A sua empresa está preparada para o formato ganha x ganha com uma agência de performance? - W/Morais Soluções Digitais

Agora você pode navegar pelas categorias que mais gostar

Categorias
14 de maio de 2021

A sua empresa está preparada para o formato ganha x ganha com uma agência de performance?

Tempo de leitura: 10 minutos

A sua empresa está preparada para o formato ganha x ganha com uma agência de performance?

Você já ouviu falar em Agência de Marketing de Performance? Esse modelo de trabalho vem ganhando cada vez mais adeptos e se destacando no mundo do marketing digital. O Marketing de Performance tem como meta o fim de funil, que pode ser um lead ou uma venda, depende de cada marca. Esse método é muito mais focado no resultado, em ir direto ao ponto.

Uma Agência de Marketing de Performance tem como base a cobrança de taxa de acordo com o desempenho final em relação à meta que foi estabelecida no início. Ou seja, é uma relação “ganha-ganha”. O princípio do Marketing de Performance é se basear em dados para avaliar o resultado e tomar decisões, criando relatórios e analisando números. Devido a esse método, é possível traçar metas claras e focar em resultados concretos. 

O Marketing de Performance é a inovação mais recente dentro do Marketing, segmento que vem ganhando novidades em grande velocidade. O Marketing de Performance une o melhor dos dois mundos: estratégia de divulgação + resultados mensuráveis. Isso é, entender exatamente o impacto do investimento que a sua marca fez em Marketing. Essa mensuração tem dois pilares como objetivos principais: saber se a estratégia funcionou (e o que fazer para melhorar ou continuar funcionando) e saber se o seu investimento é realmente um investimento.

Ou seja, para cada 1 real que você investe em Marketing, quanto recebe de volta? 

Se você não sabe a resposta para essa pergunta, talvez esteja perdendo o dinheiro da sua empresa. Quer entender o que é Marketing de Performance e como uma Agência de Performance atua e se diferencia das demais? Vamos explicar tudo neste texto!

Se preferir, clique direto no tópico:

O que é Marketing de Performance

Qual a diferença para uma agência comum?

Qual é a metodologia aplicada

Quais são os serviços envolvidos

Quais são os especialistas envolvidos

Como a WMorais atua

Como é a rotina do cliente nesse contexto

Como escolher uma Agência de Marketing de Performance?

Quais as vantagens do Marketing de Performance?

Como os resultados são mensurados?

Melhore seus resultados e venda mais

Qual é o seu objetivo hoje?

Você, como empresário, pratica o pensamento lean?

O que é Marketing de Performance

A forma mais simples de definir o Marketing de Performance é dizer que ele possui estratégias focadas na obtenção de resultados que possam ser mensurados.

Mas, além disso, é importante dizer que o Marketing de Performance envolve, principalmente, as ações do Marketing Digital. Afinal, é muito mais viável e específico os resultados obtidos a partir de estratégias digitais do que aquelas realizadas offline, como comerciais na TV e outdoors. Então, uma vez que a mensuração é o grande diferencial de uma Agência de Performance, o caminho não poderia ser outro.

Mesmo assim, existem diversas possibilidades quando o assunto é estratégia. E a melhor parte é que a marca pagará o maior investimento pelo serviço realizado, conforme o resultado obtido. Diferentemente do que estávamos acostumados, quando mensalidades precisavam ser pagas antecipadamente e de forma fixa independente do resultado obtido pela agência contratada.

A Agência de Marketing de Performance consegue oferecer para a marca propostas que permitem medição de valor em real, de acordo com o Retorno sobre Investimento (ROI). E isso significa vantagens tanto para a Agência quanto para a marca que contratou o serviço.

A equipe da Agência Digital de Performance consegue medir todo o resultado, desde o custo de aquisição de um novo cliente até seu ticket médio e LTV (lifetime value). Ao mesmo tempo, continuam com o papel de criar conteúdo para o site, mídias sociais e entre outros serviços comuns do Marketing Digital.

Qual a diferença para uma agência comum?

A principal diferença de uma Agência de Performance para as demais é justamente entregar o valor dos seus resultados. Consequentemente, para o cliente, é ele pagar o valor proporcional a um bom resultado. 

E para entregar um bom resultado, a Agência Digital de Performance tem um passo a passo definido. No próximo tópico, você vai encontrar qual é a metodologia aplicada pela WMorais com cada um de nossos clientes.

Qual é a metodologia aplicada?

