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16 de abril de 2021

Como vender pela internet agora! Listamos as melhores opções de monetizar

Tempo de leitura: 10 minutos

Como vender pela internet agora! Listamos as melhores opções de monetizar

Vender pela internet já é uma necessidade para todas as marcas. Mas cada vez mais seus gestores têm percebido essa urgência. O que pouca gente sabe é que para vender pela internet não precisa necessariamente depender da criação de e-commerce. É claro que a plataforma de e-commerce sob medida é a opção mais completa para marcas consolidadas. Mas para quem está começando agora, pode investir em plataformas prontas ou em marketplace. E é justamente isso que vamos abordar neste texto! 

Quem tem pressa para começar a monetizar na internet pode pegar papel e caneta para anotar as dicas de hoje. Servem para agora, durante a pandemia, e para continuar faturando mesmo quando tudo voltar ao normal. 

É claro que vender pela internet não é uma tarefa fácil, mas é possível e rentável. E sua marca pode ser um sucesso fazendo isso! Existem diversas formas de fazer e a primeira dificuldade é escolher qual a melhor opção para você, considerando as características da sua marca e, claro, seu orçamento e prazo.

Por isso, listamos as principais das melhores opções para monetizar na internet. Com certeza, você vai encontrar a opção que cabe dentro do seu orçamento e recursos. O importante, primeiro, é escolher uma direção e começar. Com o tempo, você pode melhorar seus canais de venda.

 

Se preferir, clique no tópico:
1 – Plataforma pronta
2 – Marketplace
3 – Criação de e-commerce
Bônus: Como gerar tráfego

 

1 – Plataforma pronta

Escolher uma plataforma de e-commerce une o melhor dos dois mundos: praticidade e valorização da marca. Ela oferece os principais recursos, assim como um design refinado, resultando em um e-commerce de qualidade com as funções básicas que você precisa.

Um bom exemplo de plataforma pronta é a Nuvem Shop, que oferece soluções na medida e com aparência profissional. Você pode criar sua loja online utilizando os recursos disponíveis para personalizá-la como preferir.

Como diferenciais, podemos destacar a disponibilidade de aplicativos para complementar seu e-commerce. Por exemplo, aplicativo para melhorar a logística de entrega, recuperar carrinhos de compra abandonados, sistema ERP e até a opção de chat. 

Você pode entrar em contato com uma empresa de criação de sites para criar seu e-commerce com a Nuvem Shop. O valor é muito menor quando comparado à criação de e-commerce sob medida. Comparando os dois, a diferença é que um e-commerce sob medida oferece mais recursos e possibilidade de personalização. Mas para marcas que estão começando, uma plataforma pronta atende a todas as demandas.

 

2 – Marketplace

O marketplace é como um shopping virtual. Sua marca pode ter um espaço ali para vender seus produtos, assim como vários outros lojistas, mas o nome do “shopping” já é um grande atrativo, o que ajuda o grande tráfego de usuários. 

Ou seja, o marketplace é um e-commerce mediado por uma empresa, em que várias marcas podem vender ali. Os usuários podem comprar produtos de diferentes lojistas e colocar tudo em um único carrinho. Dependendo do marketplace, é cobrado um único frete também. 

Essa é a opção mais fácil para quem tem pressa, existem muitas opções para você escolher. Além disso, mesmo que você já tenha um e-commerce próprio, pode vender em marketplaces também. 

A regra vai depender, mas normalmente é cobrado um valor em cima de cada item vendido. Um ponto negativo é que sua marca acaba não tendo destaque. Muitas pessoas, inclusive, acham que estão comprando diretamente da marca dona do marketplace. Mas empresas que estão começando, podem investir nesse formato. Apenas fique atento às regras de cada marketplace e escolha a melhor opção para você.

Atualmente, os principais marketplaces são:

 

2.1 – Mercado livre

O Mercado Livre é uma referência em marketplace. Afinal, é um dos primeiros a surgirem e a cada ano alcança mais qualidade, se consolidando na área. 

