Transformação digital chega às empresas, aliando inteligência artificial e humana para melhores resultados - W/Morais Soluções Digitais

Agora você pode navegar pelas categorias que mais gostar

Categorias
1 de novembro de 2019

Transformação digital chega às empresas, aliando inteligência artificial e humana para melhores resultados

Tempo de leitura: 10 minutos

Transformação digital chega às empresas, aliando inteligência artificial e humana para melhores resultados

Entenda como adaptar sua empresa para ter sucesso com a Inteligência Artificial

Para o Dia Internacional das Mulheres, a Caixa Econômica Federal buscou uma representante feminina para falar sobre um segmento dominado por homens: o mercado tecnológico. A CEO da WMorais, Gabriela Morais, foi a escolhida para falar sobre a transformação digital que vem acontecendo de uns anos para cá, ficando cada vez mais forte e mais presente dentro das empresas e na vida de qualquer pessoa.

Já percebeu como é quase impossível fugir da tecnologia? Ela está presente em pequenos detalhes do cotidiano, facilitando e agilizando processos que sempre fizeram parte de nossas vidas, como se locomover, alimentar-se e até mesmo conseguir emprego ou trabalhar com uso da tecnologia e da internet.

Navegue pelos tópicos:

1 – A transformação digital é uma ameaça para quem não sabe usá-la
2 – O que acontece offline repercute online e vice-versa
3 – Cada um tem autonomia de fazer algo acontecer através da internet
4 – Quem não encontra oportunidade de trabalho, tem a internet como opção
5 – Como as empresas podem aproveitar a Inteligência Artificial


1 – A transformação digital é uma ameaça para quem não sabe usá-la

Como as pessoas podem se adaptar para ter sucesso em uma realidade que cada vez mais é tomada pela tecnologia? No cotidiano, seja no trabalho ou na vida pessoal, cada vez mais lidamos com Inteligência Artificial através de sistemas automatizados. Ou seja, interagimos com robôs em diversas situações diferentes.

Isso significa que a Inteligência Artificial tem ocupado espaço em diversas funções que antes eram realizadas por humanos. Já vimos isso acontecer antes, com maquinários em indústria e agronegócio. E, assim como antes, a capacidade dos seres humanos não pode ser completamente substituída, mas ambos — tecnologia e pessoas — devem trabalhar juntos, compreendendo as diferenças entre inteligência artificial e humana para designá-los para o que cada um faz de melhor.

O que a tecnologia pode fazer de melhor é bem diferente das habilidades humanas e, por isso, se tornam complementares. Não faz sentido colocar uma pessoa para fazer o que um sistema automatizado faria melhor. Juntamente com essa ideia, é preciso pensar para as pessoas funções que não sejam repetitivas e que, por isso, possam ser substituídas pela tecnologia.

O segredo para que a tecnologia não se torne uma ameaça é, primeiramente, não resistir a ela. Depois, começar a usá-la nas funções que podem ser mais bem desempenhadas com ela enquanto as pessoas atuam com criatividade, pensamento crítico e escolhas.

2 – O que acontece offline repercute online e vice-versa

Outro lado da transformação digital, ligada à internet e ao universo online, é o fato de a vida fora das mídias refletirem por lá e, se algo repercute nas mídias, acaba tendo consequências na vida real.

Um exemplo disso aconteceu em fevereiro de 2019 com a então editora de estilo da revista Vogue Brasil, Donata Meirelles. Ao comemorar 50 anos de idade, Donata Meirelles escolheu para sua festa o tema “Brasil Colônia Escravocrata”, a decoração contava com mulheres negras vestidas de mucamas. Ao publicar as fotos em suas redes sociais, a editora atraiu diversas críticas negativas, uma vez que as fotos, suas e de convidados, remetiam à época da escravidão.

Donata Meilrelles se posicionou em relação ao ocorrido com um pedido de desculpas e, em seguida, pediu demissão da revista Vogue, que, por sua vez, ressaltou o fato de a festa ter sido pessoal, sem influência da marca.

3 – Cada um tem autonomia de fazer algo acontecer através da internet?

Apesar de uma situação negativa, o exemplo citado no tópico anterior mostra como cada pessoa tem autonomia para “fazer acontecer”, apenas usando a internet. Claro, marcas devem ter estratégias bem pensadas para usar esse poder de forma positiva e vantajosa para a empresa. O que se torna incontestável é o fato de que, hoje em dia, empresas precisam ter presença online. Muitos dos seus possíveis clientes estão procurando pelos seus serviços ou produtos atrás da tela do celular ou computador, por isso, esteja disponível para ser encontrado.

4 – Quem não encontra oportunidade de trabalho, tem a internet como opção

Todo mundo está ciente da dificuldade atual em encontrar vagas de emprego. Diferentemente de alguns anos atrás, hoje em dia é possível buscar por oportunidades na internet, mas não apenas isso, é possível trabalhar utilizando a internet e a tecnologia de aplicativos para celulares para obter uma renda. Aplicativos como Uber, 99, iFood, Uber Eats são exemplos de opções que as pessoas têm aproveitado para ganhar dinheiro quando faltam vagas no mercado ou mesmo como uma opção de trabalho mais flexível.

A tecnologia gera mais empregos, ainda que funções repetitivas venham sendo realizada cada vez mais por máquinas e não por humanos, a tecnologia traz novas funções e oportunidades de trabalho. Já parou para pensar quantas novas profissões surgiram devido à tecnologia? Especialista em marketing digital, influenciador digital, digital media, programador. Outras, ganharam novas vertentes e ferramentas de trabalho: motorista de aplicativo, designers, redatores, jornalistas.

 

5 – Como as empresas podem aproveitar a Inteligência Artificial

A transformação digital cria diversas oportunidades para pessoas e empresas, basta saber usar a tecnologia ao seu favor. A inteligência artificial deve ser usada para agilizar processos, não substituir a inteligência humana em sua totalidade.

Os gestores devem ter em mente que a tecnologia dever ser aliada às pessoas. O ser humano tem o poder de fazer o que a Inteligência Artificial não pode: ter pensamento crítico, analisar de forma ambígua e fazer várias escolhas ao mesmo tempo. O ser humano é tão criativo, então, por que não utilizar essa capacidade para criar soluções usando a Inteligência Artificial?

Gostaria de ouvir sobre as novidades do mundo digital ao vivo?

Assim como a WMorais esteve presente na Caixa Econômica Federal com uma palestra sobre transformação digital, também pode comparecer na sua empresa ou evento para contar um pouco mais sobre as várias áreas do marketing digital. Já marcamos presença também na Prevent Senior e na Feira do Empreendedor, sua empresa pode ser a próxima!

Fale com a gente!

Entre em contato com a nossa equipe através do telefone (13) 3321-5308, WhatsApp ou se preferir mande uma mensagem.


A WMORAIS, localizada em Santos – São Paulo, oferece soluções digitais para pequenas, médias e grandes empresas. É especializada em otimização para mecanismos de busca (SEO) para hanckeamento na primeira página (Google). Também tem expertise em criação de sites, e-commerce, blog, portal, além de atuar com consultoria de marketing digital, marketing de conteúdo, anúncios no Google Ads com links patrocinados, criação de logotipo e palestras personalizadas.

Voltar

Quer ficar por dentro das nossas novidades?