1 – Diagnóstico

Primeiro, a equipe faz um diagnóstico da situação atual do possível cliente. A intenção é encontrar estratégias que permitam a marca alcançar seus objetivos. 

2 – Planejamento 

Após o diagnóstico e a apresentação de soluções para a marca, a Agência de Resultados, como também é chamada uma Agência Digital de Performance, é contratada. A partir disso, está livre para coletar ainda mais informações que permitam um planejamento com estratégias sob medida.

Um passo importante é definir o que é resultado para o cliente, isto é, os indicadores de Performance (KPI). Além disso, define-se também as etapas do projeto e os canais que serão utilizados. Assim, é possível tirar a estratégia do papel e colocá-la em ação, configurando as plataformas escolhidas.

3 – Ação

Essa é a fase de ação. Nesse momento, o serviço está sendo executado de forma contínua. É possível avaliar de maneira mais completa o resultado de uma estratégia após três meses de funcionamento. Durante esse período, pequenos ajustes ainda podem ser feitos para que ao fim de 90 dias, o veredito seja dado.

Por isso, há dois tipos de modelo de Ação.

3.1 –  Após os primeiros 90 dias, são realizados os testes e validações. Nesse ponto, o principal objetivo é encontrar a estratégia capaz de gerar ROI a médio e longo prazo.

3.2 – Então, a partir do segundo ciclo de 90 dias, já com as principais validações realizadas e com uma estratégia definida, a Agência de Performance passa a analisar, otimizar e encontrar meios de crescer. Afinal, o caminho já foi direcionado. Nesse ponto, o ROI é o principal foco. Qualquer decisão é baseada nisso. 

4 – Comunicação

Todo mundo sabe que a comunicação é a base para qualquer relacionamento, até os profissionais. Por isso, contamos com um time especialista em fazer essa comunicação entre a equipe técnica e o cliente: o customer success. 

Esse profissional é especialista em Marketing Digital e negócios e está focado em garantir que o cliente alcance seus objetivos. Sempre acompanhando e fazendo os ajustes necessários nas campanhas e estratégias para garantir a melhor performance.

Vale lembrar que nessa relação ganha-ganha, se o time de especialistas de Marketing Digital não consegue entregar o resultado combinado, a WMorais não ganha o seu percentual de resultado, por isso, é importante que a marca entenda que estaremos inteiramente dedicados na obtenção do melhor resultado para também lucrarmos com isso.

5 – Análise de dados

A ideia é que a marca entenda exatamente o que está sendo feito com seu investimento, considerando sua visibilidade e resultados. Aliás, não é só uma ideia, mas também uma prática cativa do passo a passo. 

Por isso, os dados são analisados e, assim, dá para encontrar possíveis falhas e entender onde é necessário mudar. Comunicando-se com o resto da equipe, descobrimos como melhorar a performance e o ROI da estratégia utilizada.

Para realizar essa análise de dados, a WMorais conta com duas metodologias: Business Inteligence e Data Driven.

Data Driven tem como premissa ter uma base sólida para tomar decisões ao invés de se prender a suposições. Essa base é formada dia a dia por diversos dados, que foram coletados, tratados e estão prontos para serem interpretados. Assim, novos insights surgem para direcionar as estratégias.

Já o Business Inteligence complementa essa ideia, pois está ligado a forma como esses dados serão apresentados e trabalhados. Significa que iremos coletar, organizar, analisar, monitorar e compartilhar de forma eficiente os dados das ações para tomada de decisões assertivas.

Dados sobre Data Driven

75%

dos profissionais de marketing dizem que o maior empecilho na hora de usar informações de dados é a falta de educação e treinamento em dados e análises – Econsultansy / Google

2 %

das empresas se orientam por dados no Brasil. Isso mostra um enorme potencial pela frente – Think with Google

10% a 20%

foi o aumento de ROI observado em empresas que implementam o data driven no marketing – Certain

Quais são os serviços envolvidos

Apesar de os dados serem o farol das estratégias, é necessário contar com diversos serviços para criá-las. Ou seja, as ferramentas e canais que serão utilizados. Por isso, é importante contar com uma Agência de Marketing de Performance que conte com um time completo que ofereça diversos serviços para não ter limitações na hora de criar as estratégias.

A seguir, confira quais os serviços envolvidos no Marketing de Performance.