Você pode vender todo tipo de produto e ainda oferece muitas opções de pagamento, facilitando para os usuários e aumentando as chances de venda.

 

2.2 – Magazine Luíza

A Magazine Luíza adiantou um projeto que já estava no papel: o Parceiro Magalu. Qualquer marca pode vender através do marketplace, que oferece facilidades para quem tem pouco conhecimento na área de vendas online. 

Além disso, a Magazine tem ótimos números quando o assunto é tráfego. Ou seja, mas chances da sua marca ser vista.

 

2.3 – Casas Bahia

A Casas Bahia também lançou recentemente a opção de marketplace, cedendo à necessidade atual do mercado. Além de otimizar seu próprio e-commerce e estratégias de vendas online, a marca chegou com essa novidade para ajudar os lojistas durante a pandemia. O que, claro, vai perdurar mesmo quando tudo voltar ao normal.

 

2.4 – Amazon

A Amazon também é outra grande referência quando o assunto é marketplace. A marca começou como um e-commerce para vender os próprios produtos e se ampliou para receber outras marcas, tornando-se um importante nome quando o assunto é marketplace.

 

3 – Criação de e-commerce

Para marcas já consolidadas, não existe opção melhor senão a criação de e-commerce personalizada. Principalmente marcas que já possuem loja física e podem usar o e-commerce como forma de fidelizar clientes  e ficar ainda mais próxima deles.

Nesse formato, é possível personalizar tudo: páginas, funções, categorias, tags, logística de entrega, estoque. E, claro, incorporar suas regras de negócio e funcionalidades específicas dos seus clientes. Um exemplo disso é exatamente um programa de fidelização. Além disso, cupons de desconto personalizados e cadastro específico para cada produto, que tornam a experiência de compra ainda melhor para o usuário.

 

Bônus: Como gerar tráfego

Independentemente da opção de plataforma de vendas online que você escolher, pensar em como atrair tráfego é sempre importante. Além disso, o trabalho de consolidação da marca deve estar presente o tempo todo. 

Agora que você já tem ideia das opções para começar a vender online, precisa, também, pensar em como fazer sua marca crescer online. Gerando lucros e se consolidando dentro do seu segmento.

Por isso, pensar em estratégias para gerar tráfego é um passo indispensável para qualquer marca que queira faturar e crescer.

Como estamos falando para quem tem pressa em monetizar, as primeiras opções são anúncios pagos. Tanto no Google (Google Ads), como nas mídias sociais, com o remarketing. Essas são as opções que funcionam a curto e médio prazo. No entanto, nenhuma estratégia tem o prazo “para ontem”, ou seja, é necessário, pelo menos, três meses para conseguir resultados sólidos.

A opção a longo prazo, mas que, por outro lado, agrega valor à marca, é a otimização para os motores de busca. Existe a otimização para e-commerce, que atende às necessidades específicas desse tipo de site. Como: otimizar cada produto, suas imagens, descrição, além da otimização feita em código fonte. 

Em um cenário ideal, todas essas opções são utilizadas pela marca. Isso garante uma cobertura maior de leads qualificados, já que atinge usuários em diferentes locais.

 

Descubra a melhor opção para a sua marca

Se você não sabe como escolher a melhor opção para começar a monetizar com a internet, que tal a ajuda de uma consultoria digital? 

A WMorais conta com uma equipe de profissionais experientes que fará uma análise da sua marca e, assim, poderá indicar as melhores soluções. Sempre considerando suas metas, prazo e, claro, o orçamento disponível. 

Além disso, saiba qual a melhor forma de atrair tráfego para plataforma de vendas online, independente de qual seja! 

Esse é o caminho que você precisa traçar: escolher sua plataforma de ecommerce ou marketplace, pôr essa escolha em prática. Depois disso, trabalhar o marketing digital da sua marca. Se você não sabe por onde começar, a opção de ter uma consultoria digital pode te ajudar a dar o primeiro passo. E, o mais importante: o primeiro passo na direção certa.

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