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28 de maio de 2021

A força do e-mail Marketing para atrair resultados para sua marca

Tempo de leitura: 10 minutos

A força do e-mail Marketing para atrair resultados para sua marca

E-mail Marketing em 2021? Sim, você ouviu certo! Investir em uma campanha de e-mail marketing é uma estratégia rentável e eficiente para sua marca conquistar vendas. Em tempos de mensagens instantâneas, muitas pessoas podem pensar que esse recurso está defasado. No entanto, escolher um conteúdo relevante para e-mail marketing faz toda diferença na taxa de conversão. Assim como segmentar seu público para tornar o conteúdo ainda mais relevante e específico, facilitando na hora de escolher os assuntos.

Então, se você chegou a esse texto se perguntando se as estratégias de e-mail marketing ainda funcionam, a resposta é: SIM! Mas, como tudo relacionado ao marketing digital, a forma como a campanha de e-mail marketing é desenvolvida faz toda a diferença. Para saber, então, quais são as estratégias de e-mail marketing de sucesso, acompanhe o texto e fique por dentro.

 

Se preferir, clique direto no tópico:

Por que investir em uma campanha de e-mail marketing ainda é vantajoso?
Estratégias de email marketing: o que você precisa saber para mandar bem
1 – Onde você vai captar leads?
2 – Segmente seu público
3 – O que não deve ter em nenhum dos tipos de e-mail marketing

 

Por que investir em uma campanha de e-mail marketing ainda é vantajoso?

O primeiro passo para entender por que o e-mail marketing ainda é vantajoso é deixar de lado a ideia de e-mails frios que anunciam produtos sem qualquer critério. Não é porque o e-mail resiste à transformação digital ao longo dos anos, que ele continua o mesmo. Assim como diversas plataformas e ferramentas ganharam espaço no marketing digital, novas estratégias também devem ser utilizadas para criar uma campanha de e-mail marketing de sucesso.

Quando pensamos em campanha de e-mail marketing, devemos ter em mente 4 pontos:

  • personalização;
  • exclusividade;
  • valor;
  • frequência.

Para resumir, tenha em mente que seu conteúdo precisa informar com precisão e, ao mesmo tempo, se sobressair ao de outras marcas. Dessa forma, quem receber o e-mail vai enxergá-lo como um conteúdo de valor.

Atualmente, existem diversas ferramentas que podem ajudar automatizando algumas tarefas referentes à criação de campanhas de e-mail marketing. Desde recursos mais básicos, como a segmentação de leads e o agendamento de disparos, até recursos como atribuir pontos a cada contato inscrito. Com certeza, esses recursos são fundamentais para mensurar os resultados que as estratégias de e-mail marketing estão gerando. Assim, é possível entender o que está funcionando, para continuar, e identificar pontos fracos que podem ser otimizados.

Também, é devido à mensuração que é possível escolher conteúdos cada vez mais assertivos para sua audiência. O caminho que o lead deve percorrer é o seguinte:

  • se interessar pelo assunto do e-mail;
  • abrir o e-mail e ler o conteúdo;
  • clicar nos CTAs (chamadas para a ação);
  • converter para a proposta.

Ou seja, a criatividade associada à tecnologia é o segredo para que as estratégias de e-mail marketing apresentem um ROI (Retorno Sobre Investimento) positivo para as empresas. 

Agora que você já entendeu por que uma campanha de e-mail marketing é vantajosa para sua marca, confira a seguir algumas dicas de como pôr essa estratégia em prática.

 

Estratégias de e-mail marketing: o que você precisa saber para mandar bem

Como você viu, é possível ter resultados expressivos a partir das estratégias de e-mail marketing, mas é necessário fazer da forma certa. Sobre isso, a melhor dica que você pode ouvir (ou ler!) é: conte com profissionais de marketing digital. Nada melhor do que ter alguém experiente e com a expertise necessária para realizar bons serviços e entregar bons resultados. Além disso, quando você conta com uma empresa, ela oferece um time com soluções completas para sua marca. 

Mas, mesmo contando com um profissional, o gestor pode entender a base que uma boa campanha de e-mail marketing deve ter. Por isso, confira 4 premissas para garantir bons resultados com as estratégias de e-mail marketing. 

 

1 – Onde você vai captar leads?

