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28 de setembro de 2021

Como aparecer na primeira página para pessoas que fazem buscas por região?

Tempo de leitura: 7 minutos

Como aparecer na primeira página para pessoas que fazem buscas por região?

Sabia que a maioria das pesquisas realizadas no Google buscam por resultados locais? E mais: a maior parte das pessoas pesquisam online, mas acabam indo para loja física da marca e terminam sua compra off-line. Isso quer dizer que ter presença digital é parte do seu processo de venda, mesmo a física — desde que o usuário encontre sua marca, claro, mas tenha também uma boa experiência digital com ela.

No post de hoje, vamos falar sobre um recurso fundamental para pôr sua empresa no Mapa do Google, que é o Google meu negócio. Essa é uma ferramenta gratuita que aproxima as empresas dos seus possíveis clientes. É fácil estar lá, mas a estratégia não termina com o cadastro.

Confira o que você precisa fazer para os usuários encontrarem sua empresa através da busca por região.

Faça otimização local
Crie o Google Meu Negócio
Conquiste boas avaliações
Utilize os recursos disponíveis

Faça otimização local

Uma das maneiras de ajudar a localização da empresa é o SEO (otimização para mecanismos de busca), que é uma técnica de otimizar a página de um site para alcançar a primeira página do Google de forma orgânica (sem anúncios).

Muitos segmentos são mais beneficiados pelo SEO local. Esse é o caso de empresas que possuem estabelecimentos físicos, como restaurantes, consultórios e lojas no geral. Quando os usuários fazem buscas por região, o mecanismo de busca Google utiliza a geolocalização para entregar o resultado, através do Google Maps, por exemplo.

Assim, quando alguém fizer uma busca na sua cidade encontrará sua empresa como resultado. Você conseguirá atrair mais público com esse recurso, vender mais e ter uma presença online mais relevante.

Crie o Google Meu Negócio

O Google meu negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar. Através dela, é possível gerenciar uma faceta da presença online que a empresa possui. Estar no Google Meu Negócio faz parte da estratégia de SEO local. Fazendo o cadastro da sua empresa, ela terá um posicionamento SEO melhor, além de mostrar para os usuários mais detalhes da sua empresa.

Quem fizer a pesquisa pelo Google Maps também encontrará um perfil detalhado da sua empresa, juntamente com sua localização. Um cliente que buscar pelo seu serviço ou produto encontrará as informações principais – como endereço, telefone, e-mail, website ou perfis nas redes sociais. Assim como um cliente que digitar o nome da sua empresa vai encontrar essas informações logo na página de busca, sem precisar clicar em mais nada. Simples, não é?

Como configurar o Google Meu Negócio

O primeiro passo é acessar o site do Google Meu negócio para realizar o cadastro clicando em “Gerenciar Agora”. Use uma conta Gmail da empresa para realizar o cadastro. Coloque o nome da sua empresa, talvez ela aparece na lista de sugestões. Se não aparecer, clique em “inclua sua empresa no Google”, coloque o nome e a categoria.

Então, já pode começar a fazer o preenchimento com os dados da empresa, começando pelo endereço, telefone e o site. Você pode sinalizar caso a empresa não tenha um local fixo, como é o caso de um e-commerce. Mesmo assim, precisa incluir um endereço, que pode ser o mesmo que consta no CNPJ. Marque a caixa “entrego produtos e presto serviços para o meus clientes” e “ocultar meu endereço”.

Depois de preencher esse dados principais, o Google enviará um código para o endereço cadastrado para confirmar que ele existe e que você pode gerenciar a empresa. Uma vez que a carta chegar, basta retornar ao Google Meu Negócio para concluir o cadastro.

Boas condutas para gerenciar o Google Meu Negócio

Uma vez que você cadastrou sua empresa no Google Meu Negócio, é importante continuar de olho na conta, tanto para fazer atualizações quando para responder aos comentários. Então, a primeira dica de boa conduta é manter seus dados atualizados, como:

  • Horário de funcionamento;
  • Endereço;
  • Número de telefone;
  • Categorias
  • Serviços;
  • Site;
  • Fotos.

Conquiste boas avaliações

Você mesmo já deve ter feito uma pesquisa no Google e acabou encontrando empresas avaliadas e com comentários dos clientes. Quanto isso influenciou sua decisão? É comum as pessoas considerarem as avaliações e os comentários antes de finalizarem uma compra. Na verdade, é um importante fator de decisão.

Se a avaliação da sua empresa em algum site for inferior a quatro, é melhor tomar alguma providência para reverter essa situação. Classificações ruins afastam consumidores, assim como a ausência de classificações. As pessoas sempre vão escolher as melhores.

Por isso, lembre seus clientes de avaliarem seu negócio, mas é fundamental apresentar um serviço ou produto de qualidade somados a um excelente atendimento para que eles deem cinco estrelas. Por exemplo, aqui na WMorais, nós enviamos os links para os clientes, pedindo seu feedback, como uma boa conduta de pós-venda.

Além disso, lembre-se de responder os comentários deixados por lá. Seja um comentário compartilhando a experiência que teve com a empresa, sejam comentários de dúvidas. E, claro, comentários negativos também devem ser respondidos, além da possibilidade reverter a má impressão com aquela pessoa, você mostra para outros usuários que a empresa é acessível e se importa com seus clientes.

