Essa atualização do Google afetou muitos sites, veja quais foram os 200 mais afetados do Brasil - W/Morais Soluções Digitais

Agora você pode navegar pelas categorias que mais gostar

Categorias
30 de julho de 2021

Essa atualização do Google afetou muitos sites, veja quais foram os 200 mais afetados do Brasil

Tempo de leitura: 10 minutos

Essa atualização do Google afetou muitos sites, veja quais foram os 200 mais afetados do Brasil

Quem quer aparecer na primeira página do Google precisa estar por dentro das atualizações do algoritmo. Caso contrário, pode ter o site prejudicado e perder o ranqueamento.

 

Aparecer na primeira página do Google precisa ser um objetivo para qualquer empresa que tem um site institucional e deseja torná-lo uma porta para receber clientes. Além disso, quem tem e-commerce também precisa investir na otimização para buscadores. Mas, para trazer resultados relevantes, essas empresas precisam contar com um especialista SEO

Recentemente, inúmeros sites foram afetados devido a novas atualizações do Google. Isso mostra como é necessário realizar uma auditoria de SEO com frequência para ter certeza de que o site continua seguindo os critérios de ranqueamento do Google. A otimização para motores de busca é um trabalho recorrente, em que o profissional precisa estar sempre atento às novidades.

Por isso, no texto de hoje vamos te contar o que gestores que têm site da sua empresa precisam saber sobre as principais atualizações do Google e como isso faz diferença na hora de aparecer na primeira página do Google de forma orgânica (sem anúncios pagos).

Além disso, confira também quais foram os 200 sites mais afetados pelas últimas atualizações do Google. Acompanhe o texto e confira!

Se preferir, clique direto no tópico

Quais os critérios de ranqueamento mais importantes?
Avalie seu conteúdo, ele deve ser o foco
Seu conteúdo está dentro dessas exigências?
Os sites mais afetados pelas atualizações do Google

 

O Google atualiza seu algoritmo com qual frequência?

Para surpresa de todos, o Google atualiza seu algoritmo todos os dias praticamente. Claro, a maioria dessas atualizações são pequenas e não afetam de forma brusca seus critérios de ranqueamento. Mas ajuda no processo de checagem, contribuindo para uma melhora contínua do algoritmo. 

No entanto, outras vezes as atualizações são mais perceptíveis e podem até ser relevantes para quem cria conteúdo para seus sites em busca de ranqueamento. Há também atualizações mais significativas e que geram maiores mudanças nos critérios de ranqueamento.

Essas atualizações mais significativas podem até fazer sites perderem ranqueamento durante a implementação dessas mudanças. Por isso, é importante estar por dentro das informações que podem ajudar a reverter essas perdas e a reaver os bons resultados.

 

Quais os critérios de ranqueamento mais importantes?

 

Quando os sites são afetados negativamente pelas atualizações, isso não significa que tenha ocorrido alguma ação específica sobre esses sites. Muito pelo contrário, as mudanças no algoritmo são sempre pensadas na melhor experiência do usuário e não em sites ou páginas específicas. Além disso, as atualizações servem para melhorar o processo de avaliação dos conteúdos em geral. Por isso, as atualizações podem até melhorar o desempenho de sites que até então não tinham resultados condizentes. 

O Google mesmo tem uma boa analogia para explicar como as atualizações do seu algoritmo funcionam:

“Imagine que você fez uma lista dos cem melhores filmes em 2015. Alguns anos depois, em 2019, você atualiza essa seleção”.

Então, não é difícil concluir que a lista de 2019 terão títulos diferentes. Novos filmes serão adicionados e, quem sabe, você pode até colocar alguns em uma classificação ainda melhor. Por exemplo, Matrix, quando foi lançado em 1999 inovou o mercado cinematográfico com efeitos e com a sua história. Hoje em dia, o filme ainda se mantém atual, até mesmo seus efeitos não parecem ter sido produzidos em 1999. Considerando isso, ele pode ir do terceiro lugar para o primeiro. 

E para isso acontecer, o antigo primeiro lugar terá que descer algumas posições, mas isso não significa que seja ruim.

 

Avalie seu conteúdo, ele deve ser o foco

Apesar de os sites que desceram alguma posição não precisarem ser melhorados ou corrigidos, o proprietário pode fazer isso buscando voltar aparecer na primeira página do Google. Para fazer isso, o foco deve ser no conteúdo. Esse é o principal critério do algoritmo do Google. Quanto melhor e mais completo o conteúdo, mais alto no ranking. 

Ou seja, uma queda no ranqueamento não significa que o site fere as diretrizes do Google. 

 

Seu conteúdo está dentro dessas exigências?

A seguir, confira algumas exigências do Google para ajudar a você a avaliar um bom conteúdo com chances reais de aparecer na primeira página.

São três principais critérios com subcritérios dentro de cada um. Com essa categorização, é mais fácil avaliar de forma assertiva. 

 

Qualidade

Conteúdos que mostram informações, relatos e até mesmo pesquisas e análises originais têm grande peso. Além disso, os conteúdos mais completos e significativos ganham melhores avaliações. 

A originalidade também é importante, mesmo usando outros sites como referência, incluir informações interessantes e adicionar valor ao material é indispensável.

