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27 de novembro de 2020

Para quem possui uma loja física, abrir uma loja online é o caminho certo para expandir os negócios.

Tempo de leitura: 15 minutos

Para quem possui uma loja física, abrir uma loja online é o caminho certo para expandir os negócios.

Sabia que é muito mais fácil investir na criação de e-commerce quando você já possui uma loja de varejo físico? Para que sua marca tenha presença, também, no mundo digital, é necessário investir em tecnologia, principalmente, em sistemas de gestão integrados capazes de acompanhar, analisar e simplificar a gestão de vendas.

Além disso, quem tem a loja física já sai na frente: a opção de retirada em loja é uma vantagem tanto para a empresa quanto para o cliente, que economiza no frete.

Quer saber tudo sobre ter uma loja online? Vem com a gente nesse texto super completo que preparamos para você e veja como pode ser simples fazer sua marca crescer.

 

Clique direto no tópico:

1 – Momento atual
1.1 – Quem já faz acontecer: case Don Alcides
2 – O que fazer?
3 – Mix de produtos: será que você sabe tudo sobre?
4 – Qual plataforma de e-commerce escolher para o seu e-commerce?
5 – Integração de pagamento e frete
6 – Integração de estoque
7 – Experiência online e offline
8 – Técnicas de Conversão (CRO)
9 – Por que a criação de e-commerce vale a pena?

 

1 – Momento atual

As compras pela internet tiveram um boom este ano em que todos estão evitando sair de casa. Com a pandemia da Covid-19, lojas fecharam as portas no fim do primeiro trimestre do ano, então, muitos consumidores começaram a comprar pela internet. Aqueles que nunca haviam experimentado a compra online, se renderam e continuaram aproveitando as vantagens de adquirir seus produtos pelo e-commerce.

Não foram apenas os consumidores que experimentarão novidades e gostaram. Este ano temos 10,2 milhões de novos e-shoppers.

Confira mais alguns dados importantes sobre a preferência dos consumidores brasileiros:

  • 54% estão comprando mais online do que antes da pandemia;
  • 38% estão comprando online os itens que costumavam comprar em lojas físicas;
  • 52% compraram em uma loja online que não tinham comprado antes da pandemia;
  • 26% começaram a comprar online de marcas que nunca compraram na loja física.

 

1.1 – Quem já faz acontecer: case Don Alcides

Quem é de Belo Horizonte, com certeza, já teve a sorte de conhecer a marca Dom Alcides. Mas quem ainda não conhece, olha só essa história.

Com mais de 5 anos de mercado, aproximadamente 4 mil pontos de venda e 800 mil clientes atingidos, a Don Alcides é uma empresa pioneira no Brasil no segmento de produtos para saúde e manutenção da barba.

E não é porque é pioneira que o desafio está ganho. Pelo contrário, nesse patamar a empresa tem grandes responsabilidades de inovar! Bom, e de inovação a WMorais gosta e toma no café todos os dias

Quando Don Alcides nos procurou, por meio de uma indicação especial, a situação era a seguinte:

“Não queremos mais nossa plataforma pronta, com certas limitações. Precisamos ousar no visual e nos recursos. Esse é o momento de trazer algo mais personalizado para nossos clientes!”.

 

Os objetivos

Antes de começar, é preciso elencar quais são os principais objetivos da marca. No caso da Dom Alcides, os objetivos foram:

Criar um ambiente de vendas online que possuísse sinergia com o posicionamento e estilo da marca.

  • E-commerce focado no cliente final B2C;
  • Visual único e de personalidade forte;
  • Carrinho inteligente que facilita a compra;
  • Integrações escolhidas a dedo (frete, pagamento, ERP, e-mail marketing etc).

Não podíamos deixar de lado o perfil do nosso cliente. Na hora, entendemos que a Dom Alcides possuía uma equipe extremamente ativa e que usaria MUITO a plataforma de gerenciamento de conteúdo. Foi aí que começamos a elencar o que mais o cliente poderia gerenciar sempre que quisesse.

Além do óbvio, como banners e produtos, separamos recursos especiais para o gerenciamento, como mensagens presentes no checkout, perguntas e respostas didáticas e encorpadas, logotipos de parceiros, possibilidade de inserção de GIFs animados, valor mínimo e localidades para frete grátis ou com desconto, entre outras funções.

 

Os resultados

Melhor do que falar, é mostrar! Você consegue acessar o projeto pelo computador ou pelo celular clicando no link: www.donalcides.com.br

Mas, antes, dá só uma olhada no visual do projeto:

 

2 – O que fazer?

A criação de e-commerce se divide em vários passos, mas uma vez implementado é simples gerir com o uso das tecnologias certas, sejam os softwares de integração, plataforma de e-commerce e os plugins.

Você precisa pensar, por exemplo, nos melhores produtos para disponibilizar no seu e-commerce, pensando naqueles que serão um diferencial da sua marca.