  • Tráfego Pago: São criadas campanhas no Facebook Ads e/ou anunciar no Google através do Google Ads no formato que for validado como o mais rentável para a marca. Essas ferramentas são consideradas estratégias com resultado a curto prazo.
  • Tráfego Orgânico: Conteúdos com técnicas atualizadas de SEO (otimização de sites). Estratégia com resultado a médio prazo.
  • Criação de Conteúdo: Textos personalizados, vídeos animados, áudios, e-books. O formato que for necessário para atrair leads e convertê-los!
  • E-mail Marketing: Criação e gestão de todo o fluxo de campanha de e-mail marketing para conversão via e-mail marketing.
  • Desenvolvimento Web: criação site, criação de e-commerce ou páginas de venda com técnicas de CRO, Pesquisa de Tendências e Recursos para maior desempenho e customização. 
  • Web Design: Ninguém gosta de template, não é legal ter um site que na esquina tem outro igual. Esse serviço garante um layout sob medida para as necessidades da empresa e seus clientes.
  • Big Data e Business Analytics: Área do cliente exclusiva em nosso site, com todos os indicadores e vídeos educativos, de forma rápida e fácil, onde o cliente estiver. Não somente expomos os indicadores, mas também realizamos um trabalho consultivo, entregando nosso know-how de mais de 10 anos de experiência na área de estratégias digitais.

Quais são os especialistas envolvidos

É claro que para desenvolver tantos serviços é necessário que a Agência de Performance conte com um time de especialistas. São eles:

  • Estratégia e Planejamento (Customer Success)

Sabe aquela pessoa que te deixa feliz? Pois é, essa pessoa é responsável por garantir a sua satisfação de acordo com o que foi contratado. O papel desse especialista se assemelha bastante ao papel de um consultor. O foco aqui é garantir que você permaneça como cliente e, o mais importante, permaneça muito satisfeito.

  • Big Data e Data Analytics (Dados)

Que nem todos gostam de números a gente já sabe, mas aqui temos uma alguém exclusivo que gosta e muito deles! Essa pessoa é responsável por cuidar da análise das estratégias e resultados de marketing da sua empresa. O foco aqui é melhorar cada vez mais a performance das campanhas com embasamento em dados (esqueça o achismo).

  • Redação e Copywriting

Você já deve ter lido algum conteúdo que te prendeu bastante a atenção, né? Pois é, essa pessoa é uma aliada do Marketing Digital e ajuda a direcionar os consumidores potenciais a conteúdos que sejam relevantes para o que procuram. Prender a atenção hoje em dia para algum conteúdo não é milagre, mas sim fruto de muito trabalho!

  • Analista JR e Sênior de Tráfego Pago

Aquele anúncio que você viu na sua rede social não estava ali à toa… Esse profissional, além de configurar esses anúncios nas mídias sociais e Google, pode apresentar insights e informações preciosas que trazem diferentes benefícios, como: entender melhor o seu público, otimizar as campanhas e aperfeiçoar a experiência dos usuários no seu site.

  • Motion Designer

Você já se deparou com algum conteúdo interativo (com movimentos) na internet? Essa pessoa é uma aliada do Marketing Digital e cria projetos de animação com inúmeras possibilidades de recursos visuais e elementos gráficos para diversas plataformas.

  • Designer Gráfico Pleno

Reparou que, às vezes, parece que estamos vendo as mesmas coisas, só que de marcas diferentes? Esse profissional tem o foco de fazer MAIS com MENOS, de ser eficiente na sua comunicação visual e muitas vezes de forma simples. O importante mesmo é ter a sacada ideal e conseguir externar isso em formato visual, de forma que se diferencie dos demais.

  • Designer Web Pleno

Esse profissional tem como objetivo principal cuidar muito bem dos elementos visuais que afetam a experiência do cliente e que possam influenciar as suas percepções, emoções e comportamentos. Quando você se depara com um site que chama sua atenção pelo visual, pode apostar que houve o trabalho de um Designer Web.

  • Desenvolvedor Sênior

Que programação é complexo, todos nós sabemos! Esse profissional pode atuar em qualquer etapa do desenvolvimento de sistemas, sites e lojas virtuais. Ele fará a parte do código dos projetos e é parceiro número um do Designer Web.

Agora, a pergunta que não quer calar:

Será que a sua marca consegue imaginar o custo fixo de ter uma equipe como essa? Será que saberá definir demandas, prazos e objetivos para cada área? Mais uma vez o formato ganha-ganha de uma Agência de Performance mostra o seu valor. A entrega de um time completo atuante pela marca, por um valor acessível e com lucro mediante a resultados.

