Quais dados mostram que seu investimento em Marketing tem resultado? - W/Morais Soluções Digitais

Agora você pode navegar pelas categorias que mais gostar

Categorias
16 de julho de 2021

Quais dados mostram que seu investimento em Marketing tem resultado?

Tempo de leitura: 10 minutos

Quais dados mostram que seu investimento em Marketing tem resultado?

Você já sabe qual é a importância de olhar os dados e aplicá-los no negócio? Provavelmente, sua empresa toma decisões baseadas em informações, então, por que com o Marketing Digital seria diferente? O modelo de Marketing de Performance veio para valorizar ainda mais a importância dos dados na tomada de decisões e na avaliação de resultados. É assim que uma marca profissional sabe onde investir seu dinheiro e qual retorno tem a partir disso.

Mas hoje em dia ouvimos falar sobre dados em todo lugar. Mas o que isso realmente quer dizer? Quando criamos estratégias e campanhas de Marketing Digital, seja em tráfego pago ou orgânico, é necessário mensurar determinados indicadores. É assim que respondemos aquela pergunta clássica “como eu sei que o marketing digital está dando certo?”. 

Por isso, o texto de hoje é para mostrar quais são esses “indicadores-chave de desempenho”, mais conhecidos como KPIs. A Agência responsável pela estratégia de Marketing Digital da sua marca deve avaliar esses indicadores. Mas já pensou você mesmo ter a opção de analisar e acompanhar os resultados do seu investimento? Como uma Agência de Marketing de Performance, a WMorais entende a importância dos dados e da transparência dos seus resultados. Por isso, nossos clientes têm acesso livre a essa mensuração. Então, nada mais justo do que explicar como você deve fazer isso de uma forma totalmente prática, fugindo da teoria.

 

Se preferir, clique direto no tópico
O que são KPIs?
Quais KPIs olhar para saber se uma estratégia de Marketing de Performance está dando certo?
1 – Meta
2 – Público
3 – Custo por Clique, Clique e Taxa de conversão
4 – Custo por Conversão
5 – Funil de Vendas
6 – ROI

 

 

O que são KPIs?

Se você já deu uma olhada sobre dados e como mensurar os resultados de campanhas de Marketing Digital, com certeza já se deparou com a sigla KPI. Em português, ela significa Indicador-chave de Desempenho. Na prática, são ferramentas para medir o desempenho e o sucesso de uma campanha ou de qualquer estratégia ou processo. Nesse caso, o foco é como esse processo teve esse resultado? Com essa resposta, é possível repetir a receita e obter cada vez melhores resultados. 

Mas não se engane. “Receita” não significa que uma estratégia serve para todas as marcas. É necessário entender o contexto de cada empresa e seu público, fazer testes, mensurar os resultados por, pelo menos, 90 dias e aí sim entender qual “receita” é ideal para essa empresa especificamente.

 

Quais KPIs olhar para saber se uma estratégia de Marketing de Performance está dando certo?

Agora que você entendeu o que são KPIs e por que deve dar atenção a eles, vamos entender quais ferramentas a WMorais usa para mensurar o sucesso de uma campanha. 

 

1 – Meta

Antes de mais nada, tenha em mente qual o seu objetivo da campanha de Marketing Digital que será desenvolvida. É a meta que norteia a seleção e a análise dos indicadores mais interessantes para cada caso.

Aí você pode responder “o objetivo é vender”. De fato, mas “vender” pode passar por diversas etapas ou mesmo ter diferentes significados. O que significa que esse objetivo precisa ser destrinchado em pequenas metas. 

Por exemplo, dá para objetivar acessos em um site para movimentá-lo e vender anúncios ou mesmo objetivar contatos por WhatsApp, ligações ou formulários, visitas ao estabelecimento, entre outros.

Além disso, o objetivo da campanha nem sempre é o objetivo da sua marca. Você tem um objetivo claro: faturar mais! Mas uma campanha de Marketing Digital vai até onde dá no mundo virtual. Ou seja, se você tem um e-commerce com tags instaladas, conseguimos seguir o usuário desde o primeiro contato com a marca até a compra, mas se a compra é feita fora do ambiente virtual, a conversão é levar esse usuário até a loja, até um formulário de contato, até uma ligação… A ferramenta não conseguirá rastrear além disso.