Outro passo importante é escolher a melhor plataforma, podendo ser uma plataforma de e-commerce personalizada ou uma plataforma pronta. Cada uma oferece suas vantagens, na hora de escolher, avalie o melhor para o momento atual da sua marca.

Na parte prática das vendas pela loja virtual, é importante contar com bons softwares de integração para pagamentos, frete e controle de estoque.

Quando tudo estiver pronto, ou seja, sua loja virtual e física funcionando, combine as duas para oferecer uma experiência completa para seus clientes. De maneira que eles vejam e conheçam as duas opções de venda da marca e usufrua de todos os benefícios.

Para ter certeza de que as estratégias estão entregando o melhor, conte com os testes para avaliar o desempenho e os resultados. Com a técnica de CRO, você poderá confiar em dados que comprovam qual o melhor conteúdo para o seu e-commerce.

Confira nos tópicos a seguir detalhes de cada etapa desse processo de criação de e-commerce e veja como é simples dar esse importante passo para sua marca.

 

3 – Mix de produtos: será que você sabe tudo sobre?

Você já ficou em dúvida entre montar um estoque com grande variedade de produtos OU criar um focado em quantidade?

Na hora de montar seu estoque, opte por produtos diferenciados que os consumidores não vão encontrar em outras lojas virtuais. Esse pode ser um diferencial da sua marca, que terá mais chances de se destacar na internet. Essa também é uma maneira de contornar a dificuldade de bater o preço de marcas famosas.

Falando sobre os produtos mais procurados e vendidos pela internet, podemos citar roupas e artigos para celulares, assim como acessórios de moda no geral: bolsas, cintos, bijuterias e semijoias.

Confira o rancking dos produtos mais vendidos pela internet.

  • Perfumaria, cosméticos e saúde;
  • Moda e acessórios;
  • Casa e decoração;
  • Eletrodomésticos;
  • Esporte e lazer.

Depois de escolher os melhores produtos dentro do seu segmento, pense que o negócio só pode dar certo com margem de lucro. Sem isso, as contas não fecham no fim do mês e o futuro será baixar as portas.

Sabendo o que você quer vender, escolha os melhores fornecedores. Tome cuidado com essa tarefa, pois muitos empreendedores erram. O problema é pagar muito caro pelo produto e não conseguir uma boa margem de lucro na hora da venda.

 

4 – Qual plataforma de e-commerce escolher para o seu e-commerce?

Basicamente, as opções ficam entre plataforma de e-commerce sob medida e plataformas prontas. Cada tipo conta com prós e contras. Você precisa avaliar o que é melhor para você e, também, o cenário atual da sua empresa, bem como analisar sua perspectiva para o futuro. Por exemplo, investir agora em uma plataforma pronta para em pouco tempo mudar para uma sob medida não é a melhor escolha.

A seguir, confira as características de cada modelo.

 

4.1 – Plataforma de e-commerce personalizada

Para desenvolver uma plataforma do zero, uma boa opção é o Woocommerce, que é uma plataforma de e-commerce de código aberto, que a torna totalmente personalizável. A plataforma é construída no WordPress, é gratuita, mas com diversas opções pagas para complementar o projeto, como temas e plugins, com preço fixo, que deixarão sua loja virtual com a cara da sua marca.

A Woocommerce nasceu em 2008 com três admiradores do WordPress. A ideia cresceu, a empresa deu certo e hoje é uma marca internacional com desenvolvedores, designers, suporte e um time de marketing – uma equipe completa para atender a cada usuário da plataforma.

O objetivo do Woocommerce é fornecer as melhores ferramentas do WordPress para as marcas desenvolverem lojas virtuais e proporciona a melhor experiência para os usuários.

Sua popularidade pode ser atribuída ao dinamismo e praticidade oferecidos pela plataforma, que atende as necessidades de todo tipo de marca, desde as que estão começando a investir na criação de e-commerce até as marcas mais experientes e conhecidas.

 

4.2 – Plataforma de e-commerce pronta

Como plataforma pronta, você pode conhecer a Nuvemshop. Com essa plataforma, você pode gerenciar seus produtos e atualizar o estoque de forma simples e rápida. Você também pode automatizar suas vendas para realizar cobranças seguras e conectar soluções de frete para enviar os pedidos.

Além disso, aumente suas possibilidades de vendas integrando seus produtos com Instagram, Facebook, Merketplace e até com sua loja física.

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5 – Integração de pagamento e frete

Na criação de e-commerce, além de escolher bem seus produtos, pense na melhor maneira de integrar pagamentos e fretes de forma automatizada, priorizando facilidade, mas também a segurança. A maioria dos meios de pagamento precisam contar, à parte, com um sistema antifraude.

 

5.1 – Meios de pagamento em lojas virtuais

  • Paypal

O Paypal funciona como um intermediário de pagamento, em que o consumidor pode pagar com cartão de crédito, débito e boleto bancário. É o único que já vem com suporte antifraude oferecido pela empresa.

