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31 de maio de 2019

Marketing de conteúdo para empresas impulsiona sua equipe de vendas

Tempo de leitura: 4 minutos

Marketing de conteúdo para empresas impulsiona sua equipe de vendas

Para que serve marketing de conteúdo para empresas?

Você sabia que um bom conteúdo pode ser a grande sacada na sua estratégia de marketing para ajudar a alavancar as vendas? O marketing de conteúdo para empresas deve fazer parte, cada vez mais, de todo bom planejamento de comunicação, seja qual for o porte e o segmento da empresa.

A grande vantagem do marketing de conteúdo é que ele atrai tráfego de maneira orgânica para o seu site. Então, se você já passou pela etapa da criação de site e da otimização para buscadores, entenda como é importante investir no conteúdo para garantir que seu negócio esteja na primeira página do Google.

Vamos entender primeiro o que é Conteúdo:
Como capacitar a sua equipe de vendas com conteúdo?
Conteúdo para prospecção
Conteúdo para negociação
Conteúdo para o pós-venda

 

Vamos entender primeiro o que é marketing de conteúdo:

Marketing de conteúdo para empresas é toda informação relevante para o seu público-alvo, que agregue valor e desperte o interesse do leitor. O bom conteúdo pode ajudar o seu negócio a ser referência naquele assunto e, com isso, aumentar a sua credibilidade, convertendo em mais vendas.

Marketing de conteúdo para empresas pode ser:

– matérias em revista;
– artigos;
– blog posts;
– vídeos;
– gráficos;
– infográficos;
– podcasts;
– ebooks.

E tudo mais que transmita conhecimento e que possa ser oferecido pelo seu negócio ao cliente. É fundamental entendermos que hoje em dia um negócio não se vende apenas pelos seus produtos ou serviços ou ainda pelo preço, mas pelo valor agregado que oferece ao cliente. E o conteúdo vem com tudo nessa proposta.

Muitas coisas influenciam em uma negociação, é claro. Algumas delas sempre estiveram em evidência, como providenciar uma pronta solução ao problema; o bom relacionamento entre o vendedor e o potencial cliente; a agilidade das respostas e até mesmo a autoridade que o vendedor demonstra ao cliente sobre determinado assunto.

Leia também: Marketing digital orgânico trará boa reputação para a sua empresa!

Mas, hoje em dia, todas essas características são potencializadas pelo conteúdo. Veja como o conteúdo pode ajudar o seu negócio:

● Você passa a ser visto como um especialista e constrói autoridade no assunto;

● Seu negócio vai sair à frente da concorrência;

● Você passa a entender melhor seus clientes;

● Começa a educar e informar os leitores;

● Constrói uma imagem mais consultiva;

● Fortalece o relacionamento

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Como capacitar a sua equipe de vendas com conteúdo?

Para que marketing de conteúdo para empresas funcione como uma ferramenta de vendas é importante que sua equipe de vendedores conheça bem os conteúdos que o negócio tem a oferecer. Alguns dos materiais que podem capacitar os vendedores são:

● Documentos que detalhem as personas da sua empresa;

● Artigos sobre vendas;

● Artigos e notícias sobre o seu segmento;

● Descritivo dos seus produtos e serviços;

● Guias e processos de venda do seu negócio;

● Pesquisas que respaldem o valor dos seus produtos ou serviços.

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Conteúdo para prospecção

Existem marketing de conteúdo para empresas que funcionam muito bem para a prospecção de clientes e que vão ajuda-los a encontrar você no mercado e na internet. É com esse tipo de conteúdo também que você começa a criar autoridade no seu segmento. Aliar o marketing de conteúdo à otimização para mecanismos de buscas trona sua empresa relevante para o Google, trazendo ela para a primeira página de resultados . Alguns exemplos:

● postagens em blogs;

● comentários e respostas em grupos de discussão;

● aula online

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Conteúdo para negociação

Há outros tipos de marketing de conteúdo para empresas ideais para a fase de negociação com os clientes, ou seja, quando ele já passou a ser um lead e agora você precisa convertê-lo em cliente. Os principais são:

● artigos e postagens de blogs;

● newsletters;

● estudos e pesquisas;

● cases de sucesso;

● testemunho de clientes.

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Conteúdo para o pós-venda

E, por fim, quando o leitor já se tornou cliente, você pode investir em conteúdo para fidelizá-lo. Nesse momento, a ideia é ajuda-lo a consumir o seu produto ou serviço e ainda oferecer um atendimento de pós-venda eficiente. O seguinte tipo de conteúdo é estratégico nessa ocasião:

● instruções de como usar o produto;

● vídeos e tutoriais explicativos;

● dicas que podem ajudá-lo no dia a dia;

● notícias sobre o mercado do cliente;

● guias de uso do produto para solucionar problemas específicos.

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Conheça a WMorais

Agora que você já sabe de que forma marketing de conteúdo para empresas pode auxiliar a sua equipe a vender melhor e ainda oferecer um bom atendimento ao cliente, procure uma agência de marketing digital especialista em conteúdo.

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