Já a respeito dos comentários de dúvidas, o local acaba se tornando um FAQ, já que as dúvidas mais frequentes, quando respondidas, podem ajudar novos usuários.

Utilize os recursos disponíveis

Através do Google Meu Negócio, é possível interagir com os clientes respondendo seus comentários. Além disso, também dá para adicionar fotos da empresa e um vídeo de até 30 segundos. O Google já informou que empresas que adicionam esses recursos visuais ao perfil têm mais cliques e mais visitas. Não desperdice essas possibilidades!

Cada detalhe vale ouro, por isso, fique atento para usar todos os recursos da melhor maneira. E não hesite em pedir ajuda de profissionais capacitados e experientes para ajudar sua empresa a ser encontrada pelos usuários e oferecer uma uma experiência para eles. Fale com a gente aqui no site e vamos te ajudar a traçar a melhor estratégia.

O que você pode incluir no Google Meu Negócio:

  • Promoções – com data de início e término, cupons de desconto etc;
  • Eventos – também com data, horário e espaço para incluir mais detalhes;
  • Atualizações – essa categoria é bastante ampla, você pode compartilhar conteúdos relacionados ao seu nicho, anunciar novos serviços;
  • Produtos – você também pode incluir novos produtos, colocando valor e falando sobre as principais características.

Essas postagens ficam salvas na sua conta, assim, quem procurar pela sua empresa no Google pode ficar por dentro de todos os detalhes, o que acaba sendo um incentivo na hora de entrar em contato ou mesmo fechar negócio com a empresa.

Na seção de “fotos”, no menu esquerdo, é possível incluir fotos do local, categorizando os ambientes internos e a parte externa e fachada. Além disso, fotos colocadas pelo usuário também aparecem no perfil da empresa.

Otimize as informações da empresa

Uma dica importante na hora de preencher as informações, como nome, categorias, serviços e produtos, é escolher palavras-chave pesquisadas pelos usuários. Assim, mesmo que um usuário não digite o nome da sua empresa, mas uma das categorias do seus segmento, sua empresa aparece na página de resultados e no Google Maps.

Então, se você vende roupas, como que as pessoas buscam pelas peças? “Calça jeans” é uma palavra-chave mais buscada que “calça skinny”? Esse tipo de consideração deve ser feita na hora do cadastro, consultando ferramentas que mostram insights de pesquisa no Google, como Google Trends, Ubersuggest, entre outras.

Confira a aba Insights do Google Meu Negócio

Como sempre repetimos, mensurar os dados é parte importante e a maior vantagem do Marketing Digital. E com o Google Meu Negócio você pode ficar de olho em alguns resultados também, como:

  • Como os clientes pesquisam sua empresa;
  • Onde os clientes veem sua empresa no Google;
  • Ações de clientes;
  • As áreas de onde os clientes solicitam rotas até sua empresa;
  • Visualizações de fotos.

Para conferir esses dados, basta clicar na aba “insights, no menu esquerdo do Google Business.

Como atrair mais clientes para minha empresa?

Para quem tem um empreendimento que depende da venda direta, o SEO local é primordial para alcançar os usuários que fazem buscas locais no Google. Aliado a isso, o Google Meu Negócio vai aumentar a chance da sua empresa ser encontrada.

Muitos empreendedores acreditam que, por terem um negócio físico e local, não podem tirar vantagem do marketing digital, mas esse texto mostra, justamente, o contrário. O mundo digital pode beneficiar a todos, desde que as estratégias sejam elaboradas por um especialista que se as adapte à sua realidade.

A WMorais é especialista no diagnóstico SEO, além da otimização SEO para sites, e-commerces e hotsites. Também realizamos criação de sites com a estrutura ideal para seu público-alvo, bem como redigimos conteúdos para o bom posicionamento SEO do seu site. Não deixe de ver nossos cases de sucesso!

Nós atuamos com uma equipe de especialistas e, por isso, podemos oferecer soluções completas. Além disso, temos um compromisso com bons resultados, sempre criando estratégias sob medida e mensurando os resultados que vêm a partir delas. 

Não é à toa que trabalhamos com o formato de Marketing de Performance, em que nós e nossos clientes sabem exatamente o resultado do seu investimento. Aqui no site, temos a “Área do Cliente”, onde nossos clientes têm acesso a todos esses dados importantes direto na palma da mão ou com alguns cliques no computador. Você pode acompanhar o desenvolvimento das campanhas quando quiser, conferir resultados anteriores e ainda ter acesso a vídeos explicativos sobre o que significa cada métrica. 

Fale com a gente!

Para saber como o Marketing de Performance pode funcionar na sua empresa, ligue para (13) 98132-5919, mande uma mensagem no WhatsApp ou, se preferir, aqui mesmo no site.


Publicado 29/11/2019 – atualizado 28/09/2021


A WMorais Agência de Marketing Digital de Performance constrói estratégias digitais com o foco no crescimento das empresas. Criamos campanhas de Marketing Digital Data Driven, ou seja, dirigidas por dados, para extrapolar resultados e também ganhar com isso.

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