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15 de janeiro de 2021

Pago x Orgânico: como o Google pode trazer mais resultados para sua empresa?

Tempo de leitura: 10 minutos

Pago x Orgânico: como o Google pode trazer mais resultados para sua empresa?

Não é segredo que a grande maioria dos consumidores dão aquela pesquisada no Google antes de realizar alguma compra. Isso serve para compras online ou em lojas físicas, tanto para produtos como para serviços. Então, já pensou se quando uma pessoa pesquisar pelos serviços/produtos da sua empresa ela aparecer na primeira página do Google? Isso é totalmente possível com a otimização para buscadores (resultado orgânico) ou ao anunciar no Google (resultado pago).

Já que a maioria dos seus clientes e possíveis clientes pesquisam na internet antes de fazerem alguma compra, é importante que sua marca tenha uma estratégia de posicionamento para garantir os melhores resultados.

Se a sua empresa aparecer na primeira página do Google, qualquer pessoa pode encontrá-la e conhecê-la mais facilmente. Para isso, entenda como funciona e quais as principais diferenças entre tráfego pago e orgânico. E, então, escolha o melhor baseado nas necessidades e características da sua marca, bem como suas possibilidades de investimento.

Acompanhe o texto e saiba qual é o melhor: tráfego pago ou orgânico. Mas, antes, confira as diferenças entre eles.

 

Se preferir, clique direto no tópico:

O que é tráfego pago e orgânico?
Tráfego pago
Tráfego orgânico
Resultados que a gente gosta!

O que é tráfego pago e orgânico?

As duas estratégias, busca paga e orgânica, possuem seus pontos fortes e pontos fracos. Por isso, o título de “melhor” varia de acordo com a empresa e seu objetivo. Mas para entender melhor sobre isso, entenda como funciona cada um.

 

Tráfego pago

Nesse caso, é necessário um investimento direto, em que a empresa paga pelo anúncio ao próprio Google através do Google Ads para aparecer na primeira página, no topo ou no fim dos resultados, dependendo da concorrência.

 

Como funciona o Google Ads

No Google Ads, você investe um valor que é descontado cada vez que alguém clica no anúncio até que esse crédito acabe. Isso é uma garantia de visibilidade, mas não uma garantia de como vender no Google. Afinal, o usuário pode clicar no seu anúncio e sair rapidamente, o que acabaria resultando em prejuízo. Essa rejeição pode acontecer quando seu site e o conteúdo oferecido não atendem às necessidades do cliente.

Outro ponto importante para conseguir bons resultados é ter uma estratégia definida, afinal, concorrentes com blogs e sites cheios de conteúdos parecidos com seu é o que não falta.

Ao anunciar no Google, sua empresa precisa investir tanto em bom conteúdo quanto nos anúncios diretamente. O lado bom é que o resultado é mais rápido e as configurações são muito mais segmentadas, é possível escolher: localidade, palavras-chave e até o dispositivo que a pessoa usa para pesquisar, entre outras opções.

Outra curiosidade de como usar o Google Ads é que é possível fazer testes com os anúncios, mudando o texto e o link, e assim descobrir qual tem o melhor desempenho. Além disso, analisar o desempenho da estratégia é mais fácil e rápido, sendo possível testar novas possibilidades em menos tempo.

Confira na imagem um exemplo de anúncio no Google com o termo “café em cápsula”:

 

Quando usar?

Segue um resumo das principais vantagens do tráfego pago ao anunciar no Google:

  • Resultados imediatos;
  • Custo operacional mais barato, voltado para geração de caixa;
  • Ações de médio e longo prazo.

 

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico tem como objetivo fazer a marca aparecer na primeira página do Google através da otimização para buscadores. Nesse caso, não há investimento direto, ou seja, a empresa não paga para o Google, apenas investe na produção de conteúdo otimizado feito por uma agência de marketing digital. É necessário contar com profissionais para a produção de conteúdo para que as técnicas de SEO (otimização de busca) sejam aplicadas corretamente e se alcance resultados.

Para que o tráfego orgânico traga resultados, o posicionamento SEO não pode ser outro senão a primeira página. Isso porque 70% das pessoas clicam em resultados da primeira página e sequer dão uma olhada na segunda em diante.

A otimização para os motores de busca é uma estratégia a longo prazo, no entanto, estar na primeira página de forma orgânica traz mais credibilidade para a empresa. Além disso, uma vez que você chega à primeira página, existe maior chance de as pessoas clicarem, mesmo assim, você não paga por clique como no tráfego pago, o que pode significar um retorno maior sobre investimento.

