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26 de março de 2021

Com a pandemia, empresas correram para as mídias. Mas é a melhor estratégia?

Tempo de leitura: 10 minutos

Com a pandemia, empresas correram para as mídias. Mas é a melhor estratégia?

Apesar da instabilidade entre fechar e abrir os comércios devido à pandemia da Covid-19, os clientes ainda estão esperando uma oportunidade de compra. Por isso, as empresas precisam mudar sua forma de ofertar seus produtos e serviços. E isso pode ser feito estendendo seu negócio ao mundo digital. A criação de e-commerce é a melhor opção para conseguir resultados, mesmo assim, o mais comum é as empresas tentarem a sorte nas mídias sociais. Mas será que essa é mesmo a melhor estratégia para quem quer vender na internet? 

Empresas que já tem um site estão com meio caminho andado em direção à criação de e-commerce. Principalmente aquelas que já trabalham com otimização para buscadores entre as estratégias de marketing digital. Mas apesar de ser a melhor opção, senão a única, para esse momento, nem todas as empresas sabem como começar a criação de e-commerce e, principalmente, como gerar tráfego no e-commerce para continuar lucrando mesmo com as portas fechadas.

Talvez, por esse motivo, gestores prefiram apostar nas mídias sociais com a falsa crença de que apenas fazendo posts ele conseguirá conquistar clientes para sua marca. Mas a realidade está longe de ser essa. Pense em quantas empresas estão no Instagram e Facebook, mas não conseguem lucrar com essas ferramentas, Isso acontece porque é necessário seguir uma estratégia rigorosa para ter destaque nas mídias sociais. A principal delas é a quantidade e a frequência de posts, além de, claro, a estratégia na hora de criar posts que falem diretamente com o seu público. Sim, é um trabalho diário de formiguinha que, além da parte operacional e criativa, ainda é necessário acompanhar e entender os resultados que isso está gerando.

Mas e com e-commerce, como é feito o trabalho de conquistar clientes? A principal estratégia, depois de contar com uma criação de e-commerce profissional, é o SEO para E-commerce. É com esse trabalho que sua marca pode aparecer na primeira página do Google quando usuários buscarem por seus produtos. Mas, claro, não é apenas isso. Acompanhe o texto e entenda como a criação de e-commerce pode te ajudar a passar pela crise da Covid-19 e continuar trazendo clientes e lucro mesmo quando tudo voltar ao normal. 

Se preferir, clique direto no tópico
Como continuar vendendo mesmo de portas fechadas?
Como usar o e-commerce para garantir o lucro da empresa?

Comece na sua região
Adapte a rotina à nova realidade
Repense as estratégias de marketing digital 

Utilize o WhatsAPP a seu favor
Como começar a criação de e-commerce?

 

Como continuar vendendo mesmo de portas fechadas?

Vale ressaltar que estender sua marca para o mundo digital não é uma necessidade devido à pandemia apenas. A crise apenas acelerou o que já sabíamos: mais gente comprando online. Por isso, empresas que já acompanhavam essa tendência social, ou seja, atendiam as mais recentes necessidades dos consumidores, tiveram que fazer pequenas adaptações para a pandemia. Já quem estava fora do mundo digital, precisou, ou ainda precisa, começar um projeto de e-commerce do zero. Mas calma, porque nunca é tarde demais para otimizar sua marca. 

O segredo é sempre inovar e se adaptar às novas tendências para não passar por apuros ou ficar atrás dos concorrentes. E isso serve para negócios de todos os tamanhos. Vamos saber como, no próximo tópico. 

 

Como usar o e-commerce para garantir o lucro da empresa?

A estratégia de estar presente na internet com um e-commerce é atemporal, mas atualmente essa adaptação precisa ser feita o quanto antes para que a empresa consiga se manter durante a pandemia.

Com o isolamento social, as pessoas permanecem juntas na internet. E onde estão possíveis clientes, é onde sua empresa deve estar. Confira algumas dicas rápidas de como fazer isso. 

 

Comece na sua região

Um dos benefícios do e-commerce é poder alcançar o Brasil todo, quiçá o mundo, com sua marca. Mas para isso, é necessário começar a expandir sua marca na sua região. Além dessa ser uma regra vitalícia, nesse momento de pandemia, as pessoas estão engajando a campanha de valorizar os comércios locais, então, isso precisa começar de cada marca se valorizar dentro da própria região. 

