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14 de junho de 2021

Marketing e vendas andam cada vez mais juntos

Tempo de leitura: 10 minutos

Marketing e vendas andam cada vez mais juntos

Você já ouviu falar em Marketing de Performance? Essa é a inovação mais recente dentro do Marketing, segmento que vem ganhando novidades em grande velocidade. O Marketing de Performance une o melhor dos dois mundos: estratégia de divulgação + resultados mensuráveis. Isso é, entender exatamente o impacto do investimento que a sua marca fez em Marketing. Essa mensuração tem dois pilares como objetivos principais: saber se a estratégia funcionou (e o que fazer para melhorar ou continuar funcionando) e saber se o seu investimento é realmente investimento. Ou seja, para cada 1 real que você investe em Marketing, quanto recebe de volta? 

Se você não sabe a resposta para essa pergunta, talvez esteja perdendo o dinheiro da sua empresa. Quer entender o que é Marketing de Performance e como uma Agência de Performance atua e se diferencia das demais? Vamos explicar tudo neste texto! Confira e pare de perder dinheiro. 

Se preferir, clique direto no tópico:

O que é Marketing de Performance?
Qual a diferença para uma agência comum?
Qual é a metodologia aplicada
Quais são os serviços envolvidos
Quais são os especialistas envolvidos
Como a WMorais atua nesse contexto
Como é a rotina do cliente nesse contexto

 

O que é Marketing de Performance

 

 

A forma mais simples de definir o Marketing de Performance é dizer que ele possui estratégias focadas na obtenção de resultados que possam ser mensurados.

Mas, além disso, é importante dizer que o Marketing de Performance envolve, principalmente, as ações do Marketing Digital. Afinal, é muito mais viável e específico os resultados obtidos a partir de estratégias digitais do que aquelas realizadas offline, como comerciais na TV e outdoors. Então, uma vez que a mensuração é o grande diferencial de uma Agência de Performance, o caminho não poderia ser outro.

Mesmo assim, existem diversas possibilidades quando o assunto é estratégia. E a melhor parte é que a marca pagará o maior investimento pelo serviço realizado, conforme o resultado obtido. Diferentemente do que estávamos acostumados, quando mensalidades precisavam ser pagas antecipadamente e de forma fixa independente do resultado obtido pela contratada.

A Agência de Marketing de Performance consegue oferecer para a marca propostas que permitem mediação de valor em real, de acordo com o ROI. E isso significa vantagens tanto para a Agência quanto para a marca que contratou o serviço.

A equipe da Agência Digital de Performance consegue medir todo o resultado, desde o custo de aquisição de um novo cliente até seu ticket médio e LTV (lifetime value). Ao mesmo tempo, continuam com o papel de criar conteúdo para o site, mídias sociais e entre outros serviços comuns do Marketing Digital.

 

Qual a diferença para uma agência comum?

A principal diferença de uma Agência de Performance para as demais é justamente entregar o valor dos seus resultados. Consequentemente, para o cliente, é ele pagar o valor proporcional a um bom resultado. 

E para entregar um bom resultado, a Agência Digital de Performance tem um passo a passo definido. No próximo tópico, você vai encontrar qual é a metodologia aplicada pela WMorais com cada um de nossos clientes.

 

Qual é a metodologia aplicada

1 – Diagnóstico

Primeiro, a equipe faz um diagnóstico da situação atual do possível cliente. A intenção é encontrar estratégias que permitam a marca alcançar seus objetivos. 

 

2 – Planejamento 

Após o diagnóstico e a apresentação de soluções para a marca, a Agência de Resultados, como também é chamada uma Agência Digital de Performance, é contratada. A partir disso, está livre para coletar ainda mais informações que permitam um planejamento com estratégias sob medida.

Um passo importante é definir o que é resultado para o cliente, isto é, os indicadores de Performance (KPI). Além disso, define-se também as etapas do projeto e os canais que serão utilizados. Assim, é possível tirar a estratégia do papel e colocá-la em ação, configurando as plataformas escolhidas.

 

3 – Ação

Essa é a fase de ação. Nesse momento, o serviço está sendo executado de forma contínua. É possível avaliar de forma mais completa o resultado de uma estratégia após três meses de funcionamento. Durante esse período, pequenos ajustes ainda podem ser feitos para que ao fim de 90 dias, o veredito seja dado.

Por isso, há dois tipos de modelo de Ação.

3.1 –  Após os primeiros 90 dias, são realizados os testes e validações. Nesse ponto, o principal objetivo é encontrar a estratégia capaz de gerar ROI a médio e longo prazo.

3.2 – Então, a partir do segundo ciclo de 90 dias, já com as principais validações realizadas e com uma estratégia definida, a Agência de Performance passa a analisar, otimizar e encontrar meios de crescer. Afinal, o caminho já foi direcionado. Nesse ponto, o ROI é o principal foco. Qualquer decisão é baseada nisso. 

 

4 – Comunicação

Todo mundo sabe que a comunicação é a base para qualquer relacionamento, até os profissionais. Por isso, contamos com um time especialista em fazer essa comunicação entre a equipe técnica e o cliente: o customer success. 

Esse time é especialista em Marketing Digital e negócios e está focado em garantir que o cliente alcance seus objetivos. Sempre acompanhando e fazendo os ajustes necessários nas campanhas e estratégias para garantir a melhor performance.