Confira na imagem um exemplo de resultado orgânico no Google com o termo “seguro de carros simulação”:

Quando usar?

Segue um resumo das principais vantagens do tráfego orgânico:

  • Resultados duradouros;
  • Estabilidade;
  • Engajamento verdadeiro;
  • Materiais interativos e personalizados.

 

Resultados que a gente gosta!

Para ajudar você a entender como funciona Google Ads e a otimização para buscadores, trazemos um exemplo real da Distribuidora Satis, um distribuidor de equipamentos de segurança eletrônica e cliente da WMorais que utiliza os dois serviços: pago e orgânico.

Exemplo: como usar o Google Ads

A otimização de campanhas aumenta a qualidade do anúncio, o que diminui o custo! E diminuir o custo não significa simplesmente gastar menos, mas, também, significa impactar mais gente e ter mais oportunidades de negócio com o mesmo orçamento.

Para alcançar os melhores resultados com o menor investimento é necessário fazer as escolhas certas e traçar uma estratégia. Como, por exemplo, a escolha das páginas ideias, anúncios bem escritos, palavras-chaves bem escolhidas e a sinergia entre esses três pontos.

É claro que as empresas podem, sim, criar sua conta, começar a anunciar e pronto. Mas vai pagar mais caro por leads menos qualificados, isso quando seu anúncio for relevante o bastante para ser exibido… Porque pode acontecer de nem ser relevante.

 

Exemplo: SEO (otimização de sites)

 

Para alcançar o posicionamento SEO na primeira página, nós trabalhamos diversas palavras-chave durante meses, conforme foco do cliente e a demanda no Google. Além do ranqueamento, a WMorais também monitora os resultados constantemente para que a marca não perca sua posição.

 

Conheça a WMorais

Como você viu, tanto a busca paga quanto a orgânica oferecem vantagens. A escolha entre as duas vai depender das necessidades da empresa e da possibilidade de investimento. Em um mundo ideal, a marca pode combinar os dois serviços e aumentar sua captação de leads na internet e, ainda, a relevância da marca no digital, assim como a Distribuidora Satis faz com a equipe WMorais.

Na WMorais, o serviço de busca orgânica contempla:

1) Criação de Conteúdo Interativo (vídeos, podcasts e imagens);

2) Criação de Blog mobile e gerenciável;

3) Criação de materiais digitais, como e-book para micro conversões;

4) Geração e Interpretação de indicadores. Clientes WMorais contam com um acesso exclusivo a indicadores personalizados, na nossa área do cliente.

5) Gerenciamento de mídias sociais (tendo em vista que tais conteúdos não podem ficar somente no blog).

Já a busca paga contempla serviços, como:

1) Criação de hotsite (páginas de venda);

2) Clientes WMorais contam com um acesso exclusivo a indicadores personalizados, na nossa área do cliente.

 

Quer saber mais sobre esses serviços? Fale com a gente:

Tire todas suas dúvidas, entre em contato com a nossa equipe através do telefone (13) 98132-5919, WhatsApp ou, se preferir, mandar uma mensagem aqui no site.

 

Mais soluções da WMorais para você

Atuamos com otimização para buscadores em São Paulo e todo o Brasil, que torna possível para sua empresa aparecer na primeira página do Google. Além disso, também somos uma Agência Google Ads, ou seja, criamos e monitoramos tudo o que sua empresa quiser anunciar no Google Ads, sempre traçando estratégias personalizadas e entregando resultados.

Temos expertise em criação de website gerenciável e desenvolvimento de sistema web personalizado. Tudo com a estrutura ideal para seu público-alvo, seja na criação de website, e-commerce, landingpage e até sistema web.

Bem como fazemos o planejamento de marketing de conteúdo SEO para o bom posicionamento SEO do seu site. Também realizamos otimização SEO para sites, e-commerces e hotsites.

Não deixe de ver nossos cases de sucesso!


A WMORAIS oferece soluções digitais para pequenas, médias e grandes empresas de São Paulo. É especializada em otimização para mecanismos de busca (SEO) para ranqueamento na primeira página Google. Também tem expertise em criação de site gerenciável (e-commerce, blog, portal) e desenvolvimento de sistema web customizado. Além de atuar com consultoria de marketing digital, marketing de conteúdo, anúncios no Google Ads com links patrocinados, criação de logotipo e palestras personalizadas.

 

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