Como a WMorais atua

A WMorais Soluções Digitais é uma Agência Digital de Performance focada em entregar resultados mensuráveis em todas as frentes em que atua: sites, e-commerce, gestão de campanhas de anúncios, social media, marketing de conteúdo, SEO, inbound marketing, automação de marketing, entre outros canais.

Acompanhamos nossos clientes em todos os momentos de sua estratégia digital, passando pelo entendimento do seu contexto, para construção da estratégia, até a sua execução e constante otimização.

O nosso foco é encontrar oportunidades para aumentar seu faturamento, sempre tomando decisões com base em dados (data-driven), de forma a auxiliar nossos clientes a alcançarem resultados reais e novos patamares para o seu negócio. – Gabriela Morais, Diretora Comercial da WMorais.

Fazemos um diagnóstico em que conhecemos melhor nossos clientes, passamos por um processo de planejamento e implantação dos serviços, seguimos por períodos trimestrais de ongoing: o primeiro focado em validações e os demais em crescimento.

A WMorais entende que o que não pode ser medido, não pode ser melhorado. E como o objetivo é trazer resultados cada vez melhores, não tem como tomar qualquer decisão sem considerar uma base de dados sólida.

Por isso, nossa dica para toda empresa que quer aumentar sua visibilidade na internet e, por meio dela, garantir mais vendas, é: deixe suposições de lado! Obtenha dados!

E você pode contar com o nosso time para interpretar e mapear oportunidades. Assim, vamos descobrir juntos como você pode conectar seu público à sua marca.

Como é a rotina do cliente nesse contexto

A partir desses serviços e de reuniões de alinhamento feitas com o cliente, atuamos na definição de objetivos, sempre baseados em conversão.

Os objetivos podem ser os mais variados possíveis, desde quantidade de Leads até fechamento de vendas. O importante é que seja possível avaliar quais números vieram de cada estratégia.

Por exemplo: dos 5.000 downloads de um material rico em um mês, 1000 (20% dos Leads) são considerados qualificados – e o CPL é de R$20. Tudo isso será usado para calcular o ROI do modo mais fiel possível.

Como escolher uma Agência de Marketing de Performance?

O Marketing de Performance tem como princípio criar estratégias focadas em resultados mensuráveis, o que pode significar: geração de vendas, leads qualificados, tráfego, entre outros.

O Marketing de Performance é uma ramificação do Marketing Digital. As ações desenvolvidas pela Agência são pagas de acordo com o desempenho da estratégia ou mediante o resultado desejado. A meta é específica e estabelecida antes de iniciar as ações.

As metas variam de acordo com a marca, o modelo de negócio, entre outros. Mas as estratégias só valem para mídias em que se pode mensurar os resultados da ação. Assim, é possível acompanhar minuciosamente o retorno sobre o investimento de cada ação feita.

O Marketing Digital é o principal meio de se fazer o marketing de performance, isso porque estratégias online são muito mais fáceis de mensurar, sendo possível observar seu sucesso e é exatamente isso que diferencia o marketing de performance de outras metodologias.

Quem contrata esse serviço garante maior segurança, já que paga pelas ações bem sucedidas da Agência. Desse jeito, não dá para a marca sair com prejuízo! 

Com esse modelo, as marcas acompanham em tempo real o ROI de cada campanha. Enquanto a Agência de Resultados responsável pode determinar exatamente o valor de um novo cliente e seu ticket médio. Ou seja, são dados claros para os dois lados, uma vez que as agências podem trabalhar melhor baseadas em números, e as marcas sabem exatamente pelo que estão pagando.

É primordial que a Agência escolhida esteja comprometida com os resultados, de forma que a taxa cobrada seja de acordo com os resultados obtidos. Esse método fortalece o comprometimento da Agência com a sua marca. Afinal, ela só ganha se você ganhar também. Esse é o princípio da Agência de Marketing de Performance, também conhecida como Agência de Resultados e Agência Digital de Performance. Só pelas nomeações, você já consegue perceber que os resultados e uma estratégia bem-sucedida é o propulsor desse tipo de agência.

Para quem contrata, esse é um formato muito vantajoso, uma vez que você só renova o contrato e/ou faz o pagamento de acordo com os resultados que a Agência entregar. Ou seja, você não corre risco de pagar caro por um resultado que não recebeu. 

