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4 de junho de 2021

Criação de sites com estratégia de web design destaca sua marca

Tempo de leitura: 10 minutos

Criação de sites com estratégia de web design destaca sua marca

Destaque-se e fique à frente da concorrência com estratégia e web design

Atender as expectativas – e superá-las – com agilidade: é isso que os consumidores esperam em um mundo cada vez mais tecnológico e digital. Por isso que quando for investir na criação de sites, pense que esse é um recurso que exige estratégia. Ao contrário do que dizem por aí, o site institucional não morreu. Mas, atualmente, existem diversas tecnologias que não eram utilizadas cinco, dez anos atrás. A pergunta que você deve fazer, se já tem um site, é: ele está atualizado de acordo com as tecnologias atuais? Se a resposta for não, saiba que o design é uma das diversas estratégias que passaram por otimizações. Hoje em dia, um site com bom design fala muito sobre sua marca. Além disso, os dados são o novo petróleo! Quem nunca ouviu essa frase? E ela merece ser levada em consideração, afinal, é com os dados e a mensuração deles que você entende seu público, seus resultados e planeja ações estratégicas.

Para se manter neste mercado que passa por constantes mudanças, as empresas precisam entender isso que é preciso falar a língua do público e encontrar soluções rápidas para as suas necessidades, pois são estratégias essenciais. Mas muitos gestores ainda resistem a mudar o mindset e se mantêm presos ao marketing do passado.

O cliente moderno não busca mais apenas por bons produtos, mas também por experiências surpreendentes o tempo todo. Portanto, marcas de qualquer segmento devem focar a estratégia, o planejamento e a construção dos produtos digitais nas reais dores desse público. E essas dores só podem ser identificadas por meio da análise sistemática de dados colhidos nos mais diversos ambientes digitais.

O design centrado no usuário
A cultura voltada ao design
1 – Você precisa engajar as pessoas imediatamente
2 – É preciso entender o todo
3 – Torne a sua estratégia visível
4 – Envolva o cliente final
5 – Construa relacionamentos completos
É preciso quebrar barreiras

 

O design centrado no usuário

A filosofia Lean é o canal que trabalha com técnicas de design voltadas a descobrir que valores o cliente busca. Por isso, a empresa deve investir em estratégias como, por exemplo, conversar diretamente com o consumidor para entender como, quando e por que ele usa determinado produto. Com essas informações em mãos, a organização deve criar possíveis soluções e protótipos, que serão posteriormente validados com o cliente final.

O segredo, portanto, não está em criar um site, um app ou um e-commerce cheios de funcionalidades e engessados, com processos lentos e burocráticos. Mas criar produtos ágeis, que funcionem e surpreendam futuramente.

Aqui vale a técnica MVP (Produto Mínimo Viável), ou seja, desenvolver a menor unidade que resolve diretamente o problema do usuário com alta qualidade, o mínimo investimento, em um curto espaço de tempo e com o menor esforço possível.

O MVP é um processo que integra ciclos curtos de desenvolvimento e melhoria contínua para entregar, de forma rápida, a solução e aprender ainda mais rapidamente, a partir do feedback do próprio consumidor.

São diversas tentativas de acerto, mas de maneira veloz, ao invés de desperdiçar tempo e grandes aportes financeiros.

Essa estratégia vai no caminho oposto ao modelo tradicional que demora muito mais tempo para entregar algo ao consumidor e só então começa a ser atualizado de acordo com o que ele deseja.

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A cultura voltada ao design

Para atender às reais necessidades do consumidor, além da análise de dados, é preciso aplicar as metodologias do design na prática. Mas, para adotar esse novo mindset, algumas etapas, técnicas e métodos de design devem ser aplicados em um processo de transformação que é constante e crescente. Confira quais são:

 

1 – Você precisa engajar as pessoas imediatamente

Aqui, a ideia é construir de forma colaborativa a visão do produto. Para essa técnica, vale usar a metodologia Job To Be Done, criada por Clayton Christensen. Que diz que: ao comprar um produto, o consumidor quer receber um serviço em troca, ou seja, uma experiência que realmente satisfaça suas necessidades e surpreenda.

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2 – É preciso entender o todo

É fundamental ter uma visão global do produto. Ou seja, tentar entender como funciona a interação do cliente com o produto e com isso compreender em que momento o serviço se torna encantador ou uma dor para o cliente final.

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3 – Torne a sua estratégia visível

O seu público deve conhecer não só o seu produto, mas especialmente as estratégias adotadas para com ele. O consumidor deve perceber porque o produto é daquele jeito e ter em mãos todas as informações sobre ele.

Com isso, é possível identificar como é sua jornada de compra, entre outros dados fundamentais para a estratégia de negócio, que permitem melhores feedbacks e trocas de experiências com toda a equipe.

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4 – Envolva o cliente final

 

Agora que você já tem as informações relevantes sobre o produto e os clientes é hora de agir. É o momento dos testes de usabilidade, de construir os primeiros protótipos reais e fazer testes, acompanhando sempre seu desempenho pelo Analytics para entender como é o produto no mundo real.

 

5 – Construa relacionamentos completos

Entenda como se deu o lançamento e o uso recorrente da sua solução. Aqui é fundamental perceber a forma como o serviço está sendo oferecido, pois o seu sucesso depende disso.

Nesse caso, a estratégia de marketing é fundamental e precisa estar totalmente alinhada ao objetivo do negócio. Os dados analisados na etapa anterior devem ser verificados a todo momento, para que seja possível fazer ajustes rapidamente ou desenvolver novas ações para melhorar o relacionamento com o cliente.

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É preciso quebrar barreiras

Fica, então, evidente a importância de quebrar paradigmas e mudar o mindset para atuar com competência no mercado atual, entregando ao cliente soluções rápidas e eficazes, com experiências positivas.

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