Vale lembrar que nessa relação ganha x ganha, se o time de especialistas de Marketing Digital não consegue entregar o resultado combinado, a WMorais não ganha o seu percentual de resultado, por isso, é importante que a marca entenda que estaremos inteiramente dedicados na obtenção do melhor resultado, para também lucrarmos com isso.

 

5 – Análise de dados

A ideia é que a marca entenda exatamente o que está sendo feito com seu investimento para a divulgação e resultados. Aliás, não é só uma ideia, mas também uma prática cativa do passo a passo. 

Por isso, os dados são analisados e, assim, é possível encontrar possíveis falhas e entender onde é necessário mudar. Comunicando-se com o resto da equipe, é possível encontrar como melhorar a performance e o ROI da estratégia utilizada.

 

Quais são os serviços envolvidos

Apesar de os dados serem o farol das estratégias, é necessário contar com diversos serviços para criá-las. Ou seja, as ferramentas e canais que serão utilizados. Por isso, é importante contar com uma Agência de Marketing de Performance que conte com um time completo que ofereça diversos serviços para não ter limitações na hora de criar as estratégias.

A seguir, confira quais os serviços envolvidos no Marketing de Performance.

  • Tráfego Pago: São criadas campanhas no Facebook Ads e/ou anunciar no Google através do Google Ads no formato que for validado como o mais rentável para a marca. Essas ferramentas são consideradas estratégias com resultado a curto prazo.
  • Tráfego Orgânico: Conteúdos com técnicas atualizadas de SEO (otimização de sites). Estratégia com resultado a médio prazo.
  • Criação de Conteúdo: Textos personalizados, vídeos animados, áudios, e-books. O formato que for necessário para atrair leads e convertê-los!
  • E-mail Marketing: Criação e gestão de todo o fluxo de campanha de e-mail marketing para conversão via e-mail marketing.
  • Desenvolvimento Web: criação site, criação de e-commerce ou páginas de venda com técnicas de CRO, Pesquisa de Tendências e Recursos para maior desempenho e customização. 
  • Web Design: Ninguém gosta de template, não é legal ter um site que na esquina tem outro igual.
  • Big Data e Business Analytics: Área do cliente exclusiva em nosso site, com todos os indicadores e vídeos educativos, de forma rápida e fácil, onde o cliente estiver. Não somente expomos os indicadores, mas também realizamos um trabalho consultivo, entregando nosso know-how de mais de 10 anos de experiência na área de estratégias digitais.

 

Quais são os especialistas envolvidos

É claro que para desenvolver tantos serviços, é necessário que a Agência de Performance conte com um time de especialistas. São eles:

  • Estratégia e Planejamento (Customer Success);
  • Big Data e Data Analytics (Dados);
  • Redação e Copywriting;
  • Analista JR e Sênior de Tráfego Pago;
  • Motion Designer;
  • Designer Gráfico Pleno;
  • Designer Web Pleno;
  • Desenvolvedor Sênior.

Será que a sua marca consegue imaginar o custo fixo de ter uma equipe como essa? Será que saberá definir demandas, prazos e objetivos para cada área?

Mais uma vez o formato ganha x ganha de uma Agência de Performance mostra o seu valor. A entrega de um time completo atuante pela marca, por um valor acessível e com lucro mediante a resultados.

 

Como a WMorais atua

A WMorais Soluções Digitais é uma Agência Digital de Performance focada em entregar resultados mensuráveis em todas as frentes em que atua: sites, e-commerces, gestão de campanhas de anúncios, social media, marketing de conteúdo, SEO, inbound marketing, automação de marketing, entre outros canais.

Acompanhamos nossos clientes em todos os momentos de sua estratégia digital, passando pelo entendimento do seu contexto, para construção da estratégia, até a sua execução e constante otimização.

O nosso foco é encontrar oportunidades para aumentar seu faturamento, sempre tomando decisões com base em dados (data-driven), de forma a auxiliar nossos clientes a alcançarem resultados reais e novos patamares para o seu negócio.

Fazemos um diagnóstico em que conhecemos melhor nossos clientes, passamos por um processo de planejamento e implantação dos serviços, seguimos por períodos trimestrais de ongoing: o primeiro focado em validações e os demais em crescimento.

 

Como é a rotina do cliente nesse contexto

A partir desses serviços e de reuniões de alinhamento feitas com o cliente, atuamos na definição de objetivos, sempre baseados em conversão.

Os objetivos podem ser os mais variados possíveis, desde quantidade de Leads até fechamento de vendas. O importante é que seja possível avaliar quais números vieram de cada estratégia.

Por exemplo: dos 5.000 downloads de um material rico em um mês, 1000 (20% dos Leads) são considerados qualificados – e o CPL é de R$20. Tudo isso será usado para calcular o ROI do modo mais fiel possível.

 

Quer entender como tudo isso pode ser aplicado na sua marca? 

Além da mensuração de dados e do investimento proporcional ao resultado, a personalização das estratégias é outro pilar de uma Agência de Performance. Por isso, entenda como toda essa teoria pode ser aplicada, de forma prática, na sua marca. 

Comece a acompanhar exatamente o quanto você está gastando e por quê:

Ligue para (13) 98132-5919, mande uma mensagem no WhatsApp ou, se preferir, aqui mesmo no site.

 

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Bem como fazemos o planejamento de marketing de conteúdo SEO para o bom posicionamento SEO do seu site. Também realizamos otimização SEO para sites, e-commerces e hotsites.

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