Por exemplo, se a meta eram 10 leads por semana a partir de anúncios no Google, mas a Agência só entregou 8, você paga apenas por esses 8. 

Quais as vantagens do Marketing de Performance?

Que o Marketing Digital é indispensável para empresas atualmente, todo mundo já sabe. Mesmo assim, é importante saber que não existe receita pronta para aderir às estratégias de Marketing Digital. Como dissemos anteriormente, O Marketing de Performance é uma das opções e, agora que você entendeu como esse método funciona, fique por dentro das vantagens. 

Podemos colocar como principal vantagem o foco do Marketing de Performance, que é justamente simplificar o modo de obter resultados. Com técnicas que priorizam resultados reais e mensuráveis, o método se diferencia de outros que buscam outras metas, como a presença digital, associada ao marketing de conteúdo, ou branding, omnichannel, entre outros. 

Ou seja, uma Agência Digital de Performance consegue focar em uma única meta: vender/converter leads qualificados.

Além disso, o fato de os resultados serem totalmente mensuráveis é uma garantia para você, que contrata o serviço. Isso é graças à tecnologia e às plataformas que perceberam a necessidade e a importância de registrar todos os dados. Assim, a Agência também tem muito mais facilidade na hora de apresentar os resultados, apontam erros e acertos e traçar novas estratégias. 

Mas, claro, o marketing de performance não inibe a utilização de outras estratégias, como o próprio marketing de conteúdo que citamos, otimização de sites, mídias sociais, e-mail marketing, entre outras. 

Além disso, outros pontos merecem ser destacados como vantagem:

  • Criação de relatórios para acompanhamento de resultados em tempo real, podendo sempre melhorar pontos fracos;
  • A marca determina a meta e o custo de cada ação realizada em favor dela, seja clique no anúncio, visita no site, contato, preenchimento de formulário, entre outras;
  • Mensurar resultados, além de melhorar as estratégias, também é uma forma de otimizar o investimento, o que significa a opção mais econômica do orçamento de marketing.

Como os resultados são mensurados?

Nesse ponto, você já sabe como funciona e por que escolher pelo Marketing de Performance. Agora, entenda como é possível mensurar tão detalhadamente o desenvolvimento das estratégias. Dessa forma, você entende de uma vez por todas como é fácil saber pelo que você está pagando.

No entanto, as métricas, indicadores e precificação relacionados à performance vão variar de acordo com a meta estabelecida e a estratégia escolhida pela Agência de Resultados e pela marca. A seguir, vamos listar os principais modelos de mensuração:

  • CPL –  Custo por Lead

Nesse método, o custo é contado a cada vez que um usuário acessa o site ou preenche o formulário por meio de determinada estratégia, como um anúncio. Nesse caso, o mais importante para a marca é adquirir os dados desse usuário.

  • CPC – Custo por clique

Aqui, o custo é medido cada vez que houver um clique em determinado anúncio. É bastante comum nas mídias sociais, em que é possível segmentar o público de forma bastante específica, atingindo diretamente o público-alvo. Nesse caso, não importa qual ação o usuário tome depois do clique, seja preencher algum formulário, realizar uma compra ou simplesmente sair do site.

  • CPM – Custo por Milhar

O menos conhecido dos três, o custo por milhar foca na exposição da marca ou de algum produto específico. Um ponto positivo é que custa menos, pois exige pouco do público-alvo. Por outro lado, a qualidade do público impactado é inferior, já que a única coisa que aconteceu foi ele ver a marca ou produto. É como passar por um outdoor, mas com a vantagem de ser possível mensurar quantas pessoas de fato o viram. Nesse caso, o público não interagiu de nenhuma forma. 

  • ROI – Retorno sobre investimento

O ROI é mais uma métrica utilizado no Marketing de Performance. Ela mostra o valor que você obteve em retorno sobre o que você investiu em campanhas online. Ou seja, como todo investimento precisa dar lucro, o ROI é o indicador que diz se aquela campanha foi ou não um bom investimento. A melhor parte é que ela mostra quanto cada centavo investido trouxe de faturamento para a empresa.

  • CRO – Otimização de Conversão

CRO é um sistema utilizado para mensurar e melhorar as conversões. Ou seja, se você tem um e-commerce com 100 visitas por mês, mas apenas 5 compras fechadas, esse sistema entra para avaliar em que ponto o e-commerce está falhando. Uma vez identificado isso, as melhorias são realizadas e a taxa de conversão aumenta.