No SEO para e-commerce, é possível fazer essa otimização por região e conquistar moradores locais que já estejam em busca dos seus produtos. 

 

Adapte a rotina à nova realidade

Uma vez que o atendimento presencial foi pausado, capacite os colaboradores para realizar atendimento online. Isso serve para outros setores também, qualquer um que tenha ficado obsoleto com a ausência da loja física, pode ser aproveitado.

 

Repense as estratégias de marketing digital

Se seus clientes sempre vieram de outros meios que não o digital, é a hora de mudar isso. E, quando tudo voltar ao normal, você vai ter conquistado mais um canal de vendas. Agora, o momento é de focar no marketing digital  e usar todas as possibilidades que ele oferece. Foque nas redes sociais para manter um relacionamento com seus clientes, mas invista forte em um e-commerce que otimize a compra e entrega de produtos. Algo muito mais prático e automatizado do que vender pelo Instagram, por exemplo.

Mas além de pensar em conquistar novos clientes, valorize aqueles que já são clientes. Após a primeira compra, utilize o marketing digital, também, para manter um relacionamento e fidelizar cada cliente

Dentro do marketing digital, é impossível abrir mão do posicionamento SEO do seu site e do seu e-commerce também. A otimização para buscadores se difere um pouco entre site institucional e loja virtual, por isso, tem o SEO para e-commerce.

 

Utilize o WhatsApp a seu favor

Recentemente, o WhatsApp tem ido muito além das relações pessoais. Não é à toa que o aplicativo lançou a versão Business, especial para as marcas se relacionarem com seus clientes.  E também facilita muito para os clientes que querem entrar em contato, sendo possível incluir botões nas mídias sociais e, principalmente, no próprio e-commerce.

Podemos considerar o WhatsApp Business como ponto chave de qualquer marca atual. Afinal, apesar de o e-mail marketing ser uma boa estratégia em alguns casos, quando pensamos em tornar a comunicação mais fácil partindo do cliente, ligação telefônica, chats e mensagens no WhatsApp são as melhores escolhas.

 

Como começar a criação de e-commerce?

Para quem já tem um site na plataforma WordPress, a criação de e-commerce pode ser mais simples. Isso porque a plataforma conta com um plugin totalmente personalizável chamado WooCommerce. Se o seu site já estiver bem posicionado na primeira página do Google, isso, com certeza, vai ajudar seu e-commerce a se destacar mais rápido.

Para empresas iniciantes no marketing digital, existem plataformas prontas com menos possibilidades de personalização, mas que são perfeitas para marcas que estão começando, principalmente se considerarmos a urgência do momento atual. 

Um exemplo dessa personalização é com o cadastro de produtos, no WooCommerce é possível fazer o cadastro com diversas diferenciações. Por exemplo, se você cadastrar uma blusa e seu preço variar de acordo com a cor, é possível fazer isso no mesmo produto. Já em plataformas prontas, cada valor teria que ser relacionado a um novo cadastro.

Outra personalização que ajuda as marcas é na criação de cupons. No WooCommerce, dá para fazer cupons com diversas especificidades, como nome, data de validade, e-mail permitido para o uso do cupom, entre outros. 

Não importa se sua marca já está inserida no universo digital ou ainda não, sempre é tempo de fazer essa expansão e garantir novas portas para conquistar clientes. No momento atual, muitas empresas querem recorrer ao e-commerce como uma forma de manter os rendimentos da marca e é mesmo uma solução, mas lembre-se que o e-commerce, e até mesmo o site institucional, é uma solução atemporal. Isso é, contar com esses recursos para sua estratégia de marketing digital é benéfica em todo momento, não apenas pela crise atual.

Nesse sentido, as mídias sociais têm a desvantagem de serem instáveis, afinal, os usuários estão sempre à mercê das atualizações e regras de cada rede. Já a otimização SEO, feita para o Google, apesar de possuir regras para ranqueamento, possui uma estabilidade muito maior. E apesar de as atualizações pedirem algumas adaptações, isso não significa uma mudança completa na estratégia. Além disso, quando se faz um bom trabalho de otimização para buscadores, as atualizações do algoritmo do Google não interferem nos resultados e na entrega de conteúdos. 

O mais importante é você lembrar que o usuário que está no google já está procurando pelo seu produto ou por algo relacionado a ele. Enquanto nas mídias sociais, os usuários são abordados pelas marcas através dos posts de forma inesperada. 

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