Está aí uma novidade que surpreendeu até os especialistas da área: a criação de e-commerce se tornou a principal ferramenta do varejo. A ascensão do mercado digital já não era segredo, mas no último ano pudemos observar um crescimento muito mais rápido que o esperado.
Em 2020, o faturamento de e-commerce no Brasil aumentou 47%, segundo dados da Ebit|Nielsen. E a expectativa para 2021 permanece positiva, já que os novos consumidores de e-commerce continuam utilizando a ferramenta e novos usuários continuam chegando.
Agora, se você é dono de um negócio de varejo, tendo ou não um e-commerce, deve se perguntar: como aproveitar essas oportunidades que estão surgindo? Você já tem a faca e queijo na mão, só precisa direcionar seu investimento da forma correta para garantir bons resultados. E é justamente isso que vamos falar neste texto. Acompanhe e confira quais são os principais passos para transformar sua plataforma de e-commerce em um negócio sólido e lucrativo.
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Aproveite o aumento de compras no e-commerce brasileiro
5 passos para transformar sua marca e continuar obtendo lucro
1 – Planejamento
2 – Estruturação
3 – Marketing
4 – Gestão
5 – Otimização
Aproveite o aumento de compras no e-commerce brasileiro
Um dos motivos que acelerou a ascensão do e-commerce foi, sem dúvida, a pandemia. Do ponto de vista empresarial, essa situação prejudicou diversas empresas em 2020, por outro lado, muitas outras empresas conseguiram aproveitar ótimas oportunidades, como plataforma de vendas online, mesmo em meio à crise. Claro que empresas com uma história de boa gestão e planejamento financeiro tiveram menos dificuldades em se reestruturar.
O importante para os empresários é pensar que existem alternativas para lucrar mesmo de portas fechadas ou com horário de funcionamento reduzido e limitação da capacidade de clientes em loja. Sem dúvida, a criação de loja virtual em São Paulo e em todo o Brasil é essa alternativa. Afinal, ao criar e-commerce, sua marca permanece aberta e disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, com o bônus de poder atender clientes em todo o Brasil.
E caso sua marca já conte com uma plataforma de e-commerce, você deve analisar se ela está realmente trazendo lucros, se é uma ferramenta ativa de aquisição e retenção de clientes.
Em todo caso, vale a pena conferir os 5 pilares para Transformar e Alavancar os resultados do seu e-commerce. Listamos quais são eles a seguir, confira!
5 passos para transformar sua marca e continuar obtendo lucro
A WMorais desenvolveu esses 5 pilares com base na experiência de criação de plataforma de e-commerce e outros projetos digitais. É um passo a passo desenvolvido, testado e aprovado junto com nossos clientes.
1 – Planejamento
Planejamento é sempre o primeiro passo para qualquer bom resultado. Com ferramentas exclusivas, é possível identificar os pontos fortes da sua marca e adaptá-los para a internet.
Além disso, também é possível identificar possíveis gaps e corrigi-los para que sua marca conte com um e-commerce seguro, sólido e lucrativo.
2 – Estruturação
Utilizando algumas ferramentas, é possível criar uma plataforma de e-commerce enxuta e de alta performance, seja começando do zero (para quem ainda não tem um e-commerce) ou adaptando o que a marca já possui.
Isso, claro, com um orçamento realista, de acordo com o momento atual e possibilidades da empresa.
Nesse passo, você começa a expandir a atuação da marca para canais de venda consagrados no mercado digital, integrando-os com sua loja. Assim, é possível criar e-commerce com resultados consistentes e ainda de forma automatizada. Semanalmente, os resultados são analisados e as adaptações necessárias são feitas.
3 – Marketing
Fundamental para quem tem um negócio, é entender como o marketing digital pode aumentar o alcance da marca e conquistar clientes em todo o Brasil e outros países.
Aqui, as estratégias são criadas para produção de conteúdo, aquisição e retenção de clientes, funil de vendas. Tudo pensado para aumentar a margem de lucros e alavancar os resultados da marca.
