Otimização para mecanismos de busca traz retorno para marca - W/Morais

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31 de maio de 2019

Otimização para mecanismos de buscas ajuda seu site a trazer retorno

Tempo de leitura: 4 minutos

Otimização para mecanismos de buscas ajuda seu site a trazer retorno

Talvez você nunca tenha pensado sobre isso, mas a estrutura do seu site, interfere completamente nas vendas do seu e-commerce. Um site mal estruturado, com informações desorganizadas e visual confuso atrapalha – e muito – a experiência do usuário, prejudicando os resultados.

Se o usuário tiver dificuldade de encontrar o que precisa, sejam informações específicas do produto, imagens mais detalhadas, formas de pagamento, tipos e valores de frete, políticas de entrega e troca, entre outros, certamente ele deixará o seu site e procurará o seu concorrente.

Há alguns anos, ter um site já era suficiente para aumentar visibilidade da sua marca e as possibilidades de venda. Mas, hoje, com inúmeras lojas virtuais e tantas ferramentas disponíveis, o cenário é outro.

Por isso, um e-commerce precisa ser mais atrativo e intuitivo, já que a experiência do usuário na sua loja virtual é determinante para a conclusão da compra e consequentemente, o sucesso do seu negócio.

1 – Teste a experiência de navegação, colocando-se no lugar do cliente
2 – Tenha um layout responsivo – o maior acesso hoje é via mobile
3 – Facilite o processo de compra
4 – Use Call to Action para estimular a conversão
5 – O seu site precisa otimizado para mecanismos de busca
6 – Faça alterações gradativas no design do site, analisando os resultados

Então, como vender mais com o meu site?

Neste post, apresentaremos algumas estratégias para que o seu e-commerce tenha um melhor desempenho nos buscadores, de modo orgânico (otimização para mecanismos de buscas), aumentando o volume de acessos e proporcionando uma boa navegação, potencializando suas vendas online.

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1 – Teste a experiência de navegação, colocando-se no lugar do cliente

Entre no seu próprio site, como se fosse comprar algo e veja se as informações podem ser encontradas facilmente.

As fotos dos produtos estão bem trabalhadas e atrativas? As informações sobre eles estão bem descritas e detalhadas? Na hora da conclusão da compra, o cadastro é rápido e intuitivo? É interessante recorrer à opinião de algum profissional da área de marketing digital (seja amigo ou alguém contratado) para que ele navegue pelo site e dê feedbacks com relação à experiência que teve durante a navegação.

Lembre-se: o seu e-commerce precisa estar estruturado de uma maneira funcional, intuitiva e atrativa!

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2 – Tenha um layout responsivo – o maior acesso hoje é via mobile

Não há mais dúvidas, as pessoas estão lendo, se comunicando e comprando pelo mobile. Os números de acesso por dispositivos móveis crescem cada vez mais Por isso, sua loja virtual precisa ser um site responsivo, que se adapte a qualquer formato de tela, seja um monitor grande ou um celular.

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3 – Facilite o processo de compra

A ‘compra com um clique’ é uma estratégia já utilizada por grandes e-commerces para agilizar o processo de venda. Os dados de cadastro e cartão do cliente já ficam cadastrados no sistema para compras futuras, sem que ele precise completar o cadastro a cada compra. Praticidade é essencial!

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4 – Use Call to Action para estimular a conversão

Call-To-Action (CTA) significa ‘chamada para ação’ e serve para estimular os visitantes a clicarem em locais onde você gostaria. Os mais comuns são: saiba mais; clique aqui; comprar; promoção; desconto x%; últimas unidades; tempo limitado; entre outros.

Termos como ”últimas unidades” e ”tempo limitado” estimulam a urgência e subconscientemente, induz o usuário a acreditar que o produto se trata de algo de muita qualidade, pois muitas pessoas estão comprando.

Para ter efetividade, o CTA deve ficar bem posicionado e em destaque, para que o usuário o enxergue com facilidade e rapidez.

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5 – O seu site precisa otimizado para mecanismos de busca

O seu site precisa estar na primeira página: Google para vender mais. E, para isso, é preciso um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimizaton), ou seja, otimização para mecanismos de buscas, onde serão aplicadas técnicas que melhorarão a qualidade técnica, estrutural, funcional e de conteúdo do site, fazendo com que ele seja visto pelo Google e, consequentemente, deixá-lo bem posicionado nos mecanismos de busca gratuitos.

Algumas das estratégias de SEO mais utilizadas:

  • Responsividade;
  • Originalidade dos conteúdos, evitando cópia de outros sites;
  • Carregamento rápido das páginas;
  • Inserção dos termos mais buscados pelo seu público-alvo nos conteúdos produzidos para o seu site;
  • Links internos e externos no site;

Trata-se de um trabalho que necessita acompanhamento, para que os resultados sejam alcançados a médio e longo prazo. O Google, cada vez mais, prioriza a qualidade não só da estrutura do projeto, mas também o conteúdo publicado. Perante o Google, a autoridade da sua marca aumenta, conforme você criar e publicar textos informativos recorrentemente, e como consequência seu site ficará bem posicionado, aumentando as chances de conversão.

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6 – Faça alterações gradativas no design do site, analisando os resultados

Faça mudanças gradativas no visual do seu e-commerce, caso você acredite que isso esteja atrapalhando nas vendas. E mensure os resultados, passo a passo.

Você pode realizar testes no layout do seu projeto, fazendo pequenas alterações e ir acompanhando a adesão delas por um intervalo de tempo, para mensurar qual visual e estrutura gerou uma maior conversão em vendas para o site, pois uma análise de dados correta contempla as estratégias de marketing digital.

Se você as realizar todas de uma vez, poderá ter problemas na avaliação e terá uma maior dificuldade em saber o que, de fato, precisava ser alterado para vender mais no site.

 

A experiência do usuário cada vez mais é essencial!

Por termos cada vez mais pessoas tendo acesso à internet, grandes nomes têm se preocupado em gerar uma boa experiência, seja através de uma boa estrutura ou de um conteúdo objetivo e informativo. Por isso, a boa experiência do usuário deixa de ser tendência e torna-se obrigatória, deixando de lado simples ato de ”vender”, mas sim agregar valor às pessoas!

A WMorais é especialista em entender o que a sua empresa precisa nos canais digitais, criando e desenvolvendo sites com a estrutura ideal para seu público-alvo, e mais do que isso, redigindo conteúdos para te deixar bem posicionado nos buscadores! Entre em contato com a nossa equipe através do telefone  (13) 3321-5308, WhatsApp ou preenchendo aqui o formulário do site.


A WMORAIS é uma empresa que oferece soluções digitais para pequenas, médias e grandes empresas e está localizada em Santos, São Paulo. É especializada em Otimizar sites (SEO) para primeira página do Google; criar site, e-commerce, blog, portal, além de atuar com consultoria de marketing digital, marketing de conteúdo, análise de desempenho via Google Analytics, anúncios no Google Adwords via links patrocinados, criação de logotipo e material de papelaria.

 

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