Além disso, é interessante ter no início ou no título da página um resumo descritivo do conteúdo. Isso ajuda tanto o algoritmo a identificar o assunto, quanto os leitores que sabem o que esperar do texto que pretendem ler.

Por último, avalie se essa página é digna de ser compartilhada com um amigo ou até mesmo salva nos favoritos. Além disso, esse conteúdo é tão completo que poderia até mesmo sair em uma revista, enciclopédia ou livro? Quanto mais perto o conteúdo chegar dessas possibilidades, melhor avaliado e ranqueado ele será.

 

Especialização

Para entregar conteúdo de valor e original é necessário ser um especialista no assunto. Por isso, o algoritmo do Google também avalia se o conteúdo é confiável, se conta com indicação de fonte e evidências sobre o conhecimento especializado. Além de dados sobre o autor do site, se na página ou uma página de apresentação.

O site precisa dá a impressão de que é confiável e até mesmo conhecido no segmento como uma autoridade, se esse for o caso.

Esse critério de especialização é ainda mais importante quando o site se refere a finanças, saúde e estilo de vida.

 

Apresentação

O conteúdo importa, mas sua apresentação também deve ser avaliada. Escreva sempre respeitando as normas ortográficas. Além disso, desenvolva o texto com calma e cuidado, preenchendo todas as brechas.

Fique de olho nos anúncios e outros recursos que podem distrair ou atrapalhar a leitura dos usuários, como pop ups. E um ponto muito importante: tenha um site responsivo para que o conteúdo também possa ser exibido em celulares e tablets sem qualquer prejuízo.

Esse critério é chamado de mobile first, pois o Google passou a ranquear apenas sites que são responsivos. Ou seja, sem um site responsivo, sua empresa não tem chances de aparecer no Google, nem investindo em outros aspectos da otimização para buscadores.

 

Os sites mais afetados pelas atualizações do Google

A comparação foi feita utilizando o SEMRush, considerando a diferença entre o mês de julho e junho. Nela, conseguimos ver que alguns sites ganharam mais visualizações, enquanto outros tiveram seu tráfego prejudicados. 

  • Mercado Livre, Clima Tempo, Adoro Cinema, Tua Saúde e Linguee aumentaram seu número de visitantes. 
  • Enquanto isso, DCI, Olhar Digital, bab.ia, Goal e Estadão tiveram queda no seu tráfego mensal. 

Confira a seguir detalhes sobre a oscilação de tráfego dessas empresas.

Conte com a WMorais para aparecer na primeira página do Google

Como você viu, existem diversos critérios de ranqueamento. E olha que contamos apenas alguns desses critérios, focando apenas no conteúdo. Por isso, é tão importante ter o acompanhamento de um especialista para realizar a otimização para buscadores. Se você já tem um site ou e-commerce e não sabe se ele está de acordo com esses e outros critérios, conte com a auditoria de SEO da Wmorais. 

Nós atuamos com uma equipe de especialistas e, por isso, podemos oferecer soluções completas. Além disso, temos um compromisso com bons resultados, sempre criando estratégias sob medida e mensurando os resultados que vêm a partir delas. 

Não é à toa que trabalhamos com o formato de Marketing de Performance, em que nós e nossos clientes sabem exatamente o resultado do seu investimento. Aqui no site, temos a “Área do Cliente”, onde nossos clientes têm acesso a todos esses dados importantes direto na palma da mão ou com alguns cliques no computador. Você pode acompanhar o desenvolvimento das campanhas quando quiser, conferir resultados anteriores e ainda ter acesso a vídeos explicativos sobre o que significa cada métrica. 

Além disso, temos reuniões mensais para avaliar com cada um dos nossos clientes os resultados da campanha. Isso é, entender os acertos e os aspectos que ainda podem ser melhorados. É mensurando e entendendo os dados que nossa equipe cria as estratégias seguintes. 

Para saber como o Marketing de Performance pode funcionar na sua empresa, ligue para (13) 98132-5919, mande uma mensagem no WhatsApp ou, se preferir, aqui mesmo no site.

 

Mais soluções da WMorais para você

Atuamos com otimização para buscadores em São Paulo e todo o Brasil, que torna possível para sua empresa aparecer na primeira página do Google. Além disso, também somos uma Agência Google Ads, ou seja, criamos e monitoramos tudo o que sua empresa quiser anunciar no Google Ads, sempre traçando estratégias personalizadas e entregando resultados.

Temos expertise em criação de website gerenciável, criação de e-commerce e desenvolvimento de sistema web personalizado. Tudo com a estrutura ideal para seu público-alvo, seja na criação de website, e-commerce, landing page e até sistema web.

Bem como fazemos o planejamento de marketing de conteúdo SEO para o bom posicionamento SEO do seu site. Também realizamos otimização SEO para sites, e-commerces e hotsites.

Não deixe de ver nossos cases de sucesso!


A WMORAIS oferece soluções digitais para pequenas, médias e grandes empresas de São Paulo. É especialista em otimização para mecanismos de busca (SEO) para ranqueamento na primeira página Google. Também tem expertise em criação de site gerenciável (e-commerce, blog, portal) e desenvolvimento de sistema web customizado. Além de atuar com consultoria de marketing digital, marketing de conteúdo, anúncios no Google Ads, criação de logotipo e palestras personalizadas.

 

Voltar

Quer ficar por dentro das nossas novidades?