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16 de agosto de 2019

Marketing digital para empresas de educação atraírem e reterem alunos

Tempo de leitura: 4 minutos

Marketing digital para empresas de educação atraírem e reterem alunos

Escolas e universidades: vejam algumas dicas de como atrair e reter alunos com o marketing digital para empresas

A maioria das instituições de ensino são tradicionais e estão no mercado há mais de décadas. Com essas características, a inovação de ideias e a aderência a novas maneiras de fazer marketing para escolas e universidades torna-se um desafio. Adaptar a cultura de antigas instituições à uma nova visão não é uma tarefa simples. Afinal, é preciso respeitar a história da instituição, incluindo todos os alunos e profissionais que já passaram por ali. Mesmo assim, resistir à transformação digital não é uma opção. Entender a importância do marketing digital para empresas educacionais é fundamental para o sucesso de instituições de ensino tradicionais, para que não percam seu espaço no mercado.

Por isso, no post de hoje trazemos ideias de como começar a implementar o marketing digital dentro de instituições de ensino. É preciso inovar no universo digital para não ser ofuscado pelas inúmeras instituições de ensino à distância, número que vem aumentando cada vez mais.

Índice

1 – Usar todos os canais para captação de alunos
2 – Marketing digital para empresas de educação deve priorizar a experiência do usuário
3 – Alunos em foco!
4 – Use os influenciadores da sua região!
5 – Marketing educacional digital com foco em propaganda para captar alunos

1 – Usar todos os canais para captação de alunos

Não é porque o marketing digital para escolas e universidades será implementado, que os meios presenciais de captação devem ser esquecidos. Muito pelo contrário, deve haver uma interligação entre todos eles com profissionais treinados e softwares que otimizem o processo, para fazer essa ligação. Atualmente existem muitas plataformas online para gestão de clientes, em que toda a equipe tem controle do que está ocorrendo com cada oportunidade de contato.

É importante que todos os meios utilizados tenham a mesma eficiência. Para os alunos em potencial, a marca por trás de cada meio é a mesma. Por exemplo, se uma pessoa tem uma experiência presencial ruim, é bastante provável buscar os meios digitais para expor isso, o que acaba afetando o nome da instituição como um todo.

Uma ferramenta muito comum entre as escolas e universidades é o Google for Education. Essa ferramenta é um conjunto de aplicativos em nuvem, que tornam a aprendizagem mais dinâmica. São eles: e-mail, calendário, formulários, planilhas, drive, desenho, vídeo, entre outros. Elas contribuem para ampliar a colaboração entre professores e alunos.

2 – Marketing digital para empresas de educação deve priorizar a experiência do usuário

Não é apenas um produto que deve ser oferecido para atrair o usuário, principalmente para empresas que oferecem serviços, como é o caso das instituições de ensino. A experiência do usuário, chamado de marketing de experiência, é muito importante para conquistar futuros alunos. Em uma instituição presencial, é primordial mostrar a vantagem e a qualidade do edifício. Um tour pelo local pode estar disponível no site da instituição, mas é importante que um convite para uma visita presencial seja reforçado.

Convide seus possíveis alunos, e seus pais — quando responsáveis por avaliar o custo-benefício – para conhecer a instituição. Um café e uma boa conversa, que narre as vantagens do infraestrutura e do serviço, podem ser fatores decisivos para a captação de alunos.

Mas o marketing de experiência deve ser estendido a todos os meios: um site com versão mobile e navegação intuitiva (link para página criação de sites), que conte com conteúdos otimizados para o Google (link para página SEO); mídias sociais com interações diárias, que contenham publicações criativas e bom atendimento online (SAC humanizado), também devem ser prioridade para a instituição.

3 – Alunos em foco!

Não é à toa que atualmente mostrar a experiência de um cliente, aluno e até mesmo os pais contam muito para uma empresa educacional. Empresas especializadas na criação de sites (link para serviço) sabem da importância em exibir comprovações sociais dentro do projeto, a opinião conta e MUITO! Essa é apenas uma de tantas outras estratégias de marketing digital para engajamento na internet.

No site da instituição de ensino o ideal é ter uma página para geração de conteúdo, nesse caso um blog, para que seja um espaço de depoimentos escritos pelos próprios alunos, pais e/ou parceiros. Isso traz veracidade para o discurso. Utilizar outros meios, como criação de vídeos no site e nas mídias sociais, também é uma forma de transmitir esse depoimento.

Falando em mídias sociais, elas são uma ótima forma de se aproximar do público com conteúdo gerado pelos alunos. A criação de uma hashtag é uma ferramenta para filtrar conteúdos que a conta da instituição pode respostar.

Um exemplo de site com foco na experiência do usuário é o do Colégio Jean Piaget, onde existe uma página especial para os depoimentos dos seus ex-alunos e outra para divulgar os ex-alunos que passaram no vestibular.

Mais um exemplo é a Escola Verde, que, em sua página “Fique por Dentro” divulga notícias relacionadas às conquistas dos seus alunos.

4 – Use os influenciadores da sua região!

Hoje em dia, usar os influenciadores certos para divulgar sua marca pode ser muito mais eficiente do que um comercial na TV estrelado por um ator famoso. Atualmente, as pessoas buscam uma identificação com quem está falando do produto ou serviço. E, ao encontrar um influenciador que tenha o tipo de público da sua escola e/ou universidade é o match perfeito.

Mas cuidado na hora de escolher os influencers, a escolha errada pode afetar a empresa negativamente além de não trazer a conversão que deseja. Lembre-se sempre que a análise deve ser feita sobre o engajamento do influenciador e não a quantidade de seguidores.

5 – Marketing educacional digital  com foco em propaganda para captar alunos

Uma fez que a instituição conseguiu converter uma pessoa em aluno, o trabalho agora é mantê-lo na instituição. A implementação de serviços personalizados, que façam cada aluno se sentir assistido de forma única, é uma das principais maneiras de fortalecer o relacionamento entre aluno e instituição.

Nesse sentido, o tópico três também é um fortalecedor para retenção. Mas, é claro, o papel de uma instituição de ensino vai muito além disso. Os alunos precisam sentir que a instituição está fazendo parte, e total diferença, no seu crescimento profissional.

Criação de programas que ajudem os alunos a aprenderem mais e a alcançarem seus objetivos profissionais é sempre a melhor forma retê-los até o fim do curso e, quem sabe, mantê-los para uma próxima graduação. Olhar para cada aluno de maneira singular deve fazer parte da cultura da instituição de ensino, estando presente em cada ação.

Além disso, não esqueça de dar destaque para as vantagens da educação presencial, mostrando toda a infraestrutura, suporte personalizado para os alunos, entre outras ações que ajudem a escola e/ou universidade a competir com a nova onda de ensino à distância que vem crescendo cada vez mais.

 

Marketing para empresas educacionais é com a WMorais!

O marketing digital para empresas é uma ferramenta essencial, incluindo instituições de ensino. Mas ele deve estar alinhado às demais ações de marketing da marca, todas funcionando em sinergia.

Hoje em dia, “identificação” é a palavra de ordem para atrair pessoas. E a experiência do usuário vem logo em seguida. E, como já sabemos, a maioria das pessoas tem a primeira experiência com a marca no mundo digital, por isso, focar nele é tão importante.

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