O objetivo é melhorar o que a empresa já tem. Perceba que nesse exemplo não foi necessário aumentar o número de visitas, mas sim o número de conversões, nesse caso, compras finalizadas.

Melhore seus resultados e venda mais

Se você já estiver trabalhando em campanhas no Marketing Digital ou mesmo apostando nas redes sociais, já parou para calcular quanto esse investimento está trazendo de retorno em vendas?

Para saber a resposta é necessário acompanhar os resultados de cada recurso utilizado. E nada melhor do que mensurar resultados do que investir em Marketing de Performance. Com ele, a agência segue os indicadores certos e otimiza as estratégias mês a mês.

Por exemplo, você sabe quantas vendas do mês vieram das redes sociais, diferenciando posts orgânicos dos patrocinados? E quantas vieram das campanhas de anúncios no Google? Uma Agência de Performance pode te dar essas respostas. Por exemplo, pode ser entendido que o as configurações das campanhas não estão trazendo resultados que valham a pena. Assim, pode ser mudado o tipo de público ou o local, entre outras opções de personalização.

Qual é o seu objetivo hoje?

Um ponto chave para ter bons resultados é, antes de mais nada, definir o objetivo. Qual é a prioridade da sua empresa? Qual caminho trará mais vendas? Quanto a empresa pode e está disposta a investir? Essas são perguntas que podem te ajudar a chegar a um objetivo. Conversar com uma Agência de Resultados também te ajuda a entender melhor a importância dessa escolha e, juntos, ambos chegam a uma veredito.

Confira a seguir alguns exemplos de objetivos:

  • Aumentar o faturamento/lucratividade da empresa;
  • Aumentar o alcance e melhorar a visibilidade da sua empresa na internet;
  • Criar autoridade no segmento de atuação;
  • Otimizar os processos de um setor interno que impacta diretamente as vendas.

Você, como empresário, pratica o pensamento lean?

De hoje em diante, toda e qualquer marca precisa investir em boas estratégias de marketing digital para sobreviver e ter relevância no mercado. A mudança é contínua e a concorrência está cada vez maior em qualquer segmento. Por isso, o Marketing Lean é o futuro do marketing e precisa ser posto em prática o quanto antes.

Após a Segunda Guerra, o Japão enfrentou uma grande crise econômica, essa dificuldade foi o que levou a Toyota a ter uma nova abordagem de gestão: o pensamento lean. Hoje, devido à pandemia da Covid-19, também enfrentamos um cenário de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (VUCA). Por isso, é o momento de empresas aprofundarem sua transformação para se adaptarem e sobreviverem a esse cenário incerto e cheio de custos.

O Marketing Lean é uma metodologia que busca fazer mais com menos. Ou seja, otimizar ao máximo os resultados de um investimento, aplicando o mínimo possível. Isso é feito a partir das ferramentas digitais que temos disponíveis atualmente. Elas ajudam a evitar o desperdício de investimento e, claro, o desperdício de operações que não trazem resultados.

Alguns dos problemas do marketing digital comum hoje em dia são:

  • campanhas longas e sem resultados;
  • estratégias de marketing mal planejadas e, por isso, ineficazes;
  • Falta de KPIs específicos;
  • Atraso no atendimento ao cliente;
  • Valores fora do mercado;
  • Falta de entendimento na jornada do cliente;
  • Investimento errado do recursos e orçamento de marketing;
  • Falhas de comunicação;
  • Estratégias planejadas como muita antecedência, o que faz “perder o timing” e, consequentemente, influencia negativamente os resultados;
  • Experiência ruins para os clientes antes e/ou depois da venda, o que gera uma clientela insatisfeita.

Uma das principais premissas do marketing lean é o foco no cliente. Antes de pensar em processos internos, pensa-se nos clientes. E, considerando a necessidade deles, os processos internos e as estratégias são definidos.

Ou seja, ao entender o cliente, sua jornada e o que caracteriza uma boa experiência para ele é possível traçar processos externos (de venda) e os processos internos (de gestão). Em todos os pontos de contato entre empresa e cliente, há uma troca de informações e registro de dados, que serão analisados. Essa análise tem o foco de reduzir desperdícios e agregar ainda mais valor para o cliente, o que faz toda a diferença para a reputação, status e, consequentemente, vendas da empresa.

