, ter um site, além das mídias sociais, e que ele esteja de acordo com as métricas atuais de conversão. Parando para pensar, é melhor mesmo ter um site, né? E, se você já tem, já pensou no que ele pode melhorar?

Hoje nossa conversa vai além de ter ou não um site, neste texto vamos falar sobre a importância de um site bem estruturado para converter leads. Então, se sua marca não tem um site ou se seu site não traz bons resultados, acompanhe e saiba como mudar isso!

 Navegue por tópicos:

Por que sua marca deve ter um site e não apenas mídias sociais
Vantagens da criação de site para empresas
Como ter um site que converta?
O que não pode faltar no seu site?
1 – Hierarquia de informações
2 – Estratégias de marketing
3 – Teste de usabilidade nos dispositivos móveis
4 – Conteúdos que convencem
5 – Carregamento de informações
6 – Site seguro
7 – Estratégia de web design UX
8 – Otimização para buscadores

 

Por que sua marca deve ter um site e não apenas mídias sociais

Antes de mais nada, vamos falar da importância de ter um site. Porque, com o crescimento das mídias sociais, muitas empresas acabam focando apenas em estratégias nessas mídias e esquecem que o site é a casa online da sua marca — ou seja, indispensável.

A criação de site é item obrigatório para qualquer marca que queira ter destaque no seu segmento e conquiste relevância além das mídias sociais. Em um site criado sob medida para as necessidades da marca, é possível escolher cada detalhe, desde o layout até seu conteúdo.

Apostar nas mídias sociais é ter que jogar com as regras da casa e não com suas regras, além de ficar totalmente dependente da popularidade atual da mídia. Não há problemas em estar presente e usar as mídias para se comunicar e até para levar os usuários para o seu site, onde poderão conhecer a marca de verdade. Visão, missão, o que vende e por quê: estará tudo no site. Se o seu cliente quiser conhecer mais da sua marca, basta pesquisar no Google, encontrar seu site e navegar para encontrar tudo o que precisa e quer saber.

Indo um pouco mais além, com a otimização para buscadores, os usuários vão encontrar seu site não apenas pelo nome, mas também pelo serviço ou produto que você oferece.

Com um site próprio e sob medida você pode ter total autonomia, exatamente como uma casa própria.

 

Vantagens da criação de site para empresas

Sabendo que as mídias não são um lugar seguro para investir toda sua estratégia de marketing, conheça agora as vantagens de ter um site. Afinal, mesmo sem comparar com as mídias, a pergunta de quem ainda não tem um site é: será que o investimento vale a pena? E a resposta é: sim! Olha só alguns motivos:

 

1 – À frente do concorrente

Se seus concorrentes não têm um site, você fica à frente deles. Se eles já têm… O que você está esperando para ter um também?

 

2- Quem não é visto, não é lembrado

Sua empresa tem um excelente produto ou serviço, mas seu público sabe disso? Com um site, fica fácil expor tudo o que a empresa oferece.

 

3 – Manter o contato com seus clientes

No site, você pode pôr um chat, formulário para contato, botão direto para o WhatsApp e manter um blog cheio de informações que manterão seus clientes interessados. São diversos canais para manter contato, sem limites de caracteres nem um algoritmo prejudicial.

 

4 – Ser encontrado no Google!

É fato: se você quer encontrar algo, busca no Google. Com um site bem estruturado e com otimização para buscadores, você pode ser encontrado quando alguém procurar pelo seu serviço ou produto.

 

5 – Site profissional é sinônimo de credibilidade

Tentar saber mais de uma empresa e descobrir que ela não tem um site é decepcionante, não é? Um site passa profissionalismo e credibilidade para os seus clientes.

 

6 – Novos clientes

Não apenas os clientes fiéis vão saber onde te encontrar, mas novos poderão ser conquistados através de um site indexado no Google.

 

7 – Mais vendas

Com as visitas de novos e antigos clientes, seu tráfego aumentará e suas chances de fechar negócio também.

 

Como ter um site que converta?

