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8 de maio de 2020

É tempo de experimentar e se reinventar! Já pensou em utilizar o podcast para agregar valor à sua marca?

Tempo de leitura: 10 minutos

É tempo de experimentar e se reinventar! Já pensou em utilizar o podcast para agregar valor à sua marca?

Os podcasts caíram nas graças da maioria das pessoas. É simples de acompanhar como uma conversa despretensiosa e ao mesmo tempo se informar e aprender muito. Dá para ouvir no carro, arrumando a casa, ou deitado enquanto “descansa os olhos”. Os assuntos são infinitos: entretenimento, atualidades, política, entre milhares de outros. Você já tem o seu podcast favorito? E por que não aproveitar essa onda como mais um meio para fidelizar seus clientes?

Nesse caso, a produção de podcast será uma das ferramentas do marketing digital de conteúdo, assim como já são os blogs com estratégia de otimização SEO.

Existem diversos formatos de podcasts, as possibilidades não estão apenas no assunto. Quer saber qual formato é o melhor para sua marca? A gente conta tudo neste texto, acompanhe!

 

Como fazer um podcast?

O primeiro passo é escolher um formato que case perfeitamente com o segmento da sua empresa e com a intenção de fidelizar clientes e aumentar as vendas do produto ou serviço.

Olha só quais são os formatos disponíveis:

 

Entrevista

Esse funciona como os programas de TV e de rádio: a cada episódio, um convidado novo para falar sobre o tema. Um ponto positivo desse formato de entrevista é que o episódio alcança não apenas seus próprios ouvintes, mas também admiradores do entrevistado.

Além disso, é um formato em que a troca de experiências acontece de forma muito natural, como uma conversa. É indispensável ter um guia com tópicos que devem ser abordados durante o podcast, isso garante que o episódio não fuja do assunto, bem como evita aquele momento de “não sei / esqueci o que falar”.

Cuidado na hora de escolher os convidados, a entrevista pode até ser mais formal, mas precisa de conexão entre apresentador e convidado. Sem esquecer, claro, que é preciso que o convidado realmente tenha experiência e seja comunicativo, passando todo o conteúdo para os ouvintes.

Um exemplo deste tipo foi a participação da Gabriela Morais, proprietária da WMorais Soluções Digitais, na 013 FM.

 

Informativo

Aqui a regra é informar. Os podcasts já têm aquele quê de programas de rádio, mas esse formato é ainda mais próximo e remete às notícias durante os intervalos da programação de rádio.

A diferença é que o podcast está disponível na internet para qualquer pessoa, a qualquer hora. Dentro desse modelo, uma recomendação é o Café da Manhã, um programa diário e matinal que trata sobre assuntos da atualidade. O programa é conduzido por jornalistas e apresenta um tom muito leve, apesar de tratar de assuntos sérios.

 

Painel

O formato painel também conta com a presença de convidados, mas mais de um, como em uma mesa redonda.

É um pouco mais difícil de levar esse formato, pois precisa de uma condução profissional durante cada episódio, bem como uma edição bastante assertiva para não acabar confuso e amador.

Exige também bons equipamentos, caso contrário, a gravação pode ficar muito desconexa e não conquistar os ouvintes.

 

Individual

Este é um formato muito simples, afinal, é apenas uma pessoa e o microfone no estúdio para podcast.

Mas é necessário encontrar uma forma legal de conduzir cada episódio, sem perder a dinâmica de uma entrevista, por exemplo, e acabar deixando o podcast monótono.

Por outro lado, a gestão das gravações e edições serão mais simples: não precisa ir atrás de convidados, encaixar agendas, nem de muitos equipamentos.

Abordando temas de um mesmo segmento, você acaba se tornando referência no assunto, construindo assim uma ótima marca. Quem sabe não acaba sendo o convidado de outros podcasts?

 

Como definir as pautas para o podcast

As pautas são a definição do assunto de cada episódio de maneira muito mais específica, indicando os tópicos e a perspectiva que será abordada. Por exemplo, este post tem uma pauta e um assunto. Sendo o assunto: podcast; e a pauta: formatos de podcasts. Percebe como o assunto fica específico dentro da pauta? Afinal, existe muito para ser falado sobre podcasts.

A pauta acaba também sendo aquele guia que citamos no tópico “entrevista”, ela vai nortear o apresentador e não vai deixá-lo fugir da proposta inicial. A sua pauta deve ser bem detalhada e você pode compartilhar este documento com o entrevistado para ele se preparar para o programa. Não tem como publicar um podcast sem uma pauta bem definida.

Priorize abordar os assuntos de maior interesse do seu público. Pautas interessantes atraem muito mais ouvintes. No começo isso pode não ser fácil, A WMorais está disponível para ajudar na elaboração de pautas criativas que vão atrair, conquistar e fidelizar ouvintes e convertê-los em clientes fiéis da sua marca.

 

 

Fique por dentro da preferência dos ouvintes:

O que os ouvintes mais priorizam em um bom podcast? 

O que fazem os ouvintes enquanto escutam um podcast? 

Que idade tem os ouvintes de podcast? 

Como os ouvintes encontram seus podcasts preferidos? 

Quais são os assuntos preferidos de quem ouve podcast? 

 

Mais algumas dicas:

Quanto tempo deve durar?

Cuidado com o tempo de cada episódio. Uma pesquisa da ABPod aponta que para a maioria dos ouvintes, a duração ideal de cada episódio é de em média uma hora e meia.

Além de não se exceder na duração, tenha o cuidado de manter uma constância na duração de todo episódio. Os ouvintes precisam saber que o podcast tem um média frequente de tempo. Por isso, oscilar entre episódios com 20 minutos e uma hora de duração não é uma boa estratégia.

 

Aproveite o serviço de ranqueamento de podcast no Google

A partir deste ano, o Google já começou a mostrar os episódios de podcast nos resultados das buscas. Com isso, a pergunta é: como eu faço para o meu episódio aparecer nesses resultados?

O produtor de conteúdo do Google Podcasts, Zack Reneau-Wedeen, apontou três critérios que os produtores de conteúdo precisam estar atentos se desejam ranquear no Google:

  • qualidade do conteúdo;
  • quantidade de ouvintes;
  • autoridade do podcast.

Mas esses três critérios não estão sozinhos. Também é importante que o seu podcast esteja otimizado para SEO.

 

Podcasts que a gente escuta e indica!

  • Mamilos
  • ResumoCast
  • Autoconsciente
  • Café com adm
  • Tecnocast
  • Boa Noite Internet.

               

    

 

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Além de pautas criativas, oferecemos todas as soluções que você precisa para tirar esse projeto do papel. Fale com a gente e comece já a gravar seu podcast!

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As outras soluções da WMorais:

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Bem como fazemos o planejamento de marketing de conteúdo SEO para o bom posicionamento SEO do seu site. Também realizamos otimização SEO para sites, e-commerces e hotsites.

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