O marketing lean nos ajuda a identificar e solucionar essas deficiências, aumentando, assim, o desempenho de uma empresa. Um modelo de marketing lean maximiza o valor para os clientes enquanto utiliza a menor quantidade possível de recursos, antecipando e tentando atender às expectativas de preço e qualidade, melhorando as vendas e, o mais importante, colocando as pessoas no centro do trabalho. – Alessandro Martemucci Lean Coach no Instituto Lean Management, na Itália

Os 5Ps do Marketing Lean

Além dos 4Ps tradicionais do Marketing de kotler. o Marketing Lean adiciona mais um P, de problema. Esses 5Ps representam os objetivos que toda empresa que busca aumentar suas vendas precisa alcançar. São eles:

  • Problema: resolvendo o problema do cliente, a empresa agrega valor à sua marca.
  • Processo e preço: incentiva a empresa a olhar seus processos do ponto de vista do cliente.
  • Promoção e distribuição: visa garantir que o produto ou serviço esteja disponível para o cliente onde e quando ele quiser.
  • Produto: esse tem como objetivo facilitar a interação entre negócio e cliente após a venda, usando meios digitais como e-mails, e mensagens diretas no celular.
  • Personalização: transformar a experiência do cliente para algo complexo e personalizado agrega valor à marca, fazendo-a se sobressair no mercado. Esse é o passo que a deixa mais perto da excelência.

Conheça a WMorais –  Sua Agência de Marketing de Performance

Já parou para pensar que uma agência que está “amarrada”, ou seja, comprometida com a meta da sua marca é o ideal? Por isso, a agência de resultados é uma opção tão vantajosa.

Considerando o contrato firmado entre agência e marca, essa é uma opção muito interessante que deve ser avaliada. Isso porque você pode ou não renovar o contrato, pagar mais ou menos, tudo de acordo com a performance da agência e com os resultados entregues.

Além da mensuração de dados e do investimento proporcional ao resultado, a personalização das estratégias é outro pilar de uma Agência de Performance.

O objetivo da WMorais é entender ao máximo os problemas e anseios do público-alvo dos nosso clientes. Quanto mais entendermos isso, mais fácil será para a sua marca vender a solução ideal e escalar isso com mais ideias.

Ao contrário do que muitos empresários pensam, e pode ser esse o seu pensamento também, não é preciso milhões de reais para obter resultados com marketing digital. Por meio de método científico, psicologia, estatística, UX e design, análise web, pesquisa, copywriting e senso comercial, é possível chegar ao seu objetivo com a sua marca!

Entre em contato com a gente e torne seu negócio um case de sucesso (também)!

Conte com a Consultoria Digital da WMorais

A Consultoria Digital cria um plano sob medida para a sua marca. O primeiro passo é entender sua essência e objetivos, mas tão importante quanto isso, é entender também os concorrentes e o contexto em que essa marca está inserida. Como está o mercado? O que é possível aproveitar? O que é preciso evitar?

Conhecer o público-alvo e analisar as tendências também é indispensável para perceber onde a empresa está falhando para aproveitar as melhores oportunidades e fazer as adaptações necessárias.

Aqui na WMorais, a também diretora comercial, Gabriela Morais é a especialista responsável pela Consultoria Digital. Com mais de 14 anos de experiência transformando empresas e gerando maior visibilidade e novas oportunidades de negócio, por meio de soluções digitais.

Um dos grandes diferenciais do meu trabalho de consultoria é, sem dúvida nenhuma, a metodologia aplicada. Em todos os projetos, o objetivo principal é alcançado a quatro mãos. Isto é, mais do que entregar uma análise, tenho como premissa ensinar a empresa como chegamos àquelas conclusões e, com isso, gerar um ganho efetivo e fazer a empresa evoluir. — Gabriela Morais

A Consultoria Digital é ideal para empresas e profissionais que precisam divulgar e/ou melhorar seus produtos ou serviços na internet e não possuem equipe de marketing em sua estrutura organizacional. Conte com a WMorais para começar a resolver os problemas de marketing da sua empresa e, assim, gerar mais vendas e aumentar sua lucratividade.

Publicado 14/05/2021 – atualizado 13/08/2021


A WMorais Agência de Marketing Digital de Performance constrói estratégias digitais com o foco no crescimento das empresas. Criamos campanhas de Marketing Digital Data Driven, ou seja, dirigidas por dados, para extrapolar resultados e também ganhar com isso.

Voltar

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

    Você também vai gostar