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13 de dezembro de 2019

Entenda por que tecnologia e vendas precisam andar juntas

Tempo de leitura: 10 minutos

Entenda por que tecnologia e vendas precisam andar juntas

Todo mundo pode perceber como a tecnologia mudou a maneira de fazer várias coisas no nosso dia a dia: transporte, comunicação, entretenimento e, claro, a maneira de fazer compras e contratar serviços. Se a tecnologia mudou a forma de compra das pessoas, é claro que a maneira de vender também precisa ser repensada. Se antes os vendedores precisavam ir atrás dos seus clientes, hoje em dia, os clientes vão atrás do que querem comprar, seja serviço ou produto, serve até mesmo para os negócios de venda direta, viu? Como exemplo disso, a otimização para buscadores, uma estratégia de marketing digital que, além de posicionar a empresa na primeira página do Google — onde seus futuros clientes estão —, também cria um relacionamento entre marca e cliente/usuário utilizando todo potencial do site da empresa.

Mas SEO (otimização para mecanismos de busca) é apenas um exemplo. Não há uma receita pronta, mas existem diversas estratégias digitais que podem beneficiar empresas de diferentes segmentos, um profissional da área saberá identificar qual é a estratégia ideal para o seu modelo de negócio. E é sobre algumas dessas estratégias que vamos falar hoje. Confira no texto abaixo!

Por que relacionar as vendas à tecnologia?
CRM
Computação em nuvem
Automação de marketing
Machine learning
Bots
Como implementar a tecnologia no seu negócio?

Por que relacionar as vendas à tecnologia?

A tecnologia trouxe uma conexão fácil entre pessoas, e as empresas podem — e devem — se aproveitar dessa facilidade. Com isso, é possível aprimorar a performance da empresa e, consequentemente, seus resultados.

Mesmo sendo claro que a tecnologia está à disposição para ser usada, muitos gestores não fazem ideia de como. Mais do que isso, a dúvida é: como medir os resultados obtidos através do marketing digital? É nessa hora que a necessidade de um especialista se torna evidente.

Entender como a inteligência artificial pode auxiliar em processos dentro da empresa é essencial nos dias de hoje para empresas que querem crescer. Caso contrário, ficarão para trás conforme a tecnologia avança e os concorrentes acompanham.

A equipe de vendas é o setor que tem prioridade em ser capacitado, entendendo que sua função e resultados vão além da habilidade de cada membro e precisa estar aliada a estratégias. Nesse sentido, a tecnologia ajuda criar processos e acompanhar resultados, além de facilitar o contato com o cliente, o salvamento de dados e preferencias.

Confira algumas dessas tecnologias a seguir.

CRM

Reduzir custo, acompanhar a experiência do usuário, gerenciar as informações, diminuir processos manuais, que evitam erros e otimizam tempo e investimento. Tudo isso pode ser obtido através do sistema CRM, que integra vendas, marketing e ainda dá suporte à empresa.

Além disso, também facilita o trabalho em equipe, tornando os dados de vendas acessível a todos.

Computação em nuvem

Essa é uma tecnologia que torna a venda mais dinâmica, permitindo que ela aconteça de qualquer lugar, uma vez que a equipe pode acessar os dados do CRM, por exemplo, de qualquer dispositivo conectado à internet, sem depender dos equipamentos da empresa. Com ela dá para reduzir a burocracia, tornar o acesso mais fácil para os clientes e variar a precificação.

Esse sistema também ajuda empresas de e-commerce, pois os produtos podem ser adquiridos diretos da rede.

 

Automação de marketing

A ideia da automação é tornar automática a realização de atividades recorrentes, direcionando o tempo que seria gasto em uma atividade manual para interpretação de dados e criação de estratégias personalizadas. Por exemplo:

  • Disparo de e-mails
  • Criação de páginas
  • Respostas padrão a ações frequentes
  • Agendamento de posts em redes sociais

 

 

Machine learning

 

Falando novamente de inteligência artificial, esse sistema é um bom exemplo do seu uso. Ele encontra insights relevantes que possam ser usados pela equipe de vendas. Com isso, dá para economizar tempo, obter processos com mais transparência, fazer a análise de ofertas e, também, executar tarefas de forma automática.

 

Bots

Hoje em dia, os usuários utilizam muito mais seus smartphones, com o auxílio de aplicativo, do que computadores e notebooks — que ficaram mais para o trabalho mesmo.

Com o smartphone, dá para proporcionar ao usuário experiências personalizadas, planejando ações com mais precisão. Juntamente a isso, existem os chatbots, robôs que podem se comunicar com pessoas através de mensagens de texto, automatizando o atendimento ao cliente e direcionando a equipe de vendas para tarefas mais estratégicas.

Como implementar a tecnologia no seu negócio?

Viu como existem diversas ferramentas que podem ajudar sua empresa a vender mais e até mesmo oferecer aos clientes um atendimento personalizado? Deu para perceber como o uso da tecnologia é fundamental para a execução de tarefas e a criação de estratégias, trazendo mais resultados, maior produtividade e eficiência aos processos.

Mas, claro, tenha cuidado com a automação. O relacionamento pessoal ainda é importante para conquistar e fidelizar clientes.

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