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30 de agosto de 2019

Primeira página do Google para empresas que atuam no segmento da saúde

Tempo de leitura: 10 minutos

Primeira página do Google para empresas que atuam no segmento da saúde

E como fazer para a sua empresa ser encontrada na primeira página do maior buscador do mundo, o Google? Com as técnicas de SEO (otimização de sites). Se você nunca ouviu falar sobre otimização para mecanismos de busca, a gente explica. SEO (Search Engine Optimization) são técnicas e estratégias pensadas para melhorarem o posicionamento de um site dentro das páginas de resultados orgânicos (grátis) do Google. Lembre-se sempre que o buscador divide os resultados em duas partes, a parte paga (Google Ads) e a parte orgânica (Otimização SEO e Google Business).

Atualmente, ter apenas um site moderno, bonito e funcional não adianta. Como temos trilhões de sites online, o Google não irá mostrar sua marca com evidência caso não tenha a prática de Otimização SEO para sites. Você já parou para pensar nisso? Seu site pode ser mais que um cartão de visita digital, ele pode trazer orçamentos, vendas e aumento de faturamento.

Isso significa que se alguém procurar “exame de ressonância magnética”, é interessante para sua marca — como uma empresa do segmento de saúde prestando serviços em diagnóstico de imagem (por exemplo) — aparecer entre os primeiros resultados orgânicos falando sobre esse assunto.

Isso é possível seguindo as inúmeras regras de SEO orgânico. Com isso, o site, e a empresa, ganham maior visibilidade, gerando leads e conquistando mais clientes. Isso é essencial nessa nova era digital, para sites de empresas que são da área da saúde.

Índice

Como aparecer na primeira página do Google?
Como melhorar o posicionamento SEO de empresas da área da saúde
Por que é vantajoso para empresas do segmento de saúde estarem na primeira página do Google?
Como mostrar que sua empresa é profissional na área de saúde?
O que gera uma boa experiência para os usuários que navegam no seu projeto?
Como contratar uma empresa especializada em Otimização SEO para sites de empresas da área de saúde

Como aparecer na primeira página do Google?

As regras de como funciona a Pesquisa Google estão divididas em três etapas. Confira quais são:

1 – Rastreamento:

Para mostrar os resultados, o Google precisa fazer essa avaliação na Web constantemente. É como se o Google tivesse sua própria lista de sites para quando o usuário fizer uma busca, ele considerar apenas essa lista, e não toda a web. Com isso, existem algumas formas de fazer o Google notar seu site, como:

  • Otimizar o código fonte do seu site, seja ele um e-commerce, um portal, um hotsite ou outro.
  • Salvar corretamente todas as imagens do seu projeto, para que o algoritmo entenda o que deseja com essa imagem.
  • Criar conteúdo recorrente também otimizado para os mecanismos de busca.
  • Atualizar-se em relação a todos os UPDATES que o algoritmo pratica.

2 – Indexação

Uma vez que o Google sabe que a página existe, ele tenta descobrir sobre o que essa página fala. Fazendo isso através dos conteúdos, como imagens, vídeos e o texto. Considerando que seja um bom conteúdo, a página vai subindo sua posição aos poucos até chegar à primeira página do Google. Para isso lembre-se, o mais importante é a qualidade e exclusividade do seu conteúdo.

3 – Contexto

Para oferecer o resultado, o Google sempre pensa em qual seria a resposta ideal para a busca do usuário. Por isso, o diferencial para esse item será sempre pensar no contexto e não na parte técnica. O que a marca precisa se atentar é: o que o meu cliente pensa sobre esse assunto, quando digita uma busca no Google? Qual é o perfil do meu cliente? Os conteúdos que entendem o contexto da busca tendem a ranquear muito mais facilmente que outros mais técnicos e com pouca empatia em relação a quem busca.

Como melhorar o posicionamento SEO de empresas da área da saúde

Para você ter uma noção do quanto o algoritmo se modifica, de 2003 até o ano de 2019 já foram mais de 13 atualizações importantes e significantes a nível de ranqueamento de projetos no Google.

A busca pela primeira página do Googlee não deixa de ser uma estratégia para atingir potenciais clientes, seja direta em que o usuário já conhece a marca e digita o nome ou a URL do projeto no Google ou indiretamente em que o usuário não sabem que irá vender o produto ou prestar o serviço, e digita sua necessidade, exemplo: “criação de sites”. Por isso, é preciso ter em mente que o foco de toda a estratégia é o usuário, o público-alvo da empresa. Considerando, principalmente, suas dúvidas e problemas e quais serão levados aos mecanismos de busca na hora da escolha.

Estudos recentes afirmam que as buscas estão virando conversas. Isso significa que as pessoas buscam termos muito mais específicos e pessoais. Em um exemplo da Think With Google, eles mostram que antes as pessoas buscavam “conta bancária” e “abrir conta bancária online” e agora buscam por “o que eu preciso para abrir uma conta bancária?”

