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1 de novembro de 2019

Você usa o potencial máximo do seu site? Saiba como aumentar a conversão

Tempo de leitura: 10 minutos

Você usa o potencial máximo do seu site? Saiba como aumentar a conversão

Estratégias de marketing digital trazem mais oportunidades de venda para o seu negócio

Atualmente, a grande maioria das empresas tem presença online através de um site. Mas adianta ter um projeto digital sem saber o que extrair dele? Não! E, por isso, existe a estratégia de marketing digital CRO, sigla para “Conversion Rate Optimization”. Aqui no Brasil, chamamos de “otimização da taxa de conversão”. Ela serve justamente para aumentar a conversão do seu site, seja com mais leads ou mais vendas em um e-commerce. A WMorais, como empresa especialista em marketing digital, esteve presente na Prevent Senior, palestrando sobre as estratégias de CRO. No post de hoje, contamos um pouco sobre todo o conteúdo que oferecemos para o público que estava presente no evento.

Navegue pelos tópicos:

1 – Como ter mais leads e clientes através do site?

2 – Como o CRO analisa um projeto?

3 – Como funciona na prática?


1 – Como ter mais leads e clientes através do site?

A taxa de conversão é baseada nos visitantes que fizeram alguma ação dentro do seu site. Essa ação depende do direcionamento que a sua empresa precisa, podendo ser:  o preenchimento de formulário, a assinatura de newsletter ou mesmo a compra de um produto em um e-commerce.

Utilizando as estratégias de CRO e ferramentas de marketing digital, é possível compreender o comportamento dos visitantes dentro do projeto e, como isso, aumentar o número de visitantes convertidos em clientes.

As estratégias de CRO se dividem em três etapas:

  • 1 – Analisar
  • 2 – Propor
  • 3 – Implementar

Perceba que a ação só acontece na última etapa, isso mostra como os dados e, principalmente, a boa interpretação deles, direciona a melhor estratégia para aumentar o número de leads e clientes.

2 – Como o CRO analisa um projeto?

Listando características da empresa

Antes de mais nada, para que qualquer estratégia dê certo, é necessário entender a empesa, seu produto/serviço e seus clientes. Por isso, um dos passos é listar algumas características da empresa e fatores relacionados. É fundamental responder perguntas como essas:

  • O que o público valoriza no seu produto?
  • Que conteúdo está faltando em suas páginas?
  • Quais propostas de valor do seu produto são mais eficientes?
  • Quais ofertas são as mais persuasivas?

 

Entendendo o comportamento dos usuários

Tão importante quanto entender seu produto/serviço, é entender para quem você está oferecendo, ou seja, quais visitantes você quer atrair pra o seu site. Nesse sentido, é possível observar quais as áreas do site são mais acessadas, que tipo de layout atrai e converte mais, e em que momento do processo os usuários estão desistindo de comprar. Para avaliar esses pontos, são usadas algumas ferramentas. Falamos delas a seguir.

 

Mapa de calor

Existem diversas ferramentas que mencionam os dados de visualização de um site através do “mapa de calor”. Tais ferramentas analisam onde o cursor do mouse passa mais tempo em uma página. Por exemplo, ao ler este texto o cursor do seu mouse está acompanhando sua leitura, certo? Dessa forma, é possível perceber quando você parar em um local dessa página por mais tempo. Outro exemplo, é pausar o curso em algum botão para considerar se deve ou não clicar ali.

Com essa mensuração, é possível saber o que de fato tem chamado a atenção dos visitantes, quais botões têm mais consideração de cliques e quais estão sendo ignorados.

Veja a imagem de um mapa de calor a seguir:

As áreas em vermelho são as mais quentes, ou seja, onde os usuários passam mais tempo olhando. Nessas áreas, você coloca o que gostaria de chamar mais atenção: promoção, chamada para ação (compra, download, cadastro, etc).

Já os locais menos vistos, é possível avaliar por que as imagens ou conteúdos não estão chamando tanta atenção.

Teste A/B

Para entender ainda melhor o seu usuário, é possível oferecer opções e ver o que agrada mais. É disso que se trata o teste A/B: você disponibiliza duas páginas diferentes, mas com poucas mudanças de uma para outra. Então, alguns visitantes são direcionados para a página A e outros, para a B. Com isso, é possível analisar e comparar os resultados.

É possível fazer esse teste em qualquer página do site e, a partir disso, saber o que precisa ser melhorado.

Micro e macro conversões

As conversões são divididas em duas categorias: micro e macro. Isso torna mais claro identificar em que momento os usuários estão desistindo de comprar e, consequentemente, o que precisa ser melhorado para aumentar as conversões.

  • A macro conversão está ligada às ações rentáveis dos usuários, qualquer tipo de venda de produto ou infoproduto. Assim como métricas que acarretem renda, como número de visitantes, tempo de permanência por página, entre outros.

Para sites que não vendem online, mas buscam a geração de leads, a macro conversão é conseguir dados dos visitantes através dos formulários dos sites.

  • As mircro conversões são as ações que conduzem para a macro. O que os visitantes realizam dentro do site, mas que não tem influencia direta na macro. Tem a ver com a jornada de compra do usuário, ou seja, tudo o que ele faz antes de concluir “compra”.

3 – Como funciona na prática?

Trazemos o caso de sucesso de uma empresa que entendeu a importância em mensurar e analisar: a Conta Azul — empresa que desenvolve plataforma em nuvem para gestão de negócios.

No exemplo a seguir, podemos observar algumas mudanças. A primeira que salta aos olhos é o layout: um visual mais simples trouxe mais resultados. Isso aconteceu porque as mudanças colocaram as dores do cliente como foco. Há também um vídeo logo no topo da página explicando o serviço da empresa de uma maneira muito mais compreensível e interativa. O menu mais enxuto é outra mudança positiva, uma vez que ficaram disponíveis os pontos mais importantes para os visitantes, tirando o excesso de informação.

O primeiro passo para melhorar a taxa de conversão da sua empresa

Agora que você já sabe que não basta ter um projeto sem extrair todo seu potencial, entre em contato com uma empresa especialista em CRO. É necessário o olhar de um profissional para analisar os dados e traçar estratégias que tragam mais resultado, mais leads e mais conversões.

A WMorais tem expertise CRO, além de ser especialista em otimização para buscadores. Também realizamos a criação de sites com a estrutura ideal para seu público-alvo. Não deixe de ver nossos cases de sucesso!

Gostaria ouvir sobre marketing digital ao vivo?

Assim como a WMorais esteve presente na Prevent Senior com uma palestra sobre CRO, também pode comparecer na sua empresa ou evento para contar um pouco mais sobre as várias áreas do marketing digital. Já marcamos presença também na instituição Caixa e na Feira do Empreendedor, sua empresa pode ser a próxima!

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Entre em contato com a nossa equipe através do telefone (13) 3321-5308, WhatsApp ou se preferir mande uma mensagem.


A WMORAIS, localizada em Santos – São Paulo, oferece soluções digitais para pequenas, médias e grandes empresas. É especializada em otimização para mecanismos de busca (SEO) para hanckeamento na primeira página (Google). Também tem expertise em criação de sites, e-commerce, blog, portal, além de atuar com consultoria de marketing digital, marketing de conteúdo, anúncios no Google Ads com links patrocinados, criação de logotipo e palestras personalizadas.

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