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13 de março de 2020

Será que a sua ideia vai render bons frutos para a empresa? Saiba como dá para prever o resultado!

Tempo de leitura: 9 minutos

Será que a sua ideia vai render bons frutos para a empresa? Saiba como dá para prever o resultado!

Já pensou idealizar um projeto, seja uma estratégia de venda, um novo produto ou serviço e, no fim das contas, não ser o sucesso esperado? Isso é mais comum de acontecer do que se imagina. Mas não se preocupe, pois existem maneiras eficientes para obter respostas certeiras antes de investir em um projeto.

Quem vê as grandes empresas pensa que sempre acertaram de primeira, entregando exatamente aquilo que o cliente espera. Mas saiba que não é bem assim. Lançar algo novo é uma aposta, mas como diminuir os riscos e o custo inicial? Os ajustes, erros e novas tentativas são passos esperados para chegar ao melhor resultado. Mas existe a melhor maneira de fazer isso: com o MVP.

MVP é uma espécie de protótipo, a sigla significa minimum viable product (mínimo produto viável). Utilizá-lo, além de diminuir custos, também facilita os passos de trabalho, permitindo que a proposta seja melhorada aos poucos, cuidando para que o resultado atenda às necessidades dos clientes.

Esse não é um recurso somente para grandes empresas, mas sim para qualquer empresa que tem visão de negócio e permite entender o que os clientes realmente querem – e não o que ela pensa que eles querem.

Quer saber como incluir o MVP na dinâmica da sua empresa? Continue a leitura e saiba tudo!

O que é um MVP?
Como criar um MVP?
MVP: passo a passo
Como medir o resultado e traçar soluções?
Não abra mão de um especialista

O que é um MVP?

MVP é uma versão mais simples de um produto, que preserva apenas as características necessárias. Desse jeito, a empresa economiza e garante um produto final muito melhor e mais adequado para os clientes.

O MVP tem o tamanho certo para testar um produto, grande o suficiente para ser notado e utilizado pelos clientes, permitindo que a empresa analise a satisfação de vendas, mas não grande o bastante para ser uma aposta arriscada e que possa trazer prejuízos.

Como criar um MVP?

Além da economia, começar pelo MVP otimiza as etapas de trabalho, tornando possível lançar e testar um produto o quanto antes, obtendo a resposta do cliente e adaptando-o rapidamente.

Trabalhar em uma versão simplificada, com menos funcionalidades, mas que ainda assim mantenha a alma da proposta, dá a possibilidade de descobrir passo a passo se o caminho planejado é mesmo o ideal e, se não for, adaptações são simples de se fazer e fazem parte do processo. Afinal, só dá para saber o sucesso do produto quando ele chega nas mãos dos clientes.

Apenas um especialista tem essa visão de “reduzir” a ideia inicial a um MPV, de modo que ele continue levando a mesma proposta, mas sem comprometer a empresa. Não existe uma fórmula pronta para descobrir qual é o mínimo viável de um produto.

MVP: passo a passo

A ideia é o ponta pé inicial para esse recurso. A empresa identifica um problema do cliente relacionado ao seu segmento e projeta um produto/serviço para resolvê-lo. Utilizando o MVP, esse produto é criado a partir de uma hipótese, por isso é simplificado.

Quando o produto chega nas mãos do cliente é possível ter dados suficientes para medir os resultados e ver aceitação, rejeição e possíveis formas de melhorar o produto.

Por exemplo, o cenário esperado é que as pessoas usem o produto como ele foi planejado e gostem. Mas também é possível que elas tenham interesse, mas não saibam como usá-lo; ou que as pessoas apenas não se interessem; ou que se interessem, usem, mas sugiram melhorias para que possam continuar usando.

Esses são alguns exemplos, existem muitas possibilidades de resultados quando é lançado um MVP.

Como medir o resultado e traçar soluções?

No cenário ideal, em que o MVP terá sido usado e as pessoas gostarem, o processo é simples: continuar no caminho traçado e partir para a etapa de fidelização do cliente. Mas, antes disso, é preciso saber medir e interpretar os resultados.

E, em qualquer outro cenário, será necessário também traçar novos planos para adaptar o produto e melhorá-lo até atingir o sucesso esperado. Ou tomar a decisão de parar esse processo e começar uma nova ideia do zero.

Não abra mão de um especialista

Se você tem a ideia de lançar um novo produto ou serviço, conte com as vantagens do MVP, uma tendência atualmente. A WMorais não quer apenas executar a sua ideia, mas sim ter a certeza de que você terá sucesso com ela e, para isso, ajuda na elaboração do MVP.

Como você viu, o MVP vai otimizar os processos, diminuir custos de produção e ainda garantir bons resultados. Mas, para isso, sua empresa tem que contar com um profissional experiente.

Você tem uma ideia de produto agora? O que acredita que poderia ser o mínimo variável disso? Como mediria os resultados? Um especialista tem essas repostas e com certeza saberá o melhor caminho para o sucesso da sua empresa.

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