O aumento da pesquisa por voz também tem influencia nessa mudança, já que as pessoas acabam sendo mais informais ao falar do que escrevendo.

Você já reparou como os canais de PODCAST vem crescendo a cada dia? Esse é um formato que muitos usuários já aderiram e preferem comparando com o texto ou vídeo.

Por que é vantajoso para empresas do segmento de saúde estarem na primeira página do Google?

A autoridade de quem fala é importante para o Google. Ou seja, se o site pertence a um especialista da área de saúde, o mecanismo vai dar prioridade. Isso acontece porque saúde é um tema que lida com questões importantes e sensíveis, então é melhor, para o usuário, ter uma resposta de quem tem conhecimento e experiência. Para fazer essa análise, o Google usa as diretrizes do E-A-T (Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness)

Como mostrar que sua empresa é profissional na área de saúde?

O conteúdo publicado no site deve citar fontes já consagradas, como já citamos, fazer essa ligação ajuda sites que ainda não foram rastreados pelo Google. Além disso, o site deve possuir uma página institucional, constando quem é a empresa a e formação dos profissionais que trabalham ali. Um conteúdo que fale sobre clareamento dental tem muito mais relevância quando falado por um dentista.

O que gera uma boa experiência para os usuários que navegam no seu projeto?

Não basta ser uma empresa profissional da área da de saúde falando sobre conteúdo relevante para os seus usuários. Pois, além de seguir as regras de otimização SEO, o site precisa estar com o código fonte limpo e com bom funcionamento no quesito usabilidade. Veja o que gera uma boa experiência para seus usuários enquanto navegam no seu site:

1 – Carregamento rápido

Quando você clica em um link e a página demora muito para carregar, você desiste de esperar? Diversas pesquisas confirmam que sites lentos afastam usuários. E não é só isso, o próprio Google já afirmou que a média de tempo para um site carregar é de 2 segundos. Então, na hora de indexar páginas, ele leva em consideração o tempo de carregamento.

O seu projeto pode estar lento por alguns motivos, um deles é a qualidade do servidor que está hospedando o seu site. Nós indicamos um servidor bem bacana e com um custo acessível para que o seu projeto não sofra com o carregamento lento.

Outro fator que pode deixar o seu site lento ao abrir ou carregar alguma página, é o peso das imagens presentes no projeto. Atente-se a olhar não somente a nomenclatura da imagem, mas também ao peso dela, a internet precisa ser leve!

2 – Versão Mobile (celular)

Desde 2014, o aumento de acesso à internet pelo celular vem crescendo. Em 2018, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou que entre 2016 e 2017, o percentual de pessoas que acessaram à Internet usando o celular aumentou de 94,6% para 97,0%.

Isso só prova que é muito importante que seu site seja responsivo, ou seja, funcionando não só em computador, mas também se adaptando à tela dos celulares. É possível ver se o site é responsivo através da fermenta mobile-friendly do Google. Veja o resultado do site Instituto Prevent Senior:

3 – Seguro

Apesar de ser uma medida antiga que o Google implementou para proteger seus usuários, muitos sites ainda não se atualizaram. É possível ter certeza sobre um site seguro quando existe um cadeado ao lado da URL.

Isso significa que o site é HTTPS e possui certificado SSL, que o Google entende que são seguros e ainda garantem a boa navegabilidade do usuário. Isso ajuda também na indexação, já que possui mais credibilidade, sendo mais um ponto favorável para o Google levar o site para sua primeira página.

 

Como contratar uma empresa especializada em Otimização SEO para sites de empresas da área de saúde

Os fatores que levam seu site a aparecem na primeira página do Google são uma combinação de regras, técnicas e atualizações que fazem toda a diferença. É extremamente importante acompanhar os efeitos de cada um desses updates que o algoritmo pratica, pois só assim será possível saber qual é o melhor caminho para o site da sua empresa.

Nos últimos 20 meses tivemos uma alteração altamente impactante para empresas da área da saúde, que atuam com campanhas de marketing digital. O update denominado “Medical Update” que chegou a derrubar o tráfego de sites em até 90%, enquanto outros foram impactados positivamente, melhorando o seu posicionamento orgânico.

Na prática, sites que aconselham sobre questões medicinais e relacionadas à saúde em geral, que podem influenciar no bem-estar físico estavam sendo fortemente monitorados.

A WMorais é especialista no diagnóstico SEO, além da otimização SEO para sites, e-commerces e hotsites. Além da criação de sites com a estrutura ideal para seu público-alvo, também redigimos conteúdos para o bom posicionamento do seu site. Não deixe de ver nossos cases de sucesso!

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A WMORAIS é uma empresa que oferece soluções digitais para pequenas, médias e grandes empresas e está localizada em Santos/SP com atuação em todo o Brasil. É especializada em Otimizar sites (SEO) para primeira página do Google; criar sites, e-commerce, blog, portal, além de atuar com consultoria de marketing digital, marketing de conteúdo, anúncios no Google Ads com links patrocinados, criação de logotipo, entre outros. Não deixe de falar com nossos especialistas!

 

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