Antes de enviar um e-mail, você precisa ter para quem enviá-lo. Então, o primeiro passo é definir uma boa estratégia para captação de leads. Nesse ponto, você pode associar sua campanha de e-mail marketing ao marketing de conteúdo em blogs e/ou mídias sociais. Assim como utilizar landing pages e formulários, trocando benefícios com os usuários. Você entrega um conteúdo de valor, e o usuário realiza um cadastro. 

E-books, webinars, pesquisas são exemplos de conteúdos de valor que você pode oferecer mediante o cadastro. 

 

2 – Segmente seu público

É impossível se comunicar se você não sabe com quem está falando, certo? Por isso, a definição de público-alvo, e até mesmo da persona da sua marca em determinados casos, é tão importante. Por exemplo, a forma que você fala com um jovem de 20 anos é muito mais coloquial do que com alguém de 60 anos.

Então, uma vez que você já tem uma lista de usuários para quem enviar sua campanha de e-mail marketing, você precisa segmentar esse público em categorias e subcategorias. Dessa forma, você consegue criar conteúdos personalizados.

Essa é a principal tática para fazer o destinatário se interessar pelo assunto do e-mail. É claro que é necessário contar com técnicas de copywriting e demais conhecimentos sobre escrita para envolver os usuários e convertê-los. 

Um bom critério para fazer essa segmentação é o funil de vendas. Com ele, é possível determinar os tipos de e-mail marketing de acordo com as dúvidas do público, que mudam a cada etapa do funil. Além do conteúdo, os CTAs também podem mudar de acordo com a etapa do funil. O funil de vendas nada mais é do que os passos da jornada de venda que cada cliente passa antes de finalizar a compra com sua marca.

Atualmente, essa jornada de venda está cada vez menos linear. No entanto, quando pensamos do ponto de vista das dúvidas e conteúdos que podemos oferecer, pouca coisa mudou. 

Há diversas ferramentas que ajudam os profissionais de marketing a criarem um conteúdo relevante para e-mail marketing para cada tipo de público. Além disso, os profissionais utilizam técnicas de persuasão para envolver o lead e convertê-lo. Para criar um bom e-mail, deve-se começar desde o título do assunto. Afinal, é aí que o lead deve ser convencido de abrir o e-mail. Para isso, é necessário considerar suas necessidades, desejos e problemas. Atender a algum desses pontos significa convencê-lo de abrir o e-mail.

Uma vez que o e-mail é aberto, o lead precisa continuar retido, lendo todo o conteúdo até o final. Para isso, é importante ofertar algo de valor, não necessariamente seu produto ou serviço, uma vez que essa abordagem deve ser usada para público que já está no fundo do funil. Informação relevante é sempre uma oferta de valor, que pode levá-lo a clicar no CTA. Mais uma vez, o CTA não precisa ser necessariamente uma compra, pode ser baixar algum arquivo, responder a uma pesquisa, visitar o blog, entre outros.

Provavelmente, o CTA levará o lead a uma página de destino. Não importa o que seja, o importante é que ofereça uma boa experiência para o usuário. 

Grande parte dos consumidores afirmam que um conteúdo pessoal aumenta as chances de ele comprar um produto ou serviço. Por isso é tão importante conhecer seu público, segmentar sua lista de transmissão e criar um fluxo de envios de acordo com o engajamento de cada lead ou cliente.

 

3 – O que não deve ter em nenhum dos tipos de e-mail marketing

Agora que você já entendeu o que precisa ter em uma campanha de e-mail marketing, confira o que NÃO deve ter. Hoje em dia, ninguém tem tempo sobrando, né? Quando você checa seus e-mails, provavelmente dispensa aqueles conteúdos mais robustos. Bom, seu cliente faz o mesmo.

Por isso, dispense o uso de muitas imagens ou vídeos. É interessante ilustrar seus conteúdos, mas não abuse do recurso. Nesse ponto, você deve pensar, mais uma vez, no seu público. No caso de estratégias B2B, é melhor dispensar as imagens e investir em textos personalizados, diretos e com parágrafos curtos.

 

Como investir em uma campanha de e-mail marketing? 

Viu como as estratégias de e-mail marketing ainda funcionam e podem atrair leads qualificados para sua marca? Agora, é só contar com um time de profissionais para realizar uma campanha assertiva.

Além de profissionais experientes na criação de conteúdo, conte com especialista na área de business intelligence para mensurar os resultados de cada estratégia. Juntamente, conte com outras estratégias de marketing digital. Porque quando você conta com uma empresa, você leva a solução completa.

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