  • Boleto bancário

Esse é o método mais simples de pagamento. O consumidor deve pagar o boleto em bancos, lotéricas, posto dos Correios, caixa eletrônico ou através de internet banking. Precisa contar com um sistema antifraude.

  • Transferência online

O comprador pode pagar através de internet banking. Dependendo do meio que o serviço for disponibilizado, é preciso contar com sistema antifraude.

  • Gateway de pagamento

Nesse meio, é possível pagar o produto com cartão de crédito, boleto bancário, códigos especiais e internet banking. Também é importante contar com sistema antifraude.

  • Carteira digital

A careira digital permite que o consumidor pague através de cartão de crédito, boleto, códigos especiais e internet banking. É preciso contar com um sistema antifraude.

 

6 – Integração de estoque

Não apenas o pagamento e frete que precisam ser integrados. Já pensou em como vai organizar o estoque da sua loja virtual?

Para isso, basta integrar um software de estoque ao Woocommerce para conseguir uma gestão eficiente:

  • recebimento de pedidos,
  • controle de estoque,
  • emissão de notas fiscais;
  • envio rápido das encomendas.

Também dá para atualizar o preço em um único lugar, com apenas um comando. Em caso de produtos com variações de preço, basta atualizar o preço do produto pai.

Além disso, é possível sincronizar o estoque com a loja de maneira rápida, e ainda exportar e importar dados entre loja virtual e loja física.

 

7 – Experiência online e offline

Como dissemos lá no começo do texto, contar com uma loja física pode te trazer vantagens na hora de criar e-commerce, proporcionando alguns diferenciais para sua marca.

Uma excelente opção é unificar os dois formatos oferecendo a retirada em loja, que proporciona economia para o cliente que não precisa pagar o frete, além de facilitar para pessoas que não podem receber o produto em casa. Além disso, ao retirar o produto na loja, o cliente pode se atrair e levar outros produtos.

O inverso também é uma boa estratégia. Ou seja, convidar os clientes da loja física a conhecerem o site e a comprarem por lá. É uma oportunidade para oferecer descontos para primeira compra no e-commerce.

 

8 – Técnicas de Conversão (CRO)

Para saber se uma estratégia online está dando resultados analisamos a conversão, é para isso que contamos com o CRO: Convertion Rate Optimization, que significa otimização da taxa de conversão. A técnica analisa as métricas e identifica os pontos fracos que podem melhorar para conquistar mais vendas.

O modelo mais comum e eficiente para testar a força da conversão é com o teste A/B. para isso, basta disponibilizar dois conteúdos diferentes para analisar qual tem a melhor taxa de conversão. Essa é uma maneira de ir além da intuição na hora de escolher as melhores estratégias.

Com números e dados é mais fácil alcançar melhores resultados, comprovando qual o tipo de conteúdo ideal para sua marca e e-commerce. Opções simples de mudanças no teste A/B:

  • posicionamento do link de compra;
  • palavra-chave;
  • cor do botão de compra.

Na página de produto, a melhor forma de passar confiança e induzir seu cliente para comprar, com base no efeito manada, é com a prova social. Então, abuse das provas sociais (depoimentos) nas páginas de produtos. Deixe esse conteúdo bem visível, pode ser a opinião de outros clientes e, se possível, invista em uma personalidade de autoridade para testificar a qualidade do produto. Usar o selo de “representante licenciado” de grandes marcas também é uma boa estratégia.

Além disso, sempre que puder agregue vídeos à sua comprovação social. O vídeo é o formato que mais converte dentro do online. Então, vídeos com depoimentos ou que mostrem a usabilidade do produto têm grande valia, geram identificação.

 

9 – Por que a criação de e-commerce vale a pena?

Com essa explicação minuciosa que você acabou de ler, pode achar que criar e-commerce é um passo muito trabalhoso. Mas pense nas vantagens que o e-commerce pode trazer para sua marca! Além disso, é um passo que fará sua marca crescer.

Uma das vantagens do e-commerce é que ele é como uma filial da sua loja física, mas aberta 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os compradores compram no momento que acharem melhor e isso gera muito mais oportunidade de vendas para você.

Outra vantagem é que sua loja deixa de ser local para ter um alcance nacional! Você poderá vender para todo o Brasil, que é mais um sinal de que sua marca cresceu.

Sua loja física também acaba ganhando maior visibilidade, que, por usa vez, passará credibilidade para o e-commerce.

A criação de e-commerce é uma oportunidade de expandir o seu negócio que deve ser bem aproveitada. Uma forma de ter certeza de que essa é a melhor escolha para usa marca é conversar com lojistas que já fizeram esse upgrade. Estude o mercado, faça um planejamento e se prepare para investir e aproveitar os frutos da loja virtual.

 

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