Muitos gestores se perguntam por que seu e-commerce está sem tráfego. A resposta pode estar no marketing digital específico para e-commerce.
3.1 Aquisição de clientes
Construir uma base sólida de clientes é indispensável para ter sucesso no e-commerce em 2021. Para conquistar isso, nada melhor do que estratégias de marketing focadas em aquisição de clientes qualificados.
Uma boa estratégia é aumentar os canais de audiências para alcançar mais clientes. Mas, para isso, é importante considerar o custo por aquisição de cliente (CAC).
Ou seja, se você faz uma campanha no Google Ads e alguém clica no anúncio, isso demanda um custo. O CAC vai te mostrar, no fim do mês, quanto custou cada cliente.
Mas não basta atrair novos clientes, é necessário retê-los.
3.2 – Retenção de clientes
A retenção de clientes é feita através da construção de audiência. A estratégia para isso é simples: marketing de conteúdo.
A retenção de clientes nada mais é do que fazer seus clientes comprarem pela segunda, terceira… e muitas outras vezes da sua marca. Mas, além disso, criar uma audiência significa ter seus próprios clientes como canal de divulgação. É o bom e velho “marketing boca a boca”.
Mas não é apenas com marketing de conteúdo que você se mantém conectado com sua audiência. Separamos três estratégias importantes para você começar a usar.
3.2.1 – Remarketing
Muito utilizada para usuários que acessaram o site da marca, mas finalizaram a compra, campanhas de remarketing também servem como um lembrete para clientes que já compraram.
Além de reforçar a marca na memória dos usuários, o remarketing também informa sobre ofertas e produtos que possam ser do seu interesse.
O resultado é um só: a probabilidade de compra aumenta e é isso que queremos.
3.2.2 – Indicação de clientes
Aqui, é o marketing boca a boca que já comentamos. Clientes que amam sua marca, incluindo seus produtos e o atendimento, vão contar isso para outras pessoas. E nem sempre elas precisam que essas pessoas peçam indicação. Quem nunca ficou tão apaixonado ao comprar algum produto que saiu contando para todo mundo?
3.2.3 – E-mail Marketing
Mais uma ferramenta para reter clientes é o e-mail marketing. Um cliente, com certeza, deixou seus dados na hora de finalizar as comprasr. Nesse caso, sua marca pode enviar conteúdos semanais oferecendo descontos, anunciando lançamentos e compartilhando conteúdo exclusivo.
Quanto mais personalizado, melhor. O cliente precisa sentir que não vai obter essas informações em outro lugar. Isso evita que ele cancele o recebimento de e-mails.
Além de contar novidades e aumentar a probabilidade de compras, os e-mails também vão fixar a marca na memória do cliente. Assim, ao pensar em comprar o produto que sua marca oferece, ele estará associado a ela em sua memória.
4 – Gestão
Uma vez que sua marca já possui uma plataforma de e-commerce bem estruturada, é importante saber geri-la. Isso inclui:
- Gestão financeira;
- Criação e gestão de time;
- Gerenciamento de processos internos e externos;
- Gerenciamento de produtos.
Essa etapa é muito importante para garantir bons resultados, priorizando a eficiência e a velocidade. Só assim é possível manter o lucro de forma crescente, assim como já acontece no negócio fora do digital.
5 – Otimização
Aqui é a etapa de interpretação dos resultados. Além de ler o número obtido no fim do mês,é necessário entendê-lo a fundo. Com essa análise, é possível desenvolver adaptações que otimizem esses resultados, sempre buscando vendas em grande escala e em alta velocidade.
Para entender os detalhes desses pilares, conte com a WMorais. Empresa especialista e com experiência na área de criação de e-commerce e em marketing digital para e-commerce.
Na WMorais, sua marca garante uma plataforma de vendas online, mas também toda a orientação necessária para mantê-la funcionando e gerando resultados.
Quer colocar em prática esses passos para transformar seu e-commerce em negócio sólido e lucrativo? Entre em contato:
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