Destaque-se e fique à frente da concorrência com estratégia e web design
Atender as expectativas – e superá-las – com agilidade: é isso que os consumidores esperam em um mundo cada vez mais tecnológico e digital. Por isso que quando for investir na criação de sites, pense que esse é um recurso que exige estratégia. Ao contrário do que dizem por aí, o site institucional não morreu. Mas, atualmente, existem diversas tecnologias que não eram utilizadas cinco, dez anos atrás. A pergunta que você deve fazer, se já tem um site, é: ele está atualizado de acordo com as tecnologias atuais? Se a resposta for não, saiba que o design é uma das diversas estratégias que passaram por otimizações. Hoje em dia, um site com bom design fala muito sobre sua marca. Além disso, os dados são o novo petróleo! Quem nunca ouviu essa frase? E ela merece ser levada em consideração, afinal, é com os dados e a mensuração deles que você entende seu público, seus resultados e planeja ações estratégicas.
Para se manter neste mercado que passa por constantes mudanças, as empresas precisam entender isso que é preciso falar a língua do público e encontrar soluções rápidas para as suas necessidades, pois são estratégias essenciais. Mas muitos gestores ainda resistem a mudar o mindset e se mantêm presos ao marketing do passado.
O cliente moderno não busca mais apenas por bons produtos, mas também por experiências surpreendentes o tempo todo. Portanto, marcas de qualquer segmento devem focar a estratégia, o planejamento e a construção dos produtos digitais nas reais dores desse público. E essas dores só podem ser identificadas por meio da análise sistemática de dados colhidos nos mais diversos ambientes digitais.
O design centrado no usuário
A cultura voltada ao design
1 – Você precisa engajar as pessoas imediatamente
2 – É preciso entender o todo
3 – Torne a sua estratégia visível
4 – Envolva o cliente final
5 – Construa relacionamentos completos
É preciso quebrar barreiras
O design centrado no usuário
A filosofia Lean é o canal que trabalha com técnicas de design voltadas a descobrir que valores o cliente busca. Por isso, a empresa deve investir em estratégias como, por exemplo, conversar diretamente com o consumidor para entender como, quando e por que ele usa determinado produto. Com essas informações em mãos, a organização deve criar possíveis soluções e protótipos, que serão posteriormente validados com o cliente final.
O segredo, portanto, não está em criar um site, um app ou um e-commerce cheios de funcionalidades e engessados, com processos lentos e burocráticos. Mas criar produtos ágeis, que funcionem e surpreendam futuramente.
Aqui vale a técnica MVP (Produto Mínimo Viável), ou seja, desenvolver a menor unidade que resolve diretamente o problema do usuário com alta qualidade, o mínimo investimento, em um curto espaço de tempo e com o menor esforço possível.
O MVP é um processo que integra ciclos curtos de desenvolvimento e melhoria contínua para entregar, de forma rápida, a solução e aprender ainda mais rapidamente, a partir do feedback do próprio consumidor.
São diversas tentativas de acerto, mas de maneira veloz, ao invés de desperdiçar tempo e grandes aportes financeiros.
Essa estratégia vai no caminho oposto ao modelo tradicional que demora muito mais tempo para entregar algo ao consumidor e só então começa a ser atualizado de acordo com o que ele deseja.
Leia também: Marketing de conteúdo para empresas impulsiona sua equipe de vendas
A cultura voltada ao design
Para atender às reais necessidades do consumidor, além da análise de dados, é preciso aplicar as metodologias do design na prática. Mas, para adotar esse novo mindset, algumas etapas, técnicas e métodos de design devem ser aplicados em um processo de transformação que é constante e crescente. Confira quais são:
1 – Você precisa engajar as pessoas imediatamente
Aqui, a ideia é construir de forma colaborativa a visão do produto. Para essa técnica, vale usar a metodologia Job To Be Done, criada por Clayton Christensen. Que diz que: ao comprar um produto, o consumidor quer receber um serviço em troca, ou seja, uma experiência que realmente satisfaça suas necessidades e surpreenda.
Leia também: Posicionamento SEO ajuda a sua marca nas pesquisas online de consumidores
2 – É preciso entender o todo
É fundamental ter uma visão global do produto. Ou seja, tentar entender como funciona a interação do cliente com o produto e com isso compreender em que momento o serviço se torna encantador ou uma dor para o cliente final.
Leia também: Marketing digital orgânico trará boa reputação para a sua empresa!
3 – Torne a sua estratégia visível
O seu público deve conhecer não só o seu produto, mas especialmente as estratégias adotadas para com ele. O consumidor deve perceber porque o produto é daquele jeito e ter em mãos todas as informações sobre ele.
Com isso, é possível identificar como é sua jornada de compra, entre outros dados fundamentais para a estratégia de negócio, que permitem melhores feedbacks e trocas de experiências com toda a equipe.
Leia também: Para estar na primeira página do Google, tenha um site seguro!
4 – Envolva o cliente final
Agora que você já tem as informações relevantes sobre o produto e os clientes é hora de agir. É o momento dos testes de usabilidade, de construir os primeiros protótipos reais e fazer testes, acompanhando sempre seu desempenho pelo Analytics para entender como é o produto no mundo real.
5 – Construa relacionamentos completos
Entenda como se deu o lançamento e o uso recorrente da sua solução. Aqui é fundamental perceber a forma como o serviço está sendo oferecido, pois o seu sucesso depende disso.
Nesse caso, a estratégia de marketing é fundamental e precisa estar totalmente alinhada ao objetivo do negócio. Os dados analisados na etapa anterior devem ser verificados a todo momento, para que seja possível fazer ajustes rapidamente ou desenvolver novas ações para melhorar o relacionamento com o cliente.
Leia também: Otimização para mecanismos de buscas ajuda seu site a trazer retorno
É preciso quebrar barreiras
Fica, então, evidente a importância de quebrar paradigmas e mudar o mindset para atuar com competência no mercado atual, entregando ao cliente soluções rápidas e eficazes, com experiências positivas.
Leia também: Marketing digital: estratégias que livram sua empresa de qualquer crise
O marketing digital é o melhor caminho para você acompanhar essa evolução
A WMorais é especialista no diagnóstico SEO, além da otimização SEO para sites, e-commerces e hotsites. Além da criação de sites com a estrutura ideal para seu público-alvo, também redigimos conteúdos para o bom posicionamento do seu site. Não deixe de ver nossos cases de sucesso!
Entre em contato com a nossa equipe através criado telefone (13) 98132-5919, WhatsApp ou se preferir mande uma mensagem.
A WMORAIS é uma empresa que oferece soluções digitais para pequenas, médias e grandes empresas e está localizada em Santos/SP com atuação em todo o Brasil. É especializada em Otimizar sites (SEO) para primeira página do Google; criar sites, e-commerce, blog, portal, além de atuar com consultoria de marketing digital, marketing de conteúdo, anúncios no Google Ads com links patrocinados, criação de logotipo, entre outros. Não deixe de falar com nossos especialistas!
—
Voltar