Agora que você já sabe por que investir na criação de site, saiba que é importante, também, ter um site bem estruturado para atrair e entregar o que os visitantes procuram.

Saber o que é relevante para o público-alvo, clientes fiéis e novos usuários é o que direciona as decisões na hora da criação de site. O que eles precisam saber? O que vai conquistar as pessoas e passar confiança? A resposta para essas perguntas é determinante para uma boa escolha de elementos visuais e informações.

Mas o que significa “ter um site que converta”? Isso quer dizer ter um site que esteja de acordo com as métricas, colocando o usuário como fator determinante, ou seja, é necessário se colocar no lugar dele e desenvolver um projeto que o conduza à compra. Isso pode ser feito ao considerar:

  • hierarquia de informações,
  • contraste de cores,
  • posicionamento de botões de ação (CTA),
  • formulário de contato;
  • criação de conteúdos que fujam do “mais do mesmo”.
  • otimização para buscadores;
  • estratégia de web design.

Esses são pontos simples, mas determinantes para o usuário ter uma boa experiência. Além disso, a estética também conta, afinal, é a primeira impressão. Um site que parece ter vindo de 2005 pode levar o usuário a fechar a janela sem pensar duas vezes.

Por isso, um visual moderno que passe confiança e grandeza, sem abrir mão das tecnologias necessárias (um servidor que suporte os acessos do site, por exemplo) também é fundamental para entregar um projeto completo para o usuário.

 

O que não pode faltar no seu site?

Para simplificar, confira quais são os principais itens de preocupação dentro das páginas de destino (site, e-commerce, página de venda ou blog) visando sempre a conversão e a boa experiência do usuário.

 

1 – Hierarquia de informações

Hierarquia da informação nada mais é do que organizar um site apresentando as informações por ordem de importância. Qual é a dor principal do cliente? A solução para isso pode ser a primeira informação que o usuário verá no site.

Por outro lado, a forma como você passa as informações também é importante. Ou seja, criar uma persona para identificar os seus clientes traz a possibilidade de oferecer conteúdo personalizados que, além de uma informação assertiva, também será dita da maneira ideal. Isso vai ao encontro de como a marca se comunica; mantém um tom neutro ou se mostra mais íntima do usuário?

Sobre o que deve ser informado, podemos trilhar quais são as informações fundamentais para o fechamento de negócio ou compra de produto. Preço? Entrega? Modo de fazer? Componentes? Entre outros. Quando falamos sobre a criação de sites profissionais, não consideramos apenas os pontos técnicos, mas buscamos sempre humanizar e personalizar todo o projeto.

 

2 – Estratégias de marketing

É possível contar com estratégias de marketing digital dentro do próprio site. Um dos elementos é o CTA (call to action), é um botão ou um texto em destaque que induz o usuário a alguma ação importante. Dessa forma, ele percorrerá o caminho que você deseja, podendo ser um link de compra, para preencher um formulário de contato, ler um texto no blog, solicitar orçamento, entre outros.

Na prática, é simples, mas a forma como o CTA é feito e onde ele é colocado é fundamental para sua eficiência, isso demanda conhecimento, estratégia e testes!

 

3 – Teste de usabilidade nos dispositivos móveis

Para a maioria dos segmentos, o público chega ao site através do celular. Por isso, é importante pensar na “usabilidade literal”. Por exemplo, os botões estão acessíveis a qualquer tamanho de dedo? As fontes estão confortáveis para leitura de diferentes perfis de usuário? Os formulários sinalizam corretamente o seu preenchimento? A navegação está adequada, ou está com sobras laterais, fazendo parecer que o site está solto na tela?

Atualmente, a criação de sites responsivos (adaptáveis a todos os tipos de tela) é essencial para qualquer projeto.

 

4 – Conteúdos que convencem

Já acessou um site e teve a impressão de já ter visto ele antes mesmo tendo acabado de conhecer a marca? Esse é um erro comum de acontecer. Muitas empresas seguem uma estratégia de marketing quase ao pé da letra, mas acabam esquecendo de um ponto importante: a personalização, tanto da própria marca, quanto do cliente (para isso serve a persona).

Então, tanto no conteúdo, quanto na forma de apresentá-lo, adapte tudo para os seus usuários, a fim de fazê-los sentir que o que tem no seu site ele só pode encontrar ali.

 

5 – Carregamento de informações

É muito comum acessar um site e ele levar tempo demais para carregar. Esse é um dos principais motivos que levam o usuário a desistir de navegar antes mesmo de a página carregar completamente. Isso é ruim para o usuário, mas também para o próprio Google, se pensarmos em criação e otimização de sites. Um site lento tem menos chance de ranquear na primeira página.

Para resolver isso, entramos num campo mais técnico: a escolha do servidor ideal para o carregamento rápido de informações. Isso varia de acordo com o número de acessos no site. Se o servidor tiver uma capacidade inferior à necessidade do site, pode ocorrer carregamento lento e até o site sair do ar temporariamente por excesso de acessos.

 

6 – Site seguro

Ter um site seguro é importante para a relevância do projeto e para os usuários. Quando o site não é seguro, existe um aviso na barra de endereço, que deixarão os clientes receosos na hora de passar alguma informação e, principalmente, realizar alguma compra, quando se trata da criação de e-commerce.

Além disso, um site seguro com HTTPS é um das condições do Google para ranquear um site. É somente com esse protocolo que é possível provar a segurança do projeto.

 

7 – Estratégia de web design UX

Contar com estratégias de web design na criação de site sempre foi fundamental. Responder a questões de “como, onde e por que” o cliente usa determinado produto é uma premissa para desenvolver produtos e serviços que serão amados.

Hoje em dia, mais do que nunca, o design vem sendo feito sob medida para o usuário, focando na melhor experiência que ele pode ter. Além de entender o “como, onde e por que”, também é fundamental entender a forma que os usuários interagem com os produtos, no caso, os sites, a fim de tornar essa interação o mais simples e intuitiva possível.

A técnica é chamada de design UX, o termo UX quer dizer “user experience”, ou seja, experiência do usuário. Além de fazer parte de bons projetos há algum tempo, a última atualização do algoritmo Google passou a considerar a experiência do usuário como um fator de peso para o ranqueamento.

 

8 – Otimização para buscadores

Uma forma de potencializar seus conteúdos e informações do seu site é investindo no posicionamento SEO através de técnicas de otimização que farão seu site ser visto pelo Gooogle.

Para o site ser bem ranqueado, ele depende de um conjunto de fatores que resultam em site bem estruturado: exatamente o que estamos falando desde o começo do texto. O Google reconhece como relevante aquilo que também é bom para os usuários.

Então, contar com um site responsivo, ter um carregamento rápido das páginas, um site seguro, oferecer boa experiência aos usuários e um conteúdo original com os termos mais buscados pelo público-alvo vão garantir uma boa avaliação por parte do Google. Ou seja, quase tudo que elencamos aqui vai contribuir para um bom posicionamento SEO.

A otimização para buscadores é um trabalho de médio a longo prazo, pois leva tempo conquistar a confiança do Google e ter um site bem avaliado por ele.

 

Conte com WMorais para ter um site que converta!

A WMorais é especialista em criação de site em Santos e São Paulo. Desenvolvemos projetos com a estrutura ideal para seu público-alvo e para o ranqueamento nos motores de busca, bem como desenvolvemos marketing de conteúdo para impulsionar o posicionamento SEO. Tudo o que seu site precisa, nós fazemos.

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A WMORAIS, localizada em Santos – São Paulo, oferece soluções digitais para pequenas, médias e grandes empresas. É especializada em otimização para mecanismos de busca (SEO) para ranqueamento na primeira página (Google). Também tem expertise em criação de site em Santos, e-commerce, blog, portal, além de atuar com consultoria de marketing digital, marketing de conteúdo, anúncios no Google Ads com links patrocinados, criação de logotipo e palestras personalizadas.

 

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