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14 de fevereiro de 2020

Para fidelizar um cliente, a marca precisa estar sempre ao seu lado! Saiba na prática como fazer

Tempo de leitura: 10 minutos

Para fidelizar um cliente, a marca precisa estar sempre ao seu lado! Saiba na prática como fazer

Não basta conquistar um lead, não basta fazê-lo comprar ou contratar seu serviço uma única vez. Você sabia que a fidelização é o meio mais lucrativo? Empresas ganham mais de clientes fiéis, que voltam a comprar porque confiam na marca, do que de novos leads. Os dois focos são importantes, o problema é que muitas empresas querem apenas atrair novos clientes e esquecem de fidelizar aqueles que já conhecem a marca, que já foram conquistados uma vez, que podem — e devem — voltar.

Como é possível fidelizar um cliente? Por meio de uma experiência personalizada e exclusiva. A empresa pode desenvolver um grupo de assinantes, clube de vantagens online, além daquela regra que nunca envelhece: proporcionar uma ótima experiência, mas que não é tudo.

Criar um sistema de fidelização tem o potencial de alavancar as vendas, aumentar o ticket médio por consumidor e criar uma legião de clientes fiéis a partir da compra recorrente. Além disso, a empresa ainda ganha a propaganda mais barata e antiga: a do boca a boca. Seus clientes fiéis vão sair por aí falando bem e indicando sua marca para amigos e familiares.

Agora que você já sabe das vantagens da fidelização de clientes, confira como dá para fazer isso na prática.

 

1 – Nem todo cliente é igual. Então, por que escolher uma plataforma pronta se você pode fazer mais pelo seu cliente?

A oferta de plataformas prontas tem crescido cada vez mais com o apelo de ser mais rápido e barato utilizar esse tipo de produto. Mas você já parou para pensar que ideia isso passa para o seu cliente? Já pensou se existem outros caminhos mais benéficos para sua empresa e seus clientes?

Hoje em dia, macas que oferecem mais do mesmo não têm nenhuma vantagem competitiva dentro do mercado. A expectativa do consumidor é bem mais alta, então, o mínimo que você pode oferecer contempla muito mais coisas do que há alguns anos. Exclusividade, atendimento sob medida e um relacionamento próximo do cliente são premissas. E isso tem tudo a ver com desenvolver um sistema com a cara da sua empresa e do público-alvo ao invés de optar por uma plataforma pronta.

Um sistema que visa a fidelização de clientes deve conter em seu painel administrativo, pelo menos

  • Uma gestão inteligente de clientes;
  • Gestão de prêmios;
  • Gestão de pontos e resgates dos clientes de forma intuitiva;
  • Gestão de estabelecimentos.

A parte boa de desenvolver uma plataforma sob medida é que dá para criar um sistema específico e totalmente gerenciável para você montar o seu clube de vantagens! Isso significa adequar as funções às regras de pontos estabelecida pela empresa.

DESENVOLVER SISTEMA WEB PARA CLUBE DE COMPRAS

Faça ótimas parcerias e promova muito bem o seu clube para os clientes finais. Os mais interessados nos descontos será o público final, então, não economize na hora de divulgar nas ruas ou na Internet

 

2 – Qual plataforma ou sistema devo utilizar para seu clube de vantagem?

Para deixar claro, é impossível ter um bom clube de vantagens sem uma plataforma ou sistema. É por isso que nesse momento você vai ter que encontrar uma plataforma específica para isso, pensada exatamente no perfil de cliente que possui e nas características do seu produto ou serviço.

Por exemplo, a frequência média com que os clientes recompram seu produto baseada na durabilidade. Já para serviços, avalie em que momento ele entra na rotina do cliente, qual a sazonalidade mais fraca, e encontre maneiras de reverter esse momento fraco.

Cases para se inspirar:

Nesse caso, a empresa focou nos dias em que o movimento está mais fraco, comum em todo cinema, para criar vantagens que atraia o expectador e assim equilibrar com os dias de mais movimento, que são os fins de semana e feriados.

Aqui, o Posto Ipiranga se baseou na frequência de uso do seu produto: abastecer é uma rotina para seus clientes e existem muitos postos disponíveis no caminho para isso. Mas, escolhendo o Ipiranga em todas as vezes, eles têm vantagem.

No caso das cápsulas Dolce Gusto o clube de vantagem também depende da frequência de consumo, em que cada produto é revertido numa quantidade de pontos. Ao atingir números específicos, o cliente reverte os pontos em produtos.

Além disso, existe a vantagem também em adquirir uma assinatura. Se comprometendo com a frequência de compra, o cliente ganha descontos.

 

3 – Conhece a estratégia oceano azul?

Quando falamos sobre sistema web de clube de vantagens, é comum associar à e-commerce. Mas isso, definitivamente, não é uma regra. Empresas prestadoras de serviço também têm potencial de fidelizar seus clientes com um clube de vantagem feito sob medida para o seu público.

Além de potencial, essas empresas ainda têm vantagem de serem pioneiras nesse mercado. Ou seja, não existe concorrência com essa estratégia. Essa estratégia é chamada de oceano azul, fazendo uma metáfora em que o oceano é um lugar onde se pode nadar livremente.

 

4 – Benefícios do clube de compras para sua empresa e seus clientes

Para o cliente, a vantagem principal são os descontos, mas pode ser também a facilidade na aquisição, como é o caso de assinaturas, por exemplo.

Para as empresas, o principal benefício é vender mais. No entanto, existem outros, confira:

  • Pagamento recorrente e previsível, contribuindo para o planejamento financeiro da empresa
  • Previsibilidade de estoque e saída de produtos
  • Fidelização e relacionamento mais próximos com os clientes

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