 

2 – Público

É possível segmentar o público da marca configurando as ferramentas para um determinado público. Como também é possível deixar as ferramentas testarem os anúncios com diferentes públicos para, então, definirem qual é o público que mais dá resultado de acordo com a meta estabelecida. As metas podem ser: conversões, visitas em uma loja, mensagens, tráfego em um site, entre outras.

 

Observar a faixa etária, local onde mora, faixa de renda, gênero e com esses dados comparar os resultados de diferentes públicos ajuda a entender dois pontos importantes. O primeiro é avaliar se a persona que o cliente imaginava é de fato seu público. Em segundo lugar, pode mostrar que há mais de um modelo de persona. Isso também norteia a comunicação da marca e, claro, a criação de ações comerciais.

Diante de tantas possibilidades (pense quantas combinações de público são possíveis com essas características!) é necessário contar com especialistas que entendam tanto de Marketing quanto das ferramentas digitais que estão usando. Por isso, a WMorais conta com um time de especialistas para extrair o máximo desses dados e do algoritmo.

 

3 – Custo por Clique, Clique e Taxa de conversão

Algo importante que você precisa saber é que independentemente de atingir ou não os objetivos da campanha, as ferramentas cobram por cliques no anúncio. 

Então, você precisa saber quantos cliques a campanha recebeu, quanto pagou por cada clique e a cada quantos cliques, em média, acontece uma conversão. Consequentemente, você também saberá o custo por conversão.

Esse é um ponto muito importante e que você precisa ter claro. É uma dúvida muito comum entre nossos clientes, que pensam que a ferramenta é comprometida com a conversão dele. Mas não é! Ela é comprometida com os cliques, a conversão é uma consequência.

Viu como é importante contar com uma Agência de Performance? Esse formato acaba tornando empresa e cliente parceiros nessa jornada. Afinal, ambos ganharão de acordo com o resultado.

A WMorais se preocupa em explicar para todos os clientes como funcionam os “bastidores”. Isso vai além de entregar o serviço contratado, pois mostramos como esse universo funciona. O time WMorais inclui o cliente de todas as ações, educando-o durante o processo e dando maior segurança em suas ações.

E isso nos leva para o próximo tópico: o famoso custo por conversão. 

 

4 – Custo por Conversão

Primeiro, você precisa saber que “conversão” é aquilo que a ferramenta determina como conversão. Por exemplo, se temos uma campanha para vendas no e-commerce, a conversão pode ser uma compra.  Se temos uma campanha para o  preenchimento de um formulário de contato, ou contato via WhatsApp, por exemplo, a conversão é o contato. Dependendo de cada caso, podemos criar até mais uma etapa no funil de vendas, o que veremos no próximo tópico. 

Por isso, entenda que cada caso tem que ser analisado individualmente. Não existe custo por conversão ideal. O  ideal é sempre pagar o mínimo possível, mas quanto é o mínimo possível depende do segmento, do público, dos seus concorrentes, da qualidade dos anúncios, da página de destino e da qualidade do site da marca.

E aí chegamos a outro ponto delicado: a importância de ter um projeto bem estruturado, com estratégias de web design e práticas UX.  Por isso, a WMorais analisa o projeto de cada cliente para identificar possíveis melhorias.

 

Confira exemplos práticos:

  • E-commerce com ticket médio de R$50, mas o custo do produto é R$20 e o custo de conversão é R$30. É simples: a conta não vai fechar! Mas se o ticket médio fosse R$5.000, faria total sentido e fecharia bem. Então, tão bom quanto ter um número de referência, é entender se esses números fazem sentido para o seu negócio.

 

  • Outro exemplo, uma campanha que rendeu 500 contatos no WhatsApp ao custo de R$1 por contato, mas a conversão da equipe de vendas é 1%. Ou seja, a conversão real foi de apenas 5 pessoas e o custo por conversão foi R$100 reais, não R$1.

 

5 – Funil de Vendas

Algo que toda marca deveria ter clara é por quais etapas seu cliente passa até fechar uma compra. Então, entender qual é a performance em cada uma dessas etapas. 

Por exemplo, uma campanha que leva muitos usuários para um e-commerce, mas ao chegar poucas pessoas compram. As perguntas que ficam são: onde está o problema? Onde precisamos atuar? Aumentar o crédito, por exemplo, não irá resolver o problema, só aumentará o prejuízo, pois o problema não está na campanha em si, mas sim no e-commerce. E nesse caso, há diversas possibilidades. 

Ou seja, sem conhecer as etapas de venda e avaliar cada uma delas, é impossível identificar qual etapa do processo está travando as conversões. Então, também não dá para investir tempo e recursos no lugar certo.

Nesse ponto, a WMorais se destaca. Nossos especialistas possuem know-how em diversos  segmentos e podem facilmente orientar o cliente nos pontos de melhoria, sejam eles digitais ou até mesmo estruturais, dentro da empresa e da sua equipe.

 

6 – ROI

O ROI também é uma sigla bastante conhecida quando o assunto é resultado. ROI significa Retorno por Investimento. Ou seja, assim como comprar ações, títulos, imóveis, o marketing também é um investimento. Então, nada mais justo do que esperar um retorno desse investimento! Afinal, todo mundo investe para ganhar dinheiro, não para perder, né?

Por isso, sem saber qual é o retorno do investimento, como saber se vale a pena colocar esse dinheiro lá? Como decidir quanto investir para otimizar os resultados ou mesmo para atingir o resultado desejado? E se você ainda tinha dúvidas sobre a importância de medir esses resultados, o indicado ROI deixa essa importância inquestionável.

Em um e-commerce é mais fácil fazer essa mensuração, pois o processo todo está dentro dos domínios das ferramentas graças às tags instaladas no site. Mas se sairmos desse ambiente e vamos para contatos no WhatsApp, visitas em lojas, ligações, entre outros? 

Existem ferramentas (o omnichannel, por exemplo) que ajudam a centralizar esses atendimentos em um único local e rastrear de onde eles estão vindo. Não é uma tarefa fácil, em muitos casos não existem alternativas além de perguntar para o cliente de onde ele veio, anotar essa informação em uma planilha e ter esses dados documentados, mesmo que por meio manual e não automatizado. Mas não tem como ignorar a necessidade de ter essas informações. Sem elas, ficamos cegos em relação a quanto está valendo a pena. É como caminhar num local desconhecido sem uma bússola.

 

Conheça a Metodologia WMorais para mensurar resultados 

A WMorais é uma Agência de Performance, ou seja, com a gente você sabe exatamente o resultado do seu investimento e paga de acordo com isso.

Para que tudo fique ainda mais claro e acessível, disponibilizamos aqui no site a “Área do Cliente”, onde nossos clientes têm acesso a todos esses dados importantes direto na palma da mão ou com alguns cliques no computador. Você pode acompanhar o desenvolvimento das campanhas quando quiser, conferir resultados anteriores e ainda ter acesso a vídeos explicativos sobre o que significa cada métrica. 

Além disso, temos reuniões mensais para avaliar com cada um dos nossos clientes os resultados da campanha. Isso é, entender os acertos e os aspectos que ainda podem ser melhorados. É mensurando e entendendo os dados que nossa equipe cria as estratégias seguintes.

Para saber como o Marketing de Performance pode funcionar na sua empresa, ligue para (13) 98132-5919, mande uma mensagem no WhatsApp ou, se preferir, aqui mesmo no site.

 

Mais soluções da WMorais para você

Atuamos com otimização para buscadores em São Paulo e todo o Brasil, que torna possível para sua empresa aparecer na primeira página do Google. Além disso, também somos uma Agência Google Ads, ou seja, criamos e monitoramos tudo o que sua empresa quiser anunciar no Google Ads, sempre traçando estratégias personalizadas e entregando resultados.

Temos expertise em criação de website gerenciável, criação de e-commerce e desenvolvimento de sistema web personalizado. Tudo com a estrutura ideal para seu público-alvo, seja na criação de website, e-commerce, landing page e até sistema web.

Bem como fazemos o planejamento de marketing de conteúdo SEO para o bom posicionamento SEO do seu site. Também realizamos otimização SEO para sites, e-commerces e hotsites.

Não deixe de ver nossos cases de sucesso!


A WMORAIS oferece soluções digitais para pequenas, médias e grandes empresas de São Paulo. É especialista em otimização para mecanismos de busca (SEO) para ranqueamento na primeira página Google. Também tem expertise em criação de site gerenciável (e-commerce, blog, portal) e desenvolvimento de sistema web customizado. Além de atuar com consultoria de marketing digital, marketing de conteúdo, anúncios no Google Ads, criação de logotipo e palestras personalizadas.

 

